associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "SaoPy"

Diferenças entre as versões de 15 e 16
Revisão 15e 2008-07-16 15:32:38
Tamanho: 8407
Comentário:
Revisão 16e 2008-07-16 15:34:07
Tamanho: 8406
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 11: Linha 11:
Mapa: http://www.impacta.edu.br/instalacoes/instalacoes.asp Mapa: http://www.impacta.edu.br/imagens/mapa_faculdade.gif

TableOfContents(2)

SaoPy: a conferência para divulgar Python em São Paulo

O Grupo de Usuários de Python de SP (GruPy-SP) realiza encontros regulares desde 2007, mas este é diferente por dois motivos:

  • é voltado para pessoas que ainda não programam em Python profissionalmente
  • está sendo organizado com o apoio da Faculdade Impacta

Data e Local

As palestras serão no dia 09/Ago/2008 na Faculdade Impacta, Rua Arabé, 71, próximo ao Metrô Santa Cruz (a uma quadra da Av. Domingos de Morais).

Mapa: http://www.impacta.edu.br/imagens/mapa_faculdade.gif

Programação

09:00

CRENDENCIAMENTO

09:30

Show Pyrotécnico

Rodrigo Senra

10:15

Orientação a Objetos em Python

Luciano Ramalho

11:00

INTERVALO

11:10

Django & Google App Engine

Andrews Medina

11:55

Aplicações Desktop

George Kussumoto

12:40

ALMOÇO

14:00

Programação de Games

Bruno Gola

14:45

Aplicações Científicas

José Alexandre Nalon

15:30

Administração de sistemas com Python e Mechanize

Juliano Martinez

16:15

INTERVALO

16:25

O que o Python faz quando você não está olhando

Pedro Werneck

17:10

Palestras-relâmpago

Comunidade Python

17:55

ENCERRAMENTO

Palestras e palestrantes

Show Pyrotécnico

Um espetáculo de luz, som e spam, spam, spam.

palestrante: Rodrigo Senra

  • Engeheiro de Computação e Mestre pelo IC - Unicamp e doutorando na
    • mesma instituição.
  • Projetista e desenvolvedor sênior na GPr Sistemas desde 1996.
  • Projetista e desenvolvedor na HI Tecnologia desde 2008.
  • Participante ativo da comunidade de SL e entusiasta de Python.


Orientação a Objetos em Python

Python não força o programador a pensar em objetos, mas eles fazem parte da linguagem desde o início, incluindo conceitos avançados como sobrecarga de operadores, herança múltipla e introspecção. Com sua sintaxe simples, é muito natural aprender orientação a objetos em Python através de exemplos, pois existem classes prontas e fáceis de usar para acessar bancos de dados, montar aplicações gráficas, processar XML e realizar inúmeras outras tarefas.

palestrante: Luciano Ramalho

Desenvolvedor Python desde 1998 e atual presidente da Associação Python Brasil, foi diretor técnico do Brasil Online (Abril S/A), um dos portais pioneiros na Web em nosso país. Foi fundador da Hiperlógica, instrutor na Simples Consultoria e é sócio da Occam, todas elas empresas especializadas no desenvolvimento de sistemas usando tecnologia Python.


Django & Google App Engine

Django é um framework feito em Python para desenvolvimento para Web. E o Google App Engine (GAE) é uma maneira simples de hospedar suas aplicações web na infra-estrutura do Google. Esta palestra mostrará como o Django e o GAE funcionam com muito código explícito.

palestrante: Andrews Medina

É professor universitário, programador, estusiasta da linguagem Python e do framework Django e é ativo na comunidade dessas ferramentas no Brasil.


Aplicações Desktop

Demonstrar como Python pode ser utilizado em aplicações comerciais desktop utilizando o Stoq como um caso de sucesso. Enfatizando também a utilização de ferramentas/bibliotecas também produzidas utilizando a linguagem Python, como:

  • Pygtk/Kiwi/Gazpacho: para criação de interfaces gráficas
  • Buildbot: para automatizar a execução de testes
  • SQLObject: para modelagem objeto-relacional com a base de dados
  • Reportlab Toolkit: para criação de relatórios em PDF

palestrante: George Kussumoto

  • Graduando em Informática pela Universidade de São Paulo.
  • Desenvolvedor e entusiasta da linguagem Python e integrante da equipe de desenvolvimento do Stoq, uma suíte de aplicativos para automação comercial open source.


