associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)
Impressione-se »
Python pode ser usada em diversos tipos de desenvolvimento.
Inicie-se »
Python pode ser usada livremente por qualquer desenvolvedor.
Aprenda mais »
Python tem uma sintaxe muito simples e também é fácil de aprender.
Envolva-se »
Participe da comunidade brasileira de desenvolvedores Python.

Diferenças para "PythonBrasil"

Diferenças entre as versões de 204 e 321 (117 versões de distância)
Revisão 204e 2004-12-03 19:31:48
Tamanho: 6260
Editor: RudaMoura
Comentário:
Revisão 321e 2015-01-03 03:22:25
Tamanho: 3103
Editor: RudaPorto
Comentário: Remoção de imagem com link quebrado
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 2: Linha 2:
#language pt_BR
Linha 3: Linha 4:
Este site foi idealizado para abrigar todo o material sobre [http://python.org Python] editado em nosso idioma (Português). Ele utiliza o software MoinMoin que é um [http://c2.com/cgi/wiki Wiki] inteiramente escrito em Python. Esse sistema foi escolhido por sua facilidade de uso e por ser uma ferramenta bastante democrática, permitindo que se desenvolva material rapidamente. Veja o ComoUsarWiki para aprender a usar esta ferramenta. A comunidade Python Brasil reune grupos de usuários em todo o Brasil interessados em difundir e divulgar a linguagem de programação [[http://python.org|Python]], abrigando em seu domínio todo o material editado sobre esta linguagem em nosso idioma (português do Brasil). Ele utiliza o software MoinMoin que é um [[http://c2.com/cgi/wiki|Wiki]] inteiramente escrito em Python. Esse sistema foi escolhido por sua facilidade de uso e por ser uma ferramenta bastante democrática, permitindo que se desenvolva conteúdo rapidamente.
Linha 5: Linha 6:
= Atualização = <<RSSReader(Planeta PythonBrasil,https://wiki.python.org.br/planet/atom.xml,allow_html,5)>>
Linha 7: Linha 8:
Pessoal, como vocês já devem ter percebido o nosso MoinMoin recebeu um upgrade neste fim-de-semana. Foi um processo de migração enorme e provavelmente ainda não terminou. Gostaria que vocês me reportassem qualquer problema que encontrar com a utilização do site (mande um e-mail para osantana |arroba| gmail (ponto) com). Alguns problemas que já notei mas que ainda não tratei: = Seções interessantes =
Linha 9: Linha 10:
 * Traduções - algumas mensagens estão em inglês
 * URLs - Não está funcionando o mecanismo que permitia digitar o nome das páginas com acentos na URL do navegador. Esse problema parece que vai ser o mais complicado de ser resolvido.
 * Versões de Python - O Moin exige o Python 2.3 pra funcionar e a hospedagem disponibiliza o 2.2 que não tem um punhado de opções.
 * UTF-8 - O Moin só funciona com UTF-8 e a máquina onde roda o PythonBrasil usa um sistema operacional preparado para iso-8859-1.
 * Gráficos - Gráficos de acesso/visita não estão sendo gerados
 * Permissões - Verificar as permissões de alguns arquivos.
 * DocumentacaoPython - Dezenas de tutoriais e artigos sobre Python para os mais diversos níveis de aprendizado.
 * CookBook - Exemplos e trechos de códigos úteis.
 * PerguntasFrequentes - Respostas às perguntas mais freqüentes.
 * ListaDeExercicios - uma lista com exercícios para iniciantes em programação.
 * ComoUsarWiki - dicas para quem deseja usar o nosso Wiki.
Linha 16: Linha 16:
= Iniciantes = = Participe da comunidade =
Linha 18: Linha 18:
Leitura recomendada para aqueles que têm interesse ou são iniciantes na linguagem Python ou em ["Jython"]: == Lista de Discussão ==
Linha 20: Linha 20:
   * IntroPython - '''Em desenvolvimento'''. O Guia da comunidade Python Brasil para iniciantes da linguagem Python.
   * IntroduçãoPythonSimples - Uma Simples introdução a programação Python (escrito por RaLobao)
   * IntroduçãoPython e PythonApresentação - Artigos de OsvaldoSantanaNeto.
   * PythonInstantâneo - Artigo Magnus Lie Hetland traduzido por WanderleiAntonioCavassin.
   * IntroduçãoJythonDidática - Uma introdução bastante didática e relativamente completa dessa ferramenta que permite usar o poderio de Python e de Java juntos.
