associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "SobreTurbogears"

Diferenças entre as versões de 2 e 5 (3 versões de distância)
Revisão 2e 2006-05-06 19:35:52
Tamanho: 1640
Editor: RudaMoura
Comentário:
Revisão 5e 2008-09-26 14:06:39
Tamanho: 1887
Editor: localhost
Comentário: converted to 1.6 markup
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 4: Linha 4:
O [http://www.turbogears.org/ Turbogears] É um arcabouço (framework) para a Web (AJAX, XML, Javascript, Web 2.0 como dizem), nos moldes do [http://www.rubyonrails.org/ Ruby on Rails], desenvolvido por Kevin Dangoor para a linguagem Python. O Turbogears utiliza-se do modelo model-view-controller ([http://pt.wikipedia.org/wiki/MVC MVC]), e é diferente das abordagens de apresentação e código (controle) obtido com linguagens diretamente embutidas em HTML. O Turbogears permite desenvolver tanto a parte de apresentação como de armazenamento de um aplicativo para a Web. O [[http://www.turbogears.org/|Turbogears]] É um arcabouço (framework) para a Web (AJAX, XML, Javascript, Web 2.0 como dizem), nos moldes do [[http://www.rubyonrails.org/|Ruby on Rails]], desenvolvido por Kevin Dangoor para a linguagem Python. O Turbogears utiliza-se do modelo model-view-controller ([[http://pt.wikipedia.org/wiki/MVC|MVC]]), e é diferente das abordagens de apresentação e código (controle) obtido com linguagens diretamente embutidas em HTML. O Turbogears permite desenvolver tanto a parte de apresentação como de armazenamento de um aplicativo para a Web.
Linha 9: Linha 9:
  * [http://www.turbogears.org/about/mochikit.html Mochikit]: Biblioteca para DOM, !JavaScript com chamamdas assíncronas (AJAX).
  * [http://www.turbogears.org/about/kid.html Kid]: Responsável pela apresentação, utiliza templates em XHTML com marcas própria para código em Python.
  * [http://www.turbogears.org/about/cherrypy.html CherryPy]: Servidor de servlets, é o mecanismo dinâmico para conteúdo Web.
  * [http://www.turbogears.org/about/sqlobject.html SQLObject]: Mapeia objetos em Python diretamente em um banco SQL.
  * [[http://www.turbogears.org/about/mochikit.html|Mochikit]]: Biblioteca para DOM, !JavaScript com chamamdas assíncronas (AJAX).
  * [[http://www.turbogears.org/about/kid.html|Kid]]: Responsável pela apresentação, utiliza templates em XHTML com marcas própria para código em Python.
  * [[http://www.turbogears.org/about/cherrypy.html|CherryPy]]: Servidor de servlets, é o mecanismo dinâmico para conteúdo Web.
  * [[http://www.turbogears.org/about/sqlobject.html|SQLObject]]: Mapeia objetos em Python diretamente em um banco SQL.
Linha 14: Linha 14:
No contexto MVC, o Kid representa o view, o CherryPy é o controller e finalmente o SQLOject faz o papel do Model. No contexto MVC, o Kid representa o view, o !CherryPy é o controller e finalmente o SQLOject faz o papel do Model.
Linha 18: Linha 18:
Para quem deseja saber como utilizar o Turbogears (comprou a idéia :) ) eu recomendo olhar o [http://www.turbogears.org/docs/wiki20/index.html Tutorial] disponível no sítio do Turbogears. Para quem deseja saber como utilizar o Turbogears (comprou a idéia :) ) eu recomendo olhar o [[http://www.turbogears.org/docs/wiki20/index.html|Tutorial]] disponível no sítio do Turbogears.

Um bom local para encontrar informações sobre o TurboGears é (ou será, já que estamos começando :) ) o site da comunidade TurboGears que fala português, [[http://oturbogears.org|OTurboGears.org]]. - DirceuPereiraTiegs

Sobre O Turbogears

O que é?

O Turbogears É um arcabouço (framework) para a Web (AJAX, XML, Javascript, Web 2.0 como dizem), nos moldes do Ruby on Rails, desenvolvido por Kevin Dangoor para a linguagem Python. O Turbogears utiliza-se do modelo model-view-controller (MVC), e é diferente das abordagens de apresentação e código (controle) obtido com linguagens diretamente embutidas em HTML. O Turbogears permite desenvolver tanto a parte de apresentação como de armazenamento de um aplicativo para a Web.

Componentes

O Turbogears é feito a partir de componentes já existentes e procura não reinventar a roda, são eles os componentes:

  • Mochikit: Biblioteca para DOM, JavaScript com chamamdas assíncronas (AJAX).

  • Kid: Responsável pela apresentação, utiliza templates em XHTML com marcas própria para código em Python.

  • CherryPy: Servidor de servlets, é o mecanismo dinâmico para conteúdo Web.

  • SQLObject: Mapeia objetos em Python diretamente em um banco SQL.

No contexto MVC, o Kid representa o view, o CherryPy é o controller e finalmente o SQLOject faz o papel do Model.

Desenvolvendo

Para quem deseja saber como utilizar o Turbogears (comprou a idéia :) ) eu recomendo olhar o Tutorial disponível no sítio do Turbogears.

Um bom local para encontrar informações sobre o TurboGears é (ou será, já que estamos começando :) ) o site da comunidade TurboGears que fala português, OTurboGears.org. - DirceuPereiraTiegs