Como programador Php que está aprendendo Python, decidi reunir neste artigo algumas de minhas impressões sobre o apredizado de Python que penso serem úteis a outros iniciantes como eu. :P
Table Of Contents
Básico da linguagem
Existem diversos recursos para quem deseja começar a estudar Python (existe uma relação no link DocumentacaoPython).
Variáveis e Tipos de dados
Uma primeira diferença é que em Python as variáveis não começam com sinal de cifrão :P. No mais, tanto como em Php, para definir uma variável em Python basta atribuir um valor a um identificador. Identificadores também seguem a mesma regra: qualquer combinação de letras e números e o caracter underline que não iniciam por números.
Tal como Php, Python também não usa predefinição de tipos de variáveis. A tipagem é definida pelo contexto. Por exemplo, um número com ponto decimal será um tipo float e um dado entre aspas será uma string. Em Python, a função type retorna o tipo de uma variável (semelhante à função gettype do Php).
Aliás, nas duas linguagens, strings podem ser delimitadas tanto por aspas duplas ou simples.
Necessário dizer também que expressões aritméticas em Python implementam o fechamento. Isto é, via de regra, operar dois números de um tipo dá um resultado do mesmo tipo. Por exemplo:
>>> a= 15 >>> b= 3 >>> a/b >>> type(a+b) <type 'int'> >>> >>> a=
Uma expressão entre aspas será uma string
Usando Python dentro de Php
Pra finalizar, pesquisando na Internet, pude encontrar o projeto PiP, Python in Php http://www.csh.rit.edu/~jon/projects/pip/, uma interessante extensão que permite que código Python possa ser interpretado de dentro de scripts Php, inclusive manipulação de objetos e tudo. Um exemplo do site:
<?php $a = "test"; $b = true; $c = 50; $d = 60.4; $code = <<<EOD import php a = php.var('a') b = php.var('b') c = php.var('c') d = php.var('d') print a, b, c, d print a, d / c + b, a EOD; py_eval($code); // ### Resulta em: // test 1 50 60.4 // test 2.208 test ?>
Parágrafo adicionado posteriormente. 1