associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Revisão 1e 2004-10-07 13:38:42

Excluir mensagem

TemplatesGenericos

Introdução

O projeto TemplatesGenéricos visa disponibilizar uma biblioteca geral para expressar estruturas de dados complexas em código Python. Trata-se ainda de uma abordagem experimental. O conceito básico é simples:

class Pessoa(GenericTemplate):
    nome = 'José da Silva'
    class endereco(GenericTemplate):
        rua = 'Rua das Bobos, 0'
        cidade = 'Patópolis'
    class documentos(GenericTemplate):
        cpf = '00.000.000-00'
        rg  = '0.000.000'

A princípio, o template acima é bastante similar a qualquer outro escrito em XML, ou em um dicionário Python. Qual seriam as vantagens, então?

  • Legibilidade: o código em Python é bem estruturado e legível. Já o código em XML não é tão legível, e é mais difícil de editar manualmente. O dicionário também se torna confuso, porque muitas definições ficam dentro de strings, o que polui o código com aspas e chaves que não são nada 'pitônicas';

  • Integração: o código pode residir dentro de um arquivo convencional Python. Não há necessidade de ler a descrição de outro lugar.

  • Orientação a objeto: é muito fácil criar novas classes e construir estruturas dinâmicas e inteligentes, que processam os atributos de forma automatizada. Estas estruturas podem ser herdadas e reutilizadas dentro do ambiente normal de programação Python.