associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "PythonMagick"

Diferenças entre as versões de 1 e 2
Revisão 1e 2006-07-12 05:26:29
Tamanho: 3150
Editor: JSBueno
Comentário: instrucões para cosntrução e instalação da biblioteca no GNU/Linux
Revisão 2e 2006-07-12 05:36:27
Tamanho: 3166
Editor: JSBueno
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 4: Linha 4:
PythonMagick é a biblioteca para Python do ImageMagick - o famoso pacote livre que inclui executáveis como o 'convert' e o mogrify, que são formas rápidas e práticas de transformar vários arquivos de imagem em lote. PythonMagick é a biblioteca para Python do ImageMagick - o famoso pacote livre que inclui executáveis como o "convert" e o "mogrify", que são formas rápidas e práticas de transformar vários arquivos de imagem em lote.
Linha 6: Linha 6:
Eu mesmo já fiz alguns scripts em python que invocam diretamente os executáveis - nunca tinha me interessado em instalar os wrapper para python da biblioteca em si. Eu mesmo já fiz alguns scripts em python que invocam diretamente esses executáveis - nunca tinha me interessado em instalar os wrappers para python da biblioteca em si.
Linha 8: Linha 8:
Bom, hoje resolvi fazer isso, e o que encontrei foi uma documentação nula de como instalar o PythonMagick. Na verdade, dá pra dizer que PythonMagick não é o nome da biblitoeca, é o que voce tem que fazer para instalar. :-) Bom, hoje resolvi fazer isso, e o que encontrei foi uma documentação nula de como instalar o PythonMagick. Na verdade, dá pra dizer que PythonMagick não é o nome da biblioteca, é o que voce tem que fazer para instalar. :-)
Linha 14: Linha 14:
 * Biblitoecas de desenvolvimetno do ImageMagick em si. Ou você instala o ImageMagick dos fontes, ou tem que instalar os pacotes com os heafderfiles correspondentes. Aqui são ImageMagick-devel e ImageMagick-c++-devel  * Bibliotecas de desenvolvimento do ImageMagick em si. Ou você instala o ImageMagick dos fontes, ou tem que instalar os pacotes com os headerfiles correspondentes. Aqui são ImageMagick-devel e ImageMagick-c++-devel
Linha 17: Linha 17:
Isso feito, ao descompactar o tarball do PythonMagic voc^enão ve setup.py, não ve MakeFile, nao ve README, não ve nada. Por isso estou escrevendo isso aqui. Isso feito, ao descompactar o tarball do PythonMagic você não vê setup.py, não vê MakeFile, nao vê README, não vê nada. Por isso estou escrevendo isso aqui.
Linha 19: Linha 19:
A única coisa que tem lá é um arquivo SConstruct. Bom, esse "SConstruct" funciona como um Makefile, mas do tal utilitário "scons" (vide acima). Ë so'editar esses Scons para apontar para os diretórios corretos no seu sistema, e chamar o programa "scons". No meu caso, tive que mudar as referências do boost de "/usr/local/include/boost-versao" para "/usr/include/boost", e, não sei por carags da água ele faz refrência a uma biblioteca "libboost_python_gcc" - só que ela se chama apaenas"liboost_python" (com extensão .so, e fica no diretório /usr/lib (ou /usr/local/lib, dependendo de como você instalar o boost). A única coisa que tem lá é um arquivo SConstruct. Bom, esse "SConstruct" funciona como um Makefile, mas do tal utilitário "scons" (vide acima). Ë só editar esse SConstruct para apontar para os diretórios corretos no seu sistema, e chamar o programa "scons". No meu caso, tive que mudar as referências do boost de "/usr/local/include/boost-versao" para "/usr/include/boost", e, não sei por que cargas da água ele faz referência a uma biblioteca "libboost_python_gcc" - só que ela se chama apenas"liboost_python" (com extensão .so, e fica no diretório /usr/lib (ou /usr/local/lib, dependendo de como você instalar o boost).
Linha 21: Linha 21:
Com essas coisas no lugar, o PythonMagick foi cosntruído com sucesso, bastando executar "scons" no diretório onde ele foi descompactado. Com essas coisas no lugar, o PythonMagick foi construído com sucesso, bastando executar "scons" no diretório onde ele foi descompactado.
Linha 23: Linha 23:
 Surpresa: também não há nenhuma opção de instalação. :-) . Mas isso é mais fácil. Dentro do diretório PythonMagick, há um outro diretório PythonMagick. Este segundo contm os arquivos __init__.py e _PythonMagick.py - basta copiar esse diretório todo para o site-packages do Python. (em geral, em usr/lib/python-2.4/site-packages). Surpresa: também não há nenhuma opção de instalação. :-) . Mas isso é mais fácil. Dentro do diretório PythonMagick, há um outro diretório PythonMagick. Este segundo contm os arquivos __init__.py e _PythonMagick.py - basta copiar esse diretório todo para o site-packages do Python. (em geral, em usr/lib/python-2.4/site-packages).
Linha 28: Linha 28:
Ainda não pesaquisei a API, mas é bem direta - Ainda não pesquisei a API, mas é bem direta -
Linha 36: Linha 36:
É isso aí, agora é só você usar  edescobrir mais detalhes e escrever aqui! É isso aí, agora é só você usar, descobrir mais detalhes e escrever aqui!