Programação de Games

palestrante: Bruno Gola


Aplicações Científicas

Python é uma linguagem com sintaxe clara, fácil de entender, muito legível e bastante expressiva, ou seja, é possível representar muita coisa sem escrever muito. Com o desenvolvimento de inúmeras bibliotecas para a linguagem, não é de se espantar que muitos cientistas resolvam escolher essa linguagem para realizar seus experimentos computacionais: o cientista não precisa se preocupar com os detalhes da sua implementação, mas apenas com a correção do seu algoritmo. Em outras palavras, Python não fica entre a representação do problema e sua solução. O objetivo desta palestra é mostrar os diversos recursos e programas de que os cientistas podem se valer usando a linguagem.

palestrante: José Alexandre Nalon

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1994) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (1997). Atualmente é Professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Atuando principalmente nos seguintes temas: Codificação de Sinais, Wavelets, Codificação em Sub-bandas, Decomposição de Sinais. Tem usado a linguagem Python em suas aplicações científicas já há quase 10 anos.


Administração de sistemas com Python e Mechanize

Python pode ser o seu maior aliado quando falamos de administração de sistemas, principalmente ambientes de email e webserver seus módulos são de simples entendimento e facilmente adequados ao uso para monitoração, automatização de tarefas, e “tuning” de seus serviços. Com algumas ferramentas usando poplib, smtplib, WWW::Mechanize, MySQLdb e pydns conseguimos evitar horas de trabalho repetitivo.

palestrante: Juliano Martinez

Consultor Linux/Unix especialista em sistemas de email, ferramentas de administração distribuída e monitoração de ambientes críticos. Tendo feito parte de empresas como EDS, UOL, Ajato, Veloxmail, Inova, Finabank. Atualmente trabalhando na Equipe de Arquitetura Linux na Locaweb com foco em adequação de novas tecnologias ao ambiente web. Apaixonado por Python pela sua facilidade, simplicidade e robustez.


O que o Python faz quando você não está olhando

Python diz que "deve haver uma, e de preferência apenas uma forma de fazer algo", mas às vezes esconde as outras formas e disponibiliza apenas uma. Saber e entender como e porque Python não mostra claramente algumas coisas que está fazendo pode ajudá-lo a entender melhor a linguagem e buscar sempre a maneira mais óbvia de resolver seus problemas.

palestrante: Pedro Werneck

Pedro Werneck é programador, apaixonado por Python desde seu primeiro contato com a linguagem em 2001, e desde então participante ativo da comunidade no Brasil. "O Werneck é um dos maiores gurus de Python no Brasil, capaz de responder às perguntas mais difíceis que aparecem nas nossa lista de discussão" (Luciano Ramalho)


Palestras-relâmpago

Uma das melhores tradições da comunidade Python em todo o mundo: palestras sobre qualquer tema, com ou sem slides, em prosa ou poesia, com duração limitadas rigorosamente a 5 minutos cada uma. O moderador da sessão tem a permissão de interromper rudemente o palestrante que exceder o seu tempo, e a platéia costuma ser implacável também. Grandes inovações técnicas e algumas das melhores piadas de qualquer evento de Python aparecem nas palestras-relâmpago. Uma sessão imperdível!

palestrante: você!

As palestras-relâmpago são abertas a quem se inscrever para falar no próprio dia do evento. Como temos 45 minutos, teremos espaço para 8 palestras de 5 minutos (já reservando algum tempo para a troca de palestrantes).


Créditos e agradecimentos

Apoio e divulgação: Impacta

Coordenação do local: Roberto Rodrigues Junior (Impacta)

Coordenação técnica: GruPy-SP e Associação Python Brasil

Coordenação do programa: Bruno Gola, Leandro Lameiro, Luciano Ramalho, Pedro Werneck