associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)
Impressione-se »
Python pode ser usada em diversos tipos de desenvolvimento.
Inicie-se »
Python pode ser usada livremente por qualquer desenvolvedor.
Aprenda mais »
Python tem uma sintaxe muito simples e também é fácil de aprender.
Envolva-se »
Participe da comunidade brasileira de desenvolvedores Python.

Diferenças para "PythonBrasil"

Diferenças entre as versões de 1 e 206 (205 versões de distância)
Revisão 1e 2003-11-14 00:07:19
Tamanho: 28
Editor: 3-046
Comentário:
Revisão 206e 2005-02-01 00:18:39
Tamanho: 8250
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 1: Linha 1:
Describe PythonBrasil here. #acl All:read AdminGroup:read,write,delete,revert,admin

Este site foi idealizado para abrigar todo o material sobre [http://python.org Python] editado em nosso idioma (Português). Ele utiliza o software MoinMoin que é um [http://c2.com/cgi/wiki Wiki] inteiramente escrito em Python. Esse sistema foi escolhido por sua facilidade de uso e por ser uma ferramenta bastante democrática, permitindo que se desenvolva material rapidamente. Veja o ComoUsarWiki para aprender a usar esta ferramenta.

= Casa nova e Metas =

Pronto. Já estamos de casa nova. Graças à ajuda do pessoal da [http://simplesconsultoria.com.br Simples Consultoria] foi possível a gente migrar para o nosso novo lar. É um servidor muito bacana com todas as funcionalidades necessárias para o funcionamento do sistema que opera este site.

A [http://simplesconsultoria.com.br Simples Consultoria] é uma empresa que ministra treinamentos em Zope, Plone e Python que são 3 das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento de software que eu conheço. Além de ministrar esses treinamentos eles também contribuem para outros projetos como na tradução do site [http://www.objectis.org Objectis], famoso por hospedar gratuitamente sites desenvolvidos em Zope e Plone, para o português e com a hospedagem de nosso querido site. Os treinamentos deles são ministrados em todo o Brasil por professores altamente qualificados (entre eles o LucianoRamalho) e são a única empresa no Brasil que pode expedir certificados reconhecidos pela própria Zope Corporation.

== Mudanças futuras ==

A nova versão do Moin que está rodando por aqui utiliza {{{UTF-8}}} como ''charset'' padrão do sistema. Por este motivo não é mais possível digitar as URLs acentuadas na barra de endereço do navegador para que ele abra as páginas normalmente. Devido a este problema eu vou iniciar um processo de renomear as páginas para que seus nomes não contenham mais acentos.

Farei isso gradativamente e conforme a minha utilização do site. Autorizarei também algumas pessoas para que outras pessoas possam ajudar nessa tarefa.

== Compromisso Python FISL ==

Como anunciei na lista de discussão vou pagar um almoço ('''ou''' jantar) em um restaurante de categoria média em Porto Alegre para cada um que tiver uma palestra sobre Python ou assunto relacionado intimamente relacionado (como PyGTK, Pygame, PyQT, Zope, Plone, wxPython, Webware, ...). O limite máximo da minha contribuição total será de R$100. Caso não seja possível eu estar presente no FISL este ano eu entrarei em contato com os palestrantes que estiverem listado na grade da programação do Fórum com alguns dias de antecedência e farei o depósito da quantia.

O endereço para submeter palestras para o FISL é: https://fisl.softwarelivre.org/papers/

== Codifiquemos-nos ==

Vocês sabem qual é a melhor forma de se promover uma linguagem de programação? Programando nela. E sabe qual é a melhor forma de saberem que você está programando nesta linguagem? Divulgando o seu software.

Então fica a proposta pra esse ano: Desenvolvam muito software com Python e divulguem isso (dicas para uma boa divulgação podem ser encontradas no documento [http://br-linux.org/divulgue/divulgacao_livre_br-linux.pdf Atraindo a atenção para seu projeto livre] de autoria de Augusto Campos).

Vou me esforçar para tentar lançar uma espécie de "Brazilian Python Contest" com regulamento e premiação para todos os projetos feitos em Python que forem lançados este ano.

= Iniciantes =

Leitura recomendada para aqueles que têm interesse ou são iniciantes na linguagem Python ou em ["Jython"]:

   * IntroPython - '''Em desenvolvimento'''. O Guia da comunidade Python Brasil para iniciantes da linguagem Python.
   * IntroduçãoPythonSimples - Uma Simples introdução a programação Python (escrito por RaLobao)
   * IntroduçãoPython e PythonApresentação - Artigos de OsvaldoSantanaNeto.
   * PythonInstantâneo - Artigo Magnus Lie Hetland traduzido por WanderleiAntonioCavassin.
   * IntroduçãoJythonDidática - Uma introdução bastante didática e relativamente completa dessa ferramenta que permite usar o poderio de Python e de Java juntos.
   * IntroduçãoJython - Uma introdução ao Jython: panorama, conceituações e prática. Artigo, apresentação e uma aplicação cliente/servidor (chat), por Eduardo Bastos e Juliano Freitas.