PythonMagick

(por JS)

PythonMagick é a biblioteca para Python do ImageMagick - o famoso pacote livre que inclui executáveis como o "convert" e o "mogrify", que são formas rápidas e práticas de transformar vários arquivos de imagem em lote.

Eu mesmo já fiz alguns scripts em python que invocam diretamente esses executáveis - nunca tinha me interessado em instalar os wrappers para python da biblioteca em si.

Bom, hoje resolvi fazer isso, e o que encontrei foi uma documentação nula de como instalar o PythonMagick. Na verdade, dá pra dizer que PythonMagick não é o nome da biblioteca, é o que voce tem que fazer para instalar. :-)

Então vamos lá. Você precisa de:


Isso feito, ao descompactar o tarball do PythonMagic você não vê setup.py, não vê MakeFile, nao vê README, não vê nada. Por isso estou escrevendo isso aqui.

A única coisa que tem lá é um arquivo SConstruct. Bom, esse "SConstruct" funciona como um Makefile, mas do tal utilitário "scons" (vide acima). Ë só editar esse SConstruct para apontar para os diretórios corretos no seu sistema, e chamar o programa "scons". No meu caso, tive que mudar as referências do boost de "/usr/local/include/boost-versao" para "/usr/include/boost", e, não sei por que cargas da água ele faz referência a uma biblioteca "libboost_python_gcc" - só que ela se chama apenas"liboost_python" (com extensão .so, e fica no diretório /usr/lib (ou /usr/local/lib, dependendo de como você instalar o boost).

Com essas coisas no lugar, o PythonMagick foi construído com sucesso, bastando executar "scons" no diretório onde ele foi descompactado.

Surpresa: também não há nenhuma opção de instalação. :-) . Mas isso é mais fácil. Dentro do diretório PythonMagick, há um outro diretório PythonMagick. Este segundo contm os arquivos init.py e _PythonMagick.py - basta copiar esse diretório todo para o site-packages do Python. (em geral, em usr/lib/python-2.4/site-packages).

Agora é so executar o Python e importar import PythonMagick

Ainda não pesquisei a API, mas é bem direta - i = PythonMagick.Image ("arquivo.png"), abre o arquivo do disco e o carrega como um objeto python.

O objeto i tem centenas de métodos para dar informações ou executar operações na imagem - rediemnsioanmento, filtros, etc... e por fim, o método "write":

i.write ("outroarquivo.png") salva o arquivo no disco.


É isso aí, agora é só você usar, descobrir mais detalhes e escrever aqui!


CategoryCategory