associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Você não tem permissão para executar esta ação.

Excluir mensagem

IdesPython

IDEs para Python

Essa pagina é uma lista de IDEs para desenvolvimento em Python com uma pequena descrição das mesmas para que as pessoas possam decidir qual delas se adapta melhor aos seus requisitos. Essa listagem surgiu a partir de uma discussão ocorrida na lista python-brasil. O autor de opiniões pessoais é colocado entre parentesis.

No fim de 2012, LucianoRamalho fez uma pesquisa sobre os IDEs/Editores mais usados para se programar em Python. O resultado da pesquisa pode ser visto aqui: Resultado da pesquisa original ou Cópia local dos resultados.

Gratuitos

Idle - http://www.python.org - O IDLE vem com o Python. É feito com Tkinter e se você se acostumar pode lhe ajudar bastante. É bem simples de ser usado também.

Komodo-Edit - http://www.activestate.com/komodo_edit/ - Também desenvolvido pela ActiveState o Komodo-Edit é uma excelente opção de editor, bastante rico em recursos tais como autocomplete, calltips, multi-language file support, syntax coloring, syntax checking, Vi emulation, Emacs key bindings e outros.

NetBeans - http://netbeans.org/features/python/index.html - Analogamente ao Eclipse, o NetBeans também oferece suporte ao Python através de plugins.

NINJA-IDE - http://ninja-ide.org/ (do acrônimo recursivo: "Ninja-IDE Is Not Just Another IDE"), é uma IDE multi-plataforma de desenvolvimento integrado. NINJA-IDE é executado em Linux/X11, Mac OS X e sistemas operacionais de desktop Windows, e permite aos desenvolvedores criarem aplicações para diversas finalidades, utilizando todas as ferramentas e utilitários de NINJA-IDE, tornando a tarefa de escrever software mais fácil e agradável.

SPE - http://pythonide.blogspot.com/ - Desenvolvido com wxPython é livre e tem algumas funcionalidades interessantes. Tem wxGlade como plugin para desenho de telas gráficas.

Spyder 2 - http://code.google.com/p/spyderlib/ Spyder (também conhecido como Pydee) é um poderoso ambiente de desenvolvimento interativo para a linguagem Python com edição avançada, testes interativos, recursos de depuração e introspecção

Pida - http://pida.co.uk/ - É uma IDE desenvolvida com PyGTK e visa a integração com o Vim. Oferece recursos como project management, source code management, code browser, code refactor, profiler, debugger entre outros.

Eric4 - http://www.die-offenbachs.de/eric/index.html - Dos IDEs esse é o que mais gosto. Não é exatamente o que eu uso (OsvaldoSantanaNeto) mas acho que é o mais completo de todos. É feito com a biblioteca QT e se integra às ferramentas da QT e com outros softwares como o Bicycle Repair Man (refactoring) e TabNanny (verificação de indentações). O autor dos bindings python para o Qt4, lançou um instalador para windows que contém as bibliotecas e os programas de desenvolvimento do Qt4, o pyqwt e o Eric4, o que facilita bastante a instalação no windows. Segue o link para o instalador: http://www.riverbankcomputing.com/Downloads/PyQt4/GPL/.

Boa-Constructor - http://boa-constructor.sf.net - Essa é a "única" IDE ao estilo RAD do Delphi/VB. Funciona com o wxPython na versão 2.4 e é acho que é a mais fácil de ser usada apesar de não promover boas práticas de desenvolvimento como a de separar lógica de negócios de apresentação (telas). As outras IDEs não possuem mecanismos para desenho de telas gráficas mas podem usar ferramentas como Glade e/ou wxGlade.

Eclipse - http://www.eclipse.org - Diferente de todos os outros. Pesado, grande, monstruoso mas muito poderoso. É feito em Java e é ideal para desenvolvimento Java. Mas existem plugins para se desenvolver em Python com ele (e detalhe: atualmente é um brasileiro quem o mantém) que é o ppydev: http://pydev.sourceforge.net/

EasyEclipse - http://www.easyeclipse.org/site/distributions/python.html

DrPython - http://drpython.sourceforge.net/ - usa wxPython. Criado para ser utilizado em escolas.

IPython - http://ipython.scipy.org/ - Um shell com muitos recursos, através das comandos "magicos". Bastante util, modo texto apenas. Você pode usa-lo como um shell "acoplado" aos seus programas também.

KDevelop - http://www.kdevelop.org/ - IDE livre para GNU/Linux e outros *nixes-like.

PythonWin - http://pywin32.sf.net/ - IDE que acompanha as extensões Win32 para Python (PyWin32). Oferece auto-completion e debugging, e tem recursos extras voltados à programação Windows (coletor de exceções para componentes COM criados, COM browser, geração de arquivos .py com informações sobre objetos COM (static dispatch), etc.).

PythonCard - http://pythoncard.sourceforge.net - é uma GUI para construção de aplicações multiplataforma em Windows, Mac OS X e Linux, usando a linguagem de programação Python. O lema de PythonCard é "coisas simples devem ser simples de fazer e coisas complexas devem devem ser possiveis". É a ferramenta para quem deseja desenvolver aplicações gráficas de maneira rápida e fácil, com um mínimo de esforço e codificação; simples mas poderoso. Utiliza a biblioteca wxPython, mas separa a lógica do código da apresentação utilizando um tipo de arquivo de definição de recursos. (RômuloCampelo - 08/04/2005)

TruStudio - http://trustudio.unipro.ru e http://sourceforge.net/projects/trustudio - Esta IDE é um plugin para o Eclipse (mais informações sobre este acima), tornando o suporte a PHP e Python bem mais completo e poderoso.

