associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

UsandoVariaveisParte1

Variáveis e expressões aritméticas

O programa abaixo mostra como se dá o uso de variáveis e expressões executando um simples cálculo de juros acumulado:

   1 # Cálculo simples de juros acumulado
   2 
   3 principal = 1000        # Initial amount 
   4 rate = 0.05             # Interest rate 
   5 numyears = 5            # Number of years 
   6 year = 1
   7 while year <= numyears: 
   8         principal = principal*(1+rate) 
   9         print year, principal 
  10         year += 1 

O resultado desse programa é o seguinte:

1050.0 
1102.5 
1157.625 
1215.50625 
1276.2815625 

Python é uma linguagem dinamicamente tipada na qual nomes podem representar valores de diferentes tipos durante a execução do programa. De fato, os nomes utilizados num programa são na verdade somente "rótulos" para objetos. O operador '=' (operador de atribuição) cria uma ligação entre o nome (rótulo) e o objeto. Sendo assim diferente de C, por exemplo, na qual um nome representa um tamanho fixado e a localização na memória nos quais os valores foram armazenados. O comportamento dinâmico de Python pode ser visto melhor no exemplo acima com a variável principal.

Inicialmente, ela á ligada ao valor de um inteiro. No entanto, mais tarde no programa ela obtém um novo valor:

   1 principal = principal * (1 + rate) 

Essa instrução avalia a expressão que se encontra do lado direito do '=', retorna o resultado (um objeto) e o associa à variável principal. Quando isto ocorre, o valor original da variável principal (1000) é perdido. Além disto, o resultado da associação pode mudar o tipo da variável. Nesse caso, o tipo da variável principal muda de inteiro para ponto-flutuante, pois a variável rate é do tipo ponto-flutuante.

Uma "newline" indica o fim de uma instrução. Você também pode utiliza ponto-e-vírgula para por mais de uma instrução por linha, como é mostrado abaixo:

   1 principal = 1000; rate = 0.05; numyears = 5; 

A instrução while testa a expressão que o segue imediatamente. Se a expressão é verdadeira, o bloco do while é executado. A expressão é novamente testada se for verdadeiro o bloco será novamente executado, caso ela tenha se tornada falsa o bloco não mais será executado. Assim o interpretador executará a instrução logo após o bloco do while. Como o corpo do loop é moldado a partir de identação, as três instruções após o while no exemplo acima são executadas a cada iteração. Python não determina uma quantidade exata de identação, desde que essa identação forme um bloco e seja consistente.

Um problema com o exemplo acima é que o resultado não é visualmente muito agradável. Para melhorá-lo, você pode alinha a direita às colunas e limitando a precisão de 'principal' para dois dígitos usando a formatação de string da instrução print, como a seguir:

   1 print "%3d %0.2f" % (year, principal) 

Agora ira aparecer o seguinte como resultado:

1050.00 
1102.50 
1157.63 
1215.51 
1276.28 

'Formata Strings' contêm texto comum e caracteres especiais de formatação como: "%d", "%s", ou "%f". Esses 'caracteres' especificam um tipo de formatação especifico para diversos tipos como inteiros, strings, ou números de ponto-flutuante, respectivamente. Os caracteres especiais de formatação também podem especificar uma largura e uma precisão. Por exemplo, "%3d" formata um inteiro alinhado a direita em uma coluna com largura de três dígitos, e "%0.2f" formata um numero de ponto-flutuante para que somente dois dígitos apareçam após o '.' (ponto). O comportamento das strings é similar ao da função sprintf() da linguagem C, este comportamento será melhor discutido no capitulo quatro.

Espero ajudar aos novatos com essa tradução, que pra mim foi extremamente proveitosa para o melhor aprendizado desta característica de Python. - RaLobao


RaLobao