associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)
Impressione-se »
Python pode ser usada em diversos tipos de desenvolvimento.
Inicie-se »
Python pode ser usada livremente por qualquer desenvolvedor.
Aprenda mais »
Python tem uma sintaxe muito simples e também é fácil de aprender.
Envolva-se »
Participe da comunidade brasileira de desenvolvedores Python.

Revisão 200e 2004-11-29 11:00:20

Excluir mensagem

PythonBrasil

Este site foi idealizado para abrigar todo o material sobre [http://python.org Python] editado em nosso idioma (Português). Ele utiliza o software MoinMoin que é um [http://c2.com/cgi/wiki Wiki] inteiramente escrito em Python. Esse sistema foi escolhido por sua facilidade de uso e por ser uma ferramenta bastante democrática, permitindo que se desenvolva material rapidamente. Veja o ComoUsarWiki para aprender a usar esta ferramenta.

Atualização

Pessoal, como vocês já devem ter percebido o nosso MoinMoin recebeu um upgrade neste fim-de-semana. Foi um processo de migração enorme e provavelmente ainda não terminou. Gostaria que vocês me reportassem qualquer problema que encontrar com a utilização do site (mande um e-mail para osantana |arroba| gmail (ponto) com). Alguns problemas que já notei mas que ainda não tratei:

  • Traduções - algumas mensagens estão em inglês
  • URLs - Não está funcionando o mecanismo que permitia digitar o nome das páginas com acentos na URL do navegador. Esse problema parece que vai ser o mais complicado de ser resolvido.
  • Versões de Python - O Moin exige o Python 2.3 pra funcionar e a hospedagem disponibiliza o 2.2 que não tem um punhado de opções.
  • UTF-8 - O Moin só funciona com UTF-8 e a máquina onde roda o PythonBrasil usa um sistema operacional preparado para iso-8859-1.

  • Gráficos - Gráficos de acesso/visita não estão sendo gerados
  • Permissões - Verificar as permissões de alguns arquivos.

Iniciantes

Leitura recomendada para aqueles que têm interesse ou são iniciantes na linguagem Python ou em ["Jython"]:

Destaques

Screenshots do smart - Mais uma promissora ferramenta baseada em Python está sendo desenvolvida. Trata-se do [http://zorked.net/smart/ smart], uma ferramenta de atualização de pacotes agnóstica (funciona no Conectiva, Fedora, Slackware e outros) que veio para competir com as ferramentas urpmi, yum e apt. Além de ser feita em Python, o software é desenvolvido pelo Gustavo Niemeyer, que trabalha na Conectiva e faz parte da comunidade PythonBrasil! Aguardem mais novidades!

Saiu o primeiro Beta do Python 2.4 - Nesta semana o pessoal da PSF anunciou o lançamento do primeiro Beta da versão 2.4 do Python. Entre os destaques desta nova versão podemos ver os tipos 'Set' builtin, generator expressions, novas funções builtin reversed()/sorted(), entre muitas outras melhorias que estão listadas no endereço http://www.python.org/2.4/highlights.html. Para todos os Pythoneiros brasileiros que já se sentem confortáveis com essa linguagem eu recomendo o uso e o envio de ocorrências de problemas que vierem a encontrar para a equipe de desenvolvimento do Python. Já para aqueles que usam Python em ambientes de produção fica o alerta: trata-se de uma versão beta, portanto, não é indicada para ambientes de produção.

Seções

Aqui estão algumas das seções desse site. Se você gostaria de sugerir outras é só entrar em contato com o WikiMaster mais próximo.

Como Participar

Você pode participar da comunidade PythonBrasil diretamente aqui no site, através da lista de discussão ou via IRC.

Lista de Discussão

A lista oficial do site é: python-brasil@yahoogrupos.com.br ([http://br.groups.yahoo.com/group/python-brasil/ página principal]). Para se cadastrar na python-brasil, envie email (com qualquer conteúdo/assunto) para python-brasil-subscribe@yahoogrupos.com.br. Feito isso você receberá um e-mail de confirmação. É só responder a esse e-mail e pronto.

HTML(<p><form method="get" action="http://br.groups.yahoo.com/subscribe/python-brasil">Assine a Lista:&nbsp;<input type="text" name="user" value="endereço de e-mail" size="20" /> <input type="submit" value="Assinar" /></form></p>)

Antes de enviar mensagens para a lista dê uma lida na página AntesDePerguntar.

Existe ainda uma lista chamada python-br que está sendo desativada. Se você tem conta nesta lista, por favor migre para a lista python-brasil. Pedimos a todos pythonistas e curiosos que não remetam e-mails para a lista python-br! A lista python-br não tem como ser moderada ou gerenciada devido a um problema de autenticação.

Canal de IRC

O canal oficial do Python no Brasil é o #python-br do irc.freenode.org.

Outros