PyScripter - http://mmm-experts.com/Downloads.aspx?ProductId=3 - Acompanha o conjunto de componentes python para Delphi (embora não requira que o Delphi esteja instalado para funcionar). Suporta debugging, auto-completion, navegação no código entre outros recursos. Na versão atual (3.31) o instalador parece ter um problema pois abre a IDE durante a instalação, diz que não pôde localizá-la e não cria um atalho, porém você pode criar um a partir do pasta onde foi instalada (geralmente C:\Arquivos de Programas\PythonForDelphi).

PyPE - http://pype.sourceforge.net/index.shtml - Não se trata de um IDE propriamente dito, mas é um editor Python, leve, funcional e rico em recursos interessantes e multiplataforma. Além disso, é desenvolvido utilizando wxPython.

Proprietários

Wing - http://www.wingware.com - Das IDEs proprietárias essa é uma das que mais gosto ( OsvaldoSantanaNeto ). A empresa wingware recentemente lançou o wingide101 para auxiliar no ensino de python e é uma versão com menos recursos que as versões professional e personal, mas que tem funcionalidades interessantes, como depurador gráfico, shell interativo. Segue o link: http://wingware.com/wingide-101/index

Komodo - http://www.activestate.com - Essa é outra IDE bem poderosa também. Trabalha com outras linguagens além de Python e roda em Linux e Windows. Existe uma licença gratuita que pode ser usada para aprendizado.

PyCharm - http://www.jetbrains.com/pycharm/ - Possui um conjunto de ferramentas úteis para um desenvolvimento produtivo. Além disso, o IDE fornece capacidades de alta classe para o desenvolvimento Web profissional com framework Django e Flask, Google AppEngine. Possui suporte a diversos sistemas de controle de versão, integração com Github e atraves de plugin, com o Heroku. Possui gerador de Diagramas de Classe e ORM. Suporte para interpretador Python remoto. Criação de gerencia de ambientes (virtualenv). Mais informações sobre funcionalidades e desenvolvimento do PyCharm veja http://confluence.jetbrains.net/display/PYH/PyCharm+IDE+and+Python+Plugin+for+IntelliJ+IDEA

BlackAdder - http://www.thekompany.com/products/blackadder/ - Feita pelo pessoal que desenvolve o KDE.

Visual Studio 2010 - http://ironpython.net/ IDE completo para o mundo .NET que com o IronPython se torna um excelente IDE.

Editores de texto

vim - http://www.vim.org/ - Esse é o que eu uso ( OsvaldoSantanaNeto ). Tem em todo GNU/Linux e é altamente configurável. Uma forma de transformar o vim em uma IDE Python completa é seguindo o tutorial em http://avelino.us/2011/12/22/vim-ide-para-programadores-python/ (pt-BR)

PythonBrasil[5] - DDD.py - tem boas dicas para utilizar o vim - http://www.pythonbrasil.org.br/2009/sobre-o-evento/slides/ddd.py/view

Emacs - http://www.gnu.org/software/emacs/emacs.html - Um editor ( ou um sistema operacional com capacidades de edição ? :) ) poderoso e amplamente extensível em eLisp (um dialeto Lisp). Vencida a curva de aprendizado (considerada dificil por alguns) é possível torna-lo em uma IDE Python poderosíssima. O python-mode.el prove diversas funcionalidades para edição, debug e desenvolvimento de programas em Python e o Ropemacs funcionalidades de refactoring. Mais "Emacs Goodies" na propria Wiki em PythonComEmacs.

SciTE - http://www.scintilla.org/SciTE.html - Excelente editor de textos voltado para programação. Suporta uma grande lista de linguagens, pode rodar e debugar os programas, é fácil de usar e é muito configurável. Disponível para Windows e X (ambiente gráfico dos UNIXes).

jext - http://www.jext.org/ - Muito bom editor! Suporta muitas linguagens e possui plugins para Python (executar, por exemplo).

joe - http://sourceforge.net/projects/joe-editor/ - Editor de texto para dinossauros :-) Utiliza os mesmos comandos do WordStar, SideKick, etc. Disponivel via apt-get e emerge. (NiloMenezes).

sublime - http://www.sublimetext.com/ - Editor de texto proprietário e pago, porém disponibiliza uma versão beta para uso sem custo. Atualmente na versão 2, a compra de sua licensa permite o uso de ambas as versão existentes.

PS Pad - http://www.pspad.com/ - grátis (freeware) para Windows. Colore código Python e suporta edição com vários encodings. Tem também utilitários para HTML/XML, tabela ASCII e conversão DOS/UNIX. O Hex view quebra um galho na hora de procurar erros em arquivos com encoding incorreto.

Uma lista com outros (muitos) editores podem ser encontrados em http://www.python.org/moin/PythonEditors

Refactoring

Bycicle Repair Man - http://bicyclerepair.sourceforge.net/ Automatiza algumas operações básicas de refactoring para Python. Tem integração com vários editores, como o PyDev e o Emacs.

Rope - http://rope.sourceforge.net/ Uma biblioteca de refactoring para Python. Pode ser usada em outras IDEs.

Mais informações

Para serem incluídos

  • Mais alternativas pra Windows
  • Mais editores de textos e plugins para os mesmos


EduardoDeOliveiraPadoan