associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)
Impressione-se »
Python pode ser usada em diversos tipos de desenvolvimento.
Inicie-se »
Python pode ser usada livremente por qualquer desenvolvedor.
Aprenda mais »
Python tem uma sintaxe muito simples e também é fácil de aprender.
Envolva-se »
Participe da comunidade brasileira de desenvolvedores Python.

Revisão 97e 2003-12-29 16:51:48

Excluir mensagem

PythonBrasil

Python Brasil

Este site, foi idealizado para abrigar todo o material sobre [http://python.org Python] editado em nosso idioma (Português). Ele utiliza o software MoinMoin que é um Wiki inteiramente escrito em Python. Esse sistema foi escolhido por sua facilidade de uso e por ser uma ferramenta bastante democrática, permitindo que se desenvolva material rapidamente.

Destaque da Semana

PythonFuncional - RudaMoura - Um artigo muito interessante sobre o uso de programação funcional em Python. Esse artigo foi escrito depois do PapoAdvancedPython.

Notícias

  • DateTime(2003-12-19T12:00:00) - Python versão 2.3.3 final liberada - A lista de alterações e correções encontra-se em: http://www.python.org/2.3.3/NEWS.html . Download em: http://www.python.org/2.3.3/

  • DateTime(2003-12-13T12:00:00) - Lunatic Python foi lançado!: Realmente o GustavoNiemeyer está com tudo. Não bastasse ele ser um dos brasileiros que contribuem com a distribuição oficial de Python ainda sobra tempo pra ele desenvolver alguns projetos paralelos. Este é para quem gosta de Python e também gosta de Lua (Linguagem de programação criada no Brasil). Para dar uma conferida no resultado: https://moin.conectiva.com.br/LunaticPython.

  • DateTime(2003-12-12T12:00:00) - Back to the Future II "2o Python-lunch no SDSL": 6a-feira, dia 12, estaremos lá de novo, e combinamos um local de encontro mais preciso: a portaria do bloco E da FEEC, que fica bem próxima do local dos mini-cursos e na frente da banquinha da livraria Tempo Real. Entre 12:00 e 12:30 estaremos esperando formar um grupo para escolher onde almoçar.

  • DateTime(2003-12-05T12:00:00) - Python versão 2.3.3 release candidate 1 liberada - A versão é uma correção de vários bugs na versão 2.3.2, incluindo alguns problemas sérios com weakrefs e garbage colector, além de várias correções em módulos da biblioteca padrão. http://www.python.org/2.3.3/

  • DateTime(2003-12-10T12:00:00) - Back to the Future: Almoço durante SDSL - Toda comunidade Pythonica está convidada a participar de um (ou vários) almoço de confraternização durante o [http://rau-tu.ccuec.unicamp.br/sdsl/ SDSL] em Campinas no período de 9 a 12/12/2003. Podemos (e devemos) usar este espaço para conciliar a agenda dos diversos participantes. Ponto de encontro sugerido: Entrada principal da FEEC - Faculdade de Eng.Elétrica e de Computação, onde estará sendo realizado o evento. Horário de encontro: 12:00 (tolerância de 15 min -- já prevendo à fome). Quasiquer outras sugestões...isto é um Wiki!

Leia mais em NotíciasAntigas.

Seções

Aqui estão algumas das seções desse site. Se você gostaria de sugerir outras é só entrar em contato com o WikiMaster mais próximo.

  • PerguntasFrequentes - Perguntas e Respostas frequentes.

  • DocumentaçãoPython - Documentação, Livros, Manuais, Tutoriais e afins.

  • ArtigosTutoriais - Artigos e Tutoriais sobre Python.

  • CookBook - Trechos de códigos úteis.

  • ComoUsarWiki - Como usar esse site. Introdução Rápida. {UPDATE}

  • SoftwarePython - Módulos, Editores e Ferramentas para desenvolvimento Python, bem como projetos desenvolvidos por brasileiros.

  • EmpresasPython - Empresas Brasileiras que já usam Python para aumentar seus lucros :)

  • OutrosGruposUsuários - Outros sites de grupos de usuários Python.

  • OportunidadesDeEmprego - Vamos fazer a nossa parte no 'espetáculo do crescimento'. Empregue-se e ofereça empregos. Alguns recadinhos profissionais também estão aqui.

  • LivroDeVisitas - Livro de visitas do Site (entre aqui e deixe sua assinatura).

Como Participar

Você pode participar da comunidade PythonBrasil diretamente aqui no site, através da lista de discussão ou via IRC.

Lista de Discussão

Existem duas listas: a python-br@yahoogroups.com que é a mais povoada e com mais movimento e a python-brasil@yahoogrupos.com.br, que foi criada depois, porque a senha de administração da python-br foi perdida, ocasionando alguns SPAMs eventuais na lista. Na dúvida, se cadastre nas duas. E observe que a python-br fica no yahoogroups.com (americano) e o python-brasil fica no yahoogrupos.com.br (brasileiro).

Canais de IRC

O canal oficial do Python no Brasil é o #python-br do irc.freenode.org mas também tem uma galerinha esperta que frequenta o #python da irc.brasnet.org.

Manifestação

O Python é uma linguagem na qual podemos fazer as coisas mais incríveis que um programador poderia fazer. Porém, eu não posso de deixar meu protesto contra os preconceitos e a falta de conhecimento da existencia da linguagem que o pessoal tem. Em um fórum foram escritas perguntas sobre o Python que mostram que o pessoal trata o Python como uma linguagem que não é conhecida, portanto não deve ser uma linguagem boa. Devemos todos indiguinar-nos com pensamentos assim. Depois fica a pergunta: como o cidadão que escreveu tal pergunta achou o site daquele fórum? Resposta quase obvia: Google. O que o pessoal nem sonha, é que o motor de busca do Google, que é o buscador mais utilizado no mundo inteiro hoje em dia, é feito em Python. Se o Google colocasse ao menos um Powered By Python em seu site ajudaria muito.

Observações

Esse site é um Wiki e está aberto para a participação de todos. Sejam responsáveis e organizados que ele continuará sempre aberto para todos.