= Destaques =

'''Lançamento do smart''' - Finalmente, depois de tanto hype e espera o smart foi lançado oficialmente! Visite o sítio do smart em http://smartpm.org/. Baixe o pacote, instale em seu sistema, use, teste, reporte bugs e contribua com esta ferramenta feita em Python.

'''Saiu o Python 2.4''' - Nesta semana o pessoal da PSF anunciou o lançamento da versão 2.4 do Python. Entre os destaques desta nova versão podemos ver os tipos 'Set' builtin, generator expressions, novas funções builtin reversed()/sorted(), entre muitas outras melhorias que estão listadas no endereço http://www.python.org/dev/doc/devel/whatsnew/whatsnew24.html.

'''Screenshots do smart''' - Mais uma promissora ferramenta baseada em Python está sendo desenvolvida. Trata-se do [http://zorked.net/smart/ smart], uma ferramenta de atualização de pacotes agnóstica (funciona no Conectiva, Fedora, Slackware e outros) que veio para competir com as ferramentas urpmi, yum e apt. Além de ser feita em Python, o software é desenvolvido pelo Gustavo Niemeyer, que trabalha na Conectiva e faz parte da comunidade PythonBrasil! Aguardem mais novidades!

= Seções =

Aqui estão algumas das seções desse site. Se você gostaria de sugerir outras é só entrar em contato com o WikiMaster mais próximo.

   * PerguntasFreqüentes - Perguntas e Respostas frequentes.
   * NotíciasPython - Notícias sobre Python.
   * ProjetosPythonBrasil - Projetos apoiados pelo site.
   * DocumentaçãoPython - Documentação, Livros, Manuais, Tutoriais e afins.
   * PythonNaEducação - Página mantida por professores e coordenadores de cursos de Python {NEW}
   * CookBook - Trechos de códigos úteis.
   * SoftwarePython - Módulos, Editores e Ferramentas para desenvolvimento Python, bem como projetos desenvolvidos por brasileiros.
   * EmpresasPython - Empresas Brasileiras que já usam Python para aumentar seus lucros :)
   * OportunidadesDeEmprego - Vamos fazer a nossa parte no 'espetáculo do crescimento'. Empregue-se e ofereça empregos. Alguns recadinhos profissionais também estão aqui.
   * DiscussõesAleatórias - Se você não sabe em que página contribuir, use esta.

= Como Participar =

Você pode participar da comunidade PythonBrasil diretamente aqui no site, através da lista de discussão ou via IRC.

=== Lista de Discussão ===

A lista oficial do site é: python-brasil@yahoogrupos.com.br ([http://br.groups.yahoo.com/group/python-brasil/ página principal]). Para se cadastrar na python-brasil, envie email (com qualquer conteúdo/assunto) para python-brasil-subscribe@yahoogrupos.com.br. Feito isso você receberá um e-mail de confirmação. É só responder a esse e-mail e pronto.

[[HTML(<p><form method="get" action="http://br.groups.yahoo.com/subscribe/python-brasil">Assine a Lista:&nbsp;<input type="text" name="user" value="endereço de e-mail" size="20" /> <input type="submit" value="Assinar" /></form></p>)]]

'''Antes de enviar mensagens para a lista dê uma lida na página AntesDePerguntar.'''

Existe ainda uma lista chamada python-br que está sendo desativada. Se você tem conta nesta lista, por favor migre para a lista python-brasil.
Pedimos a todos pythonistas e curiosos que não remetam e-mails para a lista python-br! A lista python-br não tem como ser moderada ou gerenciada
devido a um problema de autenticação.

=== Canal de IRC ===

O canal oficial do '''Python''' no Brasil é o #python-br do irc.freenode.org.

=== Outros ===

   * CaixaDeSugestões - Coloque aqui as suas sugestões para o presente e o futuro do PythonBrasil.
   * PáginasPessoaisLivroDeVisitas - Livro de visitas do Site (entre aqui e deixe sua assinatura).
   * OutrosGruposUsuários - Outros sites de grupos de usuários Python.

Este site foi idealizado para abrigar todo o material sobre [http://python.org Python] editado em nosso idioma (Português). Ele utiliza o software MoinMoin que é um [http://c2.com/cgi/wiki Wiki] inteiramente escrito em Python. Esse sistema foi escolhido por sua facilidade de uso e por ser uma ferramenta bastante democrática, permitindo que se desenvolva material rapidamente. Veja o ComoUsarWiki para aprender a usar esta ferramenta.

Casa nova e Metas

Pronto. Já estamos de casa nova. Graças à ajuda do pessoal da [http://simplesconsultoria.com.br Simples Consultoria] foi possível a gente migrar para o nosso novo lar. É um servidor muito bacana com todas as funcionalidades necessárias para o funcionamento do sistema que opera este site.

