associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Você não tem permissão para executar esta ação.

Excluir mensagem

PropostasFISL10

Esta página serve para organizar as propostas de palestras da comunidade Python Brasil no FISL 10.0. Pedimos a todos que cadastrem suas palestras abaixo.

Este ano para o FISL 10.0 teremos apenas 6 palestras que a APyB irá pré-aprovar, por isso ao contrário do ano passado pedimos que se a sua palestra puder ser encaixada em outras categorias que você submeta ela diretamente no site do FISL cuidando as datas e informações da chamada de trabalhos.

Por favor, caso queira utilizar um dos 6 slots que teremos a nossa disposição, edite esta página e inclua a sua proposta na lista abaixo até o dia 08/05/2009.

Palestras

Título

Palestrante(s)

Descrição

App Engine: o que não fazer

Rodolpho Eckhardt

Muitos programadores experientes, mesmo com desenvolvimento web, se interessaram por desenvolver sistemas para o Google App Engine - um modo de não se preocupar com a infra-estrutura e utilizar os recursos do Google para hosting. No entanto, há diversas novidades com o App Engine com as quais é necessária experiência para evitar alguns problemas. Por exemplo, o sistema de banco-de-dados BigTable, não relacional, deve ser trabalhado de maneira diferente que com DBs relacionais \"tradicionais\", como o MySQL. Esta palestra, ao invés de falar o que fazer - já que é um tópico muito maior -, mostrará o que evitar quando desenvolvendo para o Google App Engine. Haverá alguns exemplos do que esperar quando esses cuidados não são tomados. (Palestra também enviada diretamente para o FISL)

Pydapt: Autômatos Adaptativos em Python

Rodolpho Eckhardt

Autômatos Adaptativos são um formalismo proposto por João Neto, em 1993, para aumentar o poder computacional de autômatos finitos tradicionais. Estes dispositivos possuem o poder computacional de uma Máquina de Turing, mas são mais apropriados na modelagem de problemas que envolvem sistemas adaptativos. A palestra terá uma apresentação sobre o que são e como utilizar A.A., bem como as inovações que trazem. Além disso, será apresentada a biblioteca em Python, pydapt, que escrevi e um uso básico (a implementação de um compilador - tradutor - para uma linguagem sensível a contexto, sem o uso de um autômato de pilha, ou tabelas de símbolos). (Palestra também enviada diretamente para o FISL)

Apresentando Web2py

Álvaro Justen/Douglas Soares de Andrade

O web2py é um framework para desenvolvimento Web ágil escrito em Python que permite o desenvolvimento em tempo recorde. Foi inspirado em outros frameworks (reunindo suas melhores funcionalidades), é suportado por várias plataformas e contém muitas ferramentas úteis e inovadoras que surpreendem até os programadores mais experientes. Álvaro e Douglas são desenvolvedores do projeto, adicionando funcionalidades como tradução dinâmica, port para Python 2.4, exportação e importação de aplicações.

Apresentação do Deliverance

Herson Rodrigues

O conceito implementado pelo Deliverance tem como objetivo à aplicação de temas através de um proxy (ou middleware WSGI). Quando executado em modo proxy, ele pode aplicar temas à qualquer aplicação web (.NET, Java, PHP, Rails, Plone etc) eliminando assim a fase de integração do layout "dentro" da aplicação pelo designer ou pelo desenvolvedor web (o que demandava uma quantidade de tempo absurda). Como o deliverance, o designer fica livre para implementar qualquer design sem a preocupação da integração no portal, e o desenvolvedor web, fica tranquilo para focar apenas na aplicação e não no design.

iPython para principiantes e ninjas

Leonardo Rochael

O IPython não é apenas um console que auto-completa, é um ambiente extensível e integrável, e aqui vamos mostrar como extender e integrar o IPython

Python nas disciplinas introdutórias de programação

Marco André Lopes Mendes

Python é uma linguagem livre, que se caracteriza pela sintaxe simples, legibilidade do código e grande quantidade de módulos para os mais diversos fins. Python tem sido utilizada como primeira linguagem em muitas Universidades e cursos técnicos, tanto no exterior quanto no Brasil. Começamos em 2004 a adotar Python como primeira linguagem com nossos alunos e queremos compartilhar nossas dificuldades, sucessos e dicas de como fazer esta transição.

