associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

PythonMagick

PythonMagick

(por JS)

PythonMagick é a biblioteca para Python do ImageMagick - o famoso pacote livre que inclui executáveis como o "convert" e o "mogrify", que são formas rápidas e práticas de transformar vários arquivos de imagem em lote.

Eu mesmo já fiz alguns scripts em python que invocam diretamente esses executáveis - nunca tinha me interessado em instalar os wrappers para python da biblioteca em si.

Bom, hoje resolvi fazer isso, e o que encontrei foi uma documentação nula de como instalar o PythonMagick. Na verdade, dá pra dizer que PythonMagick não é o nome da biblioteca, é o que voce tem que fazer para instalar. :-)

Então vamos lá. Você precisa de:


Isso feito, ao descompactar o tarball do PythonMagic você não vê setup.py, não vê MakeFile, nao vê README, não vê nada. Por isso estou escrevendo isso aqui.

A única coisa que tem lá é um arquivo SConstruct. Bom, esse "SConstruct" funciona como um Makefile, mas do tal utilitário "scons" (vide acima). Ë só editar esse SConstruct para apontar para os diretórios corretos no seu sistema, e chamar o programa "scons". No meu caso, tive que mudar as referências do boost de "/usr/local/include/boost-versao" para "/usr/include/boost", e, não sei por que cargas da água ele faz referência a uma biblioteca "libboost_python_gcc" - só que ela se chama apenas"liboost_python" (com extensão .so, e fica no diretório /usr/lib (ou /usr/local/lib, dependendo de como você instalar o boost).

Com essas coisas no lugar, o PythonMagick foi construído com sucesso, bastando executar "scons" no diretório onde ele foi descompactado.

Surpresa: também não há nenhuma opção de instalação. :-) . Mas isso é mais fácil. Dentro do diretório PythonMagick, há um outro diretório PythonMagick. Este segundo contm os arquivos init.py e _PythonMagick.py - basta copiar esse diretório todo para o site-packages do Python. (em geral, em usr/lib/python-2.4/site-packages).

Agora é so executar o Python e importar import PythonMagick

Ainda não pesquisei a API, mas é bem direta - i = PythonMagick.Image ("arquivo.png"), abre o arquivo do disco e o carrega como um objeto python.

O objeto i tem centenas de métodos para dar informações ou executar operações na imagem - rediemnsioanmento, filtros, etc... e por fim, o método "write":

i.write ("outroarquivo.png") salva o arquivo no disco.


É isso aí, agora é só você usar, descobrir mais detalhes e escrever aqui!


CategoryCategory