   * IntroduçãoJython - Uma introdução ao Jython: panorama, conceituações e prática. Artigo, apresentação e uma aplicação cliente/servidor (chat), por Eduardo Bastos e Juliano Freitas.
Assine a lista de discussões e participe da comunidade. Preencha o formulário abaixo e responda ao e-mail de confirmação que você receberá.
Linha 27: Linha 22:
= Destaques = <<HTML(<table border=0 style="background-color: #fff; padding: 5px;" cellspacing=0><tr><td style="padding-left: 5px"><b>Assine a lista python-brasil</b></td></tr><form action="http://groups.google.com/group/python-brasil/boxsubscribe"><tr><td style="padding-left: 5px;">Email: <input type=text name=email><input type=submit name="sub" value="Subscribe"></td></tr></form><tr><td align=right><a href="http://groups.google.com/group/python-brasil">Visite esse grupo</a></td></tr></table>)>>
Linha 29: Linha 24:
'''Lançamento do smart''' - Finalmente, depois de tanto hype e espera o smart foi lançado oficialmente! Visite o sítio do smart em http://smartpm.org/. Baixe o pacote, instale em seu sistema, use, teste, reporte bugs e contribua com esta ferramenta feita em Python. /!\ '''Antes de enviar mensagens para a lista dê uma lida na página AntesDePerguntar.'''
Linha 31: Linha 26:
'''Saiu o Python 2.4''' - Nesta semana o pessoal da PSF anunciou o lançamento da versão 2.4 do Python. Entre os destaques desta nova versão podemos ver os tipos 'Set' builtin, generator expressions, novas funções builtin reversed()/sorted(), entre muitas outras melhorias que estão listadas no endereço http://www.python.org/dev/doc/devel/whatsnew/whatsnew24.html. Existem também outras ListasDeDiscussao sobre projetos relacionados a Python e tecnologias derivadas.
Linha 33: Linha 28:
'''Screenshots do smart''' - Mais uma promissora ferramenta baseada em Python está sendo desenvolvida. Trata-se do [http://zorked.net/smart/ smart], uma ferramenta de atualização de pacotes agnóstica (funciona no Conectiva, Fedora, Slackware e outros) que veio para competir com as ferramentas urpmi, yum e apt. Além de ser feita em Python, o software é desenvolvido pelo Gustavo Niemeyer, que trabalha na Conectiva e faz parte da comunidade PythonBrasil! Aguardem mais novidades! == Canal de IRC ==
Linha 35: Linha 30:
= Seções = O canal oficial da PythonBrasil é o #python-br do irc.freenode.org, mas também existem outros canais da comunidade Django e Zope. Em [[CanaisIRC]] você encontra maiores informações e um cliente web para facilitar o acesso.
Linha 37: Linha 32:
Aqui estão algumas das seções desse site. Se você gostaria de sugerir outras é só entrar em contato com o WikiMaster mais próximo. = Outros =
Linha 39: Linha 34:
   * PerguntasFreqüentes - Perguntas e Respostas frequentes.
   * NotíciasPython - Notícias sobre Python.
   * ProjetosPythonBrasil - Projetos apoiados pelo site.
   * DocumentaçãoPython - Documentação, Livros, Manuais, Tutoriais e afins.
   * PythonNaEducação - Página mantida por professores e coordenadores de cursos de Python {NEW}
   * CookBook - Trechos de códigos úteis.
   * SoftwarePython - Módulos, Editores e Ferramentas para desenvolvimento Python, bem como projetos desenvolvidos por brasileiros.
   * EmpresasPython - Empresas Brasileiras que já usam Python para aumentar seus lucros :)
   * OportunidadesDeEmprego - Vamos fazer a nossa parte no 'espetáculo do crescimento'. Empregue-se e ofereça empregos. Alguns recadinhos profissionais também estão aqui.
   * DiscussõesAleatórias - Se você não sabe em que página contribuir, use esta.
 * GrupoDeUsuarios - Coloque a cidade e o estado a que vc pertence e nos ajude a georeferenciar a comunidade.
 * CaixaDeSugestoes - Coloque aqui as suas sugestões para o presente e o futuro do PythonBrasil.
 * PaginasPessoaisLivroDeVisitas - Livro de visitas do Site (entre aqui e deixe sua assinatura).
 * OutrosGruposUsuarios - Outros sites de grupos de usuários Python.
Linha 50: Linha 39:
= Como Participar = == Pesquise a Wiki com o Google ==
Linha 52: Linha 41:
Você pode participar da comunidade PythonBrasil diretamente aqui no site, através da lista de discussão ou via IRC. Pesquisar a Wiki da Python Brasil com o Google:
Linha 54: Linha 43:
=== Lista de Discussão ===