Django Pizza: Web com mozzarella

Luciano Ramalho

Django é um framework ágil, simples e prático, escrito em Python, compatível com MySQL, PostgreSQL e Oracle, e suportado por vários provedores de hospedagem nacionais e internacionais. Inclui uma interface administrativa pronta para usar, que permite a edição e a busca de registros com poucas linhas de configuração. É usado em sites de grande porte como o jornal Washington Post e o portal imobiliário Vericia, e tem vários de seus componentes incluídos no Google App Engine. Esta palestra apresentará o Django com um exemplo bastante concreto: a intranet e o Web site de uma pizzaria que entrega em casa.

ERP5: Um sistema ERP/CRM de código aberto utilizado em soluções para missão crítica

Rafael Manhães Monnerat

O ERP5 é um Sistema Integrado de Gestão (ERP) escrito em Zope2/Python, utilizado na indústria aeroespacial, em agências governamentais, bancos centrais e em diversas empresas ao redor do mundo. A palestra visa demonstrar: como o ERP5 foi desenvolvido para suportar grandes projetos; algumas ferramentas criadas para suportar projetos que exigem grande escalabilidade e confiabilidade; os planos de para o futuro do ERP5 em direção ao Zope3; Como brasileiros tem contribuído para o projeto;

Software que rola não cria limo: O processo de desenvolvimento do Launchpad (e o que você pode aprender dele)

Sidnei da Silva

Desenvolver qualquer aplicação tem seus desafios, mas o desenvolvimento do Launchpad foi muito além disso. Com objetivos ambiciosos e uma equipe de desenvolvimento altamente distribuída, foram necessárias novas ferramentas e processos para agilizar o desenvolvimento e garantir a qualidade final do software. Aprenda mais sobre como time de desenvolvimento do Launchpad vem resolvendo esses problemas e descubra como isso pode lhe ajudar.

Palestras-relâmpago

Palestrantes-relâmpago

O ponto alto de qualquer conferência de Python, palestras-relâmpago duram 5 minutos, e o tempo é rigorosamente controlado. O tema é livre, e o resultado final é uma salada de idéias intrigantes, projetos novíssimos, curiosidades e humor geek.

Propostas retiradas pelos autores

Título

Palestrante(s)

Descrição

Meta-programação em Python

Luciano Ramalho

O prefixo "meta" às vezes assusta, mas o básico de meta-programação em Python é simples e elegante, provavelmente você já usa (talvez sem saber), e explica muitos mistérios em frameworks populares como o Django e o Tkinter. O tema será apresentado de forma suave, didática e prática.

ReST, Doctests e Sphinx

Luciano Ramalho

Python tem um sistema de documentação que causa inveja em muitos gurus de outras linguagens, e você ainda não está usando? É hora de mudar! Resolva dois problemas de uma vez: testes automatizados e documentação em um único arquivo! PDFs lindos e indexados gerados diretamente a partir de código executável! HTML buscável sem instalar nada no servidor e slides com apenas uma pitada de CSS. Tudo isso e muito mais, graças a Docutis e amigos.

Propostas que foram aprovadas pelo sistema normal do FISL

Por que Python?

Marco André Lopes Mendes

Python é uma linguagem livre, que se caracteriza pela sintaxe simples, legibilidade do código e grande quantidade de módulos para os mais diversos fins. Embora pouco conhecida comercialmente, existem casos consideráveis de sucesso no uso de Python e de ferramentas que utilizam a linguagem como base. Apresentaremos dez razões que levariam uma pessoa a iniciar o estudo ou aprofundar-se na linguagem de programação Python. Incluiremos razões técnicas, casos de sucesso de uso no Brasil e no exterior e possibilidades de emprego ou negócios. Eis as razões: simplicidade e produtividade da linguagem; quantidade de módulos para os mais diversos propósitos; grandes casos de uso como Google, Youtube, Industrial Light and Magic e Dreamworks. Casos de sucesso no Brasil, desde sistemas comerciais até aplicações na área médica e científica. Diversos casos de uso com sucesso na web via ferramentas Plone e Django. Destaquemos também o amplo uso no sistema governamental brasileiro e em empresas dos mais diversos segmentos. Enumeremos, entre as razões, as ofertas de emprego para programadores Python, no exterior e no Brasil, cujo mercado tem crescido grandemente. Entre as diversas plataformas em que Python roda, destaquemos maemo e Serie 60 da Nokia, Iphone da Apple e o XO do projeto OLPC. Discutimos a integração com outras linguagens – c e C++, Java e .Net/Mono. Finalizamos com as características que permitem programar de forma estruturada, orientada a objetos e funcional, utilizando a mesma linguagem. Toda a apresentação foi desenvolvida a partir de ampla pesquisa e entrevistas com as pessoas dentro de organizações. Fornecemos relativa quantidade de referências para posterior consulta.