associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "SmallTalk"

Diferenças entre as versões de 1 e 2
Revisão 1e 2003-12-01 19:42:59
Tamanho: 679
Comentário:
Revisão 2e 2004-03-14 01:07:16
Tamanho: 1276
Editor: 200-096-114-181
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 15: Linha 15:

É interessante salientar que Smalltalk não é '''apenas''' uma linguagem mas sim um ambiente composto por linguagem, browser, editor, depurador entre outras coisas. Atualmente existe diversas implementações que podem ser utilizadas sem custos. Uma é a [http://www.squeak.org/ Squeak], com interface meio lúdica e que poderia ter uma boa utilização no ambiente acadêmico e para apresentações (entre outros) e [http://www.exept.de/index.html Smalltalk/X] que teria um enfoque mais profissional (como o VisualWorks). Ambas rodam no Linux e Windows e possuem a mesma interface gráfica ()

Smalltalk

Smalltalk é uma linguagem de programação Orientada a Objetos criada na década de 70 pelo Centro de Pesquisa de Palo Alto da Xerox (lugar onde, entre outras coisas, nasceram a Ethernet e a GUI).

Ela é totalmente baseada no conceito de orientação a objetos. Realmente é uma linguagem fantástica (tanto que Python 'adota' algumas de suas características).

Na minha opinião, o que falta em Smalltalk é uma implementação livre realmente de qualidade.

Para um pouco mais de história sobre Smalltalk eu sugiro: http://www.cosc.canterbury.ac.nz/~wolfgang/cosc205/smalltalk1.html#history (em inglês)


OsvaldoSantanaNeto

É interessante salientar que Smalltalk não é apenas uma linguagem mas sim um ambiente composto por linguagem, browser, editor, depurador entre outras coisas. Atualmente existe diversas implementações que podem ser utilizadas sem custos. Uma é a [http://www.squeak.org/ Squeak], com interface meio lúdica e que poderia ter uma boa utilização no ambiente acadêmico e para apresentações (entre outros) e [http://www.exept.de/index.html Smalltalk/X] que teria um enfoque mais profissional (como o VisualWorks). Ambas rodam no Linux e Windows e possuem a mesma interface gráfica ()