A [http://simplesconsultoria.com.br Simples Consultoria] é uma empresa que ministra treinamentos em Zope, Plone e Python que são 3 das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento de software que eu conheço. Além de ministrar esses treinamentos eles também contribuem para outros projetos como na tradução do site [http://www.objectis.org Objectis], famoso por hospedar gratuitamente sites desenvolvidos em Zope e Plone, para o português e com a hospedagem de nosso querido site. Os treinamentos deles são ministrados em todo o Brasil por professores altamente qualificados (entre eles o LucianoRamalho) e são a única empresa no Brasil que pode expedir certificados reconhecidos pela própria Zope Corporation.

Mudanças futuras

A nova versão do Moin que está rodando por aqui utiliza UTF-8 como charset padrão do sistema. Por este motivo não é mais possível digitar as URLs acentuadas na barra de endereço do navegador para que ele abra as páginas normalmente. Devido a este problema eu vou iniciar um processo de renomear as páginas para que seus nomes não contenham mais acentos.

Farei isso gradativamente e conforme a minha utilização do site. Autorizarei também algumas pessoas para que outras pessoas possam ajudar nessa tarefa.

Compromisso Python FISL

Como anunciei na lista de discussão vou pagar um almoço (ou jantar) em um restaurante de categoria média em Porto Alegre para cada um que tiver uma palestra sobre Python ou assunto relacionado intimamente relacionado (como PyGTK, Pygame, PyQT, Zope, Plone, wxPython, Webware, ...). O limite máximo da minha contribuição total será de R$100. Caso não seja possível eu estar presente no FISL este ano eu entrarei em contato com os palestrantes que estiverem listado na grade da programação do Fórum com alguns dias de antecedência e farei o depósito da quantia.

O endereço para submeter palestras para o FISL é: https://fisl.softwarelivre.org/papers/

Codifiquemos-nos

Vocês sabem qual é a melhor forma de se promover uma linguagem de programação? Programando nela. E sabe qual é a melhor forma de saberem que você está programando nesta linguagem? Divulgando o seu software.

Então fica a proposta pra esse ano: Desenvolvam muito software com Python e divulguem isso (dicas para uma boa divulgação podem ser encontradas no documento [http://br-linux.org/divulgue/divulgacao_livre_br-linux.pdf Atraindo a atenção para seu projeto livre] de autoria de Augusto Campos).

Vou me esforçar para tentar lançar uma espécie de "Brazilian Python Contest" com regulamento e premiação para todos os projetos feitos em Python que forem lançados este ano.

Iniciantes

Leitura recomendada para aqueles que têm interesse ou são iniciantes na linguagem Python ou em ["Jython"]:

Destaques

Lançamento do smart - Finalmente, depois de tanto hype e espera o smart foi lançado oficialmente! Visite o sítio do smart em http://smartpm.org/. Baixe o pacote, instale em seu sistema, use, teste, reporte bugs e contribua com esta ferramenta feita em Python.

Saiu o Python 2.4 - Nesta semana o pessoal da PSF anunciou o lançamento da versão 2.4 do Python. Entre os destaques desta nova versão podemos ver os tipos 'Set' builtin, generator expressions, novas funções builtin reversed()/sorted(), entre muitas outras melhorias que estão listadas no endereço http://www.python.org/dev/doc/devel/whatsnew/whatsnew24.html.

Screenshots do smart - Mais uma promissora ferramenta baseada em Python está sendo desenvolvida. Trata-se do [http://zorked.net/smart/ smart], uma ferramenta de atualização de pacotes agnóstica (funciona no Conectiva, Fedora, Slackware e outros) que veio para competir com as ferramentas urpmi, yum e apt. Além de ser feita em Python, o software é desenvolvido pelo Gustavo Niemeyer, que trabalha na Conectiva e faz parte da comunidade PythonBrasil! Aguardem mais novidades!

Seções

Aqui estão algumas das seções desse site. Se você gostaria de sugerir outras é só entrar em contato com o WikiMaster mais próximo.

Como Participar

Você pode participar da comunidade PythonBrasil diretamente aqui no site, através da lista de discussão ou via IRC.

Lista de Discussão

A lista oficial do site é: python-brasil@yahoogrupos.com.br ([http://br.groups.yahoo.com/group/python-brasil/ página principal]). Para se cadastrar na python-brasil, envie email (com qualquer conteúdo/assunto) para python-brasil-subscribe@yahoogrupos.com.br. Feito isso você receberá um e-mail de confirmação. É só responder a esse e-mail e pronto.

HTML(<p><form method="get" action="http://br.groups.yahoo.com/subscribe/python-brasil">Assine a Lista:&nbsp;<input type="text" name="user" value="endereço de e-mail" size="20" /> <input type="submit" value="Assinar" /></form></p>)

Antes de enviar mensagens para a lista dê uma lida na página AntesDePerguntar.

Existe ainda uma lista chamada python-br que está sendo desativada. Se você tem conta nesta lista, por favor migre para a lista python-brasil. Pedimos a todos pythonistas e curiosos que não remetam e-mails para a lista python-br! A lista python-br não tem como ser moderada ou gerenciada devido a um problema de autenticação.

Canal de IRC

O canal oficial do Python no Brasil é o #python-br do irc.freenode.org.

Outros