associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "DesenvolvimentoDeJogos"

Diferenças entre as versões de 9 e 10
Revisão 9e 2008-05-26 17:49:16
Tamanho: 2449
Editor: KaoFelix
Comentário:
Revisão 10e 2008-09-26 14:05:40
Tamanho: 2470
Editor: localhost
Comentário: converted to 1.6 markup
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 1: Linha 1:
Essa página reúne informações sobre como desenvolver jogos usando Python. Você também pode saber mais sobre o assunto e trocar idéias com pessoas interessadas no grupo [http://groups.google.com.br/group/python-gamedev-brasil python-gamedev-brasil] no [http://groups.google.com Google Groups]. Essa página reúne informações sobre como desenvolver jogos usando Python. Você também pode saber mais sobre o assunto e trocar idéias com pessoas interessadas no grupo [[http://groups.google.com.br/group/python-gamedev-brasil|python-gamedev-brasil]] no [[http://groups.google.com|Google Groups]].
Linha 5: Linha 5:
[[TableOfContents]] <<TableOfContents>>
Linha 10: Linha 10:
 * [http://home.gna.org/oomadness/en/soya/index.html Soya3D] - Biblioteca para criação de jogos 3D escrita usando [http://www.cosc.canterbury.ac.nz/greg.ewing/python/Pyrex/ Pyrex].
 * [http://panda3d.org/ Panda3D] - Uma engine 3D escrita em C++ com bindings para Python. Apesar de poder ser usada diretamente com C++ toda a documentação e os exemplos usam Python. Ela foi desenvolvida pelo [http://www.etc.cmu.edu/ CarnegieMellon's Entertainment Technology Center] em parceria com a Disney e já foi usada para desenvolver jogos comerciais como [play.toontown.com/ Toon Town] e [http://apps.pirates.go.com/pirates/v3/welcome Pirates of the Caribbean Online].
 * [http://www.renpy.org Ren'Py] - Uma engine de novelas visuais escrita em Python. Possui sua própria linguagem de script para criação das novelas. É muito fácil de usar e tem uma licensa bastante permissiva: jogos feitos em Ren'Py podem ser vendidos livremente. A própria aplicação gera pacotes standalone para Linux, MacOS e Windows. Para interações mais complexas a linguagem de script dedicada pode ser extendida com trechos de Python, inclusive usando PyGame para criação de mini-games.
 * [[http://home.gna.org/oomadness/en/soya/index.html|Soya3D]] - Biblioteca para criação de jogos 3D escrita usando [[http://www.cosc.canterbury.ac.nz/greg.ewing/python/Pyrex/|Pyrex]].
 * [[http://panda3d.org/|Panda3D]] - Uma engine 3D escrita em C++ com bindings para Python. Apesar de poder ser usada diretamente com C++ toda a documentação e os exemplos usam Python. Ela foi desenvolvida pelo [[http://www.etc.cmu.edu/|CarnegieMellon's Entertainment Technology Center]] em parceria com a Disney e já foi usada para desenvolver jogos comerciais como [play.toontown.com/ Toon Town] e [[http://apps.pirates.go.com/pirates/v3/welcome|Pirates of the Caribbean Online]].
 * [[http://www.renpy.org|Ren'Py]] - Uma engine de novelas visuais escrita em Python. Possui sua própria linguagem de script para criação das novelas. É muito fácil de usar e tem uma licensa bastante permissiva: jogos feitos em Ren'Py podem ser vendidos livremente. A própria aplicação gera pacotes standalone para Linux, MacOS e Windows. Para interações mais complexas a linguagem de script dedicada pode ser extendida com trechos de Python, inclusive usando PyGame para criação de mini-games.
Linha 19: Linha 19:
  * [http://www.chrishecker.com/Rigid_Body_Dynamics Rigid Body Dynamics] - página com uma série de 4 artigos escritos por [http://en.wikipedia.org/wiki/Chris_Hecker Chris Hecker] sobre dinâmica de corpos rígidos para jogos. Escritos no final de 96 / início de 97 quando ainda não existiam diversas engines físicas largamente disponíveis. Excelente introdução para quem quer aprender como implementar física em games.   * [[http://www.chrishecker.com/Rigid_Body_Dynamics|Rigid Body Dynamics]] - página com uma série de 4 artigos escritos por [[http://en.wikipedia.org/wiki/Chris_Hecker|Chris Hecker]] sobre dinâmica de corpos rígidos para jogos. Escritos no final de 96 / início de 97 quando ainda não existiam diversas engines físicas largamente disponíveis. Excelente introdução para quem quer aprender como implementar física em games.
Linha 22: Linha 22:
 * [http://www.gustavobarbieri.com.br/jogos/jogo/doc/  Introdução a programação de jogos] por Gustavo Barbieri  * [[http://www.gustavobarbieri.com.br/jogos/jogo/doc/|Introdução a programação de jogos]] por Gustavo Barbieri

Essa página reúne informações sobre como desenvolver jogos usando Python. Você também pode saber mais sobre o assunto e trocar idéias com pessoas interessadas no grupo python-gamedev-brasil no Google Groups.

A comunidade está desenvolvendo um CursoDeJogos EAD a ser ministrado em breve. Acompanhe a formação do curso na página.

Bibliotecas e Frameworks

  • PyGame

  • PyGlet

  • Soya3D - Biblioteca para criação de jogos 3D escrita usando Pyrex.

  • Panda3D - Uma engine 3D escrita em C++ com bindings para Python. Apesar de poder ser usada diretamente com C++ toda a documentação e os exemplos usam Python. Ela foi desenvolvida pelo CarnegieMellon's Entertainment Technology Center em parceria com a Disney e já foi usada para desenvolver jogos comerciais como [play.toontown.com/ Toon Town] e Pirates of the Caribbean Online.

  • Ren'Py - Uma engine de novelas visuais escrita em Python. Possui sua própria linguagem de script para criação das novelas. É muito fácil de usar e tem uma licensa bastante permissiva: jogos feitos em Ren'Py podem ser vendidos livremente. A própria aplicação gera pacotes standalone para Linux, MacOS e Windows. Para interações mais complexas a linguagem de script dedicada pode ser extendida com trechos de Python, inclusive usando PyGame para criação de mini-games.

Artigos

  • Em Português:
    • GameLoop - comparativo de maneiras de implementar o laço principal de um jogo.

    • GameDesign - uma introdução ao Game Design por Paulo Barbeiro.

  • Em Inglês:
    • Rigid Body Dynamics - página com uma série de 4 artigos escritos por Chris Hecker sobre dinâmica de corpos rígidos para jogos. Escritos no final de 96 / início de 97 quando ainda não existiam diversas engines físicas largamente disponíveis. Excelente introdução para quem quer aprender como implementar física em games.

Tutoriais