A lista oficial do site é: python-brasil@yahoogrupos.com.br ([http://br.groups.yahoo.com/group/python-brasil/ página principal]). Para se cadastrar na python-brasil, envie email (com qualquer conteúdo/assunto) para python-brasil-subscribe@yahoogrupos.com.br. Feito isso você receberá um e-mail de confirmação. É só responder a esse e-mail e pronto.

[[HTML(<p><form method="get" action="http://br.groups.yahoo.com/subscribe/python-brasil">Assine a Lista:&nbsp;<input type="text" name="user" value="endereço de e-mail" size="20" /> <input type="submit" value="Assinar" /></form></p>)]]

'''Antes de enviar mensagens para a lista dê uma lida na página AntesDePerguntar.'''

Existe ainda uma lista chamada python-br que está sendo desativada. Se você tem conta nesta lista, por favor migre para a lista python-brasil.
Pedimos a todos pythonistas e curiosos que não remetam e-mails para a lista python-br! A lista python-br não tem como ser moderada ou gerenciada
devido a um problema de autenticação.

=== Canal de IRC ===

O canal oficial do '''Python''' no Brasil é o #python-br do irc.freenode.org.

=== Outros ===

   * CaixaDeSugestões - Coloque aqui as suas sugestões para o presente e o futuro do PythonBrasil.
   * PáginasPessoaisLivroDeVisitas - Livro de visitas do Site (entre aqui e deixe sua assinatura).
   * OutrosGruposUsuários - Outros sites de grupos de usuários Python.
<<HTML(<form method="get" action="http://www.google.com/search"><input value="" name="q" /><input type="hidden" value="ptBR" name="hl" /><input type="hidden" value="lang_ptBR" name="lr" /><input type="hidden" name="sitesearch" value="https://wiki.python.org.br" checked /><input type="button" value="Pesquisar" onclick="submit()"/></form>)>>

A comunidade Python Brasil reune grupos de usuários em todo o Brasil interessados em difundir e divulgar a linguagem de programação Python, abrigando em seu domínio todo o material editado sobre esta linguagem em nosso idioma (português do Brasil). Ele utiliza o software MoinMoin que é um Wiki inteiramente escrito em Python. Esse sistema foi escolhido por sua facilidade de uso e por ser uma ferramenta bastante democrática, permitindo que se desenvolva conteúdo rapidamente.

<<RSSReader: não executou [O argumento "maxEntries" necessita ser um valor inteiro, não "https://wiki.python.org.br/planet/atom.xml"] (veja também o log)>>

Seções interessantes

Participe da comunidade

Lista de Discussão

Assine a lista de discussões e participe da comunidade. Preencha o formulário abaixo e responda ao e-mail de confirmação que você receberá.

Assine a lista python-brasil
Email:
Visite esse grupo

/!\ Antes de enviar mensagens para a lista dê uma lida na página AntesDePerguntar.

Existem também outras ListasDeDiscussao sobre projetos relacionados a Python e tecnologias derivadas.

Canal de IRC

O canal oficial da PythonBrasil é o #python-br do irc.freenode.org, mas também existem outros canais da comunidade Django e Zope. Em CanaisIRC você encontra maiores informações e um cliente web para facilitar o acesso.

Outros

Pesquise a Wiki com o Google

Pesquisar a Wiki da Python Brasil com o Google: