associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Seu texto de busca "linkto:"web2py"" não retornou nenhum resultado. Por favor mude os termos do texto, para mais informações veja HelpOnSearching.

Excluir mensagem

web2py

http://web2py.com/examples/static/web2py_logo.png

O que é web2py

web2py é um framework para desenvolvimento Web escrito em Python, software livre e gratuito, que tem como um de seus principais objetivos agilidade no desenvolvimento de aplicações Web seguras, baseadas em banco de dados.

O framework segue o modelo MVC (Model-View-Controller), que permite melhor organização do código; ele também é autocontido: tudo o que você precisa para desenvolver alguma aplicação está nele: basta baixar e descompactar para começar - nada de configurações!

Com o foco em deixar o desenvolvedor pensar apenas na aplicação em que está desenvolvendo, o web2py possui intregração com mais de 10 sistemas de banco de dados, e vários subssistemas, como: criação automática de formulários com validação automática, autenticação e autorização, gerador de códigos AJAX para melhor interação do usuário com a aplicação, upload seguro de arquivos, sistema de plugins, integração com vários padrões Web (XML, RSS etc.), dentre outros.

Princípios

O web2py leva em consideração todas as questões referentes a segurança da aplicação web, e isso significa que o framework se preocupa em tratar as vulnerabilidades aplicando práticas bem estabelecidas como por exemplo validando formulários prevenindo injeção de código malicioso, efetuando o correto escape da saida HTML para prevenir ameaças como o cross-site scripting, renomeia os arquivos de upload utilizando hash seguro. O web2py automaticamente toma conta de questões de segurança. Segurança do web2py www.pythonsecurity.org/wiki/web2py/ O web2py possui uma camada de abstração de banco e dados (DAL) que gera dinâmicamente todo o código SQL. a classe DAL pode se conectar e lidar de forma transparente com diversos bancos de dados como MSSQL, MYSQL, POSTGRES, ORACLE, MONGODB, GOOGLE BIG TABLE.

O web2py pode ser executado com CPython ( a implementação padrão da linguagem Python implementada em C ) ou com Jython ( a implementação do Python escrita em Java), Funciona com quase todos os seus recursos na plataforma gratuita de hospedagem de aplicações do Google; o GAE ( Google App Engine ).

Uma outra caracteristíca do web2py, é o compromisso com a compatibilidade em versões futuras, e este compromisso tem sido mantido desde a primeira versão, isso significa que aplicações desenvolvidas em uma versão especifica do framework funcionarão em versões mais recentes sem que seja necessário nenhuma alteração de código.

A linguagem Python tipicamente segue os seguintes princípios

  • Não se repita ( DRY )
  • Deve existir apenas uma maneira óbvia de para fazer algo
  • Explícito é melhor do que implícito
  • O web2py procura seguir rigorosamente os dois primeiros princípios por forçar o desenvolvedor a utilizar boas práticas de engenharia de software, utilizando um bom padrão de projeto (MVC) e incentivando o reaproveitamento de código. O framework guia o desenvolvedor facilitando as tarefas mais comuns em desenvolvimento para web.

Diferente de outros frameworks, o web2py aplica parcialmente o terceiro princípio, com a intenção de prover o desenvolvimento ágil o framework efetua configurações, importa módulos e instância objetos globais como session,request,cache,T e tudo isso é feito automaticamente, tentando ao máximo evitar que o desenvolvedor tenha importar os mesmos módulos e instanciar os mesmos objetos no inicio de cada model ou controller.

Efetuando essas operações automaticamente o web2py evita problemas, e mantém o princípio de não se repetir e de que deve existir apenas uma maneira para se fazer algo.

Porém, se for desejo do desenvolvedor este comportamento pode ser alterado, e em qualquer cenário é possível importar módulos como em qualquer outra aplicação ou framework Python.

Comunidade

A comunidade web2py tem como maior canal a lista mundial em inglês "web2py" no google groups e também a lista em português "web2py-users-brazil", além disso o grupo no facebook http://on.fb.me/web2py e o web2pyslices.com

Quem usa?

No Brasil temos casos de uso na Petrobrás, Groupon Brasil, Prefeitura de São Paulo, Visie Padrões Web, Blouweb Consultoria, Bolsa de Valores de SP (BOVESPA), Governo da Paraíba e diversos outros sites e aplicações desenvolvidas com web2py ou que utilizam bibliotecas do web2py a lista completa está em http://www.web2py.com/poweredby

Fonte de estudo

Português

Vídeo-aula para iniciantes com Bruno Rocha

Vídeo-aula para iniciantes com Álvaro Justen

Diferenças entre Django e Web2py do Vinicius Assef

Primeiros passos com Web2py de Mauro Duarte