associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "PythonApresentacao"

Diferenças entre as versões de 5 e 6
Revisão 5e 2004-11-09 12:38:47
Tamanho: 2629
Editor: 200-096-253-027
Comentário:
Revisão 6e 2004-11-15 10:02:55
Tamanho: 2670
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 6: Linha 6:
O desenvolvimento da linguagem Python foi iniciado em 1989 por Guido van Rossum, um holandês que foi buscar a inspiração para o nome da linguagem no título da série de TV ''Monty Python's flying circus'' do grupo humorístico britânico homônimo. O criador da linguagem Python queria criar uma linguagem de altíssimo nível que agregasse características importantes de diversas linguagens e ainda mantivesse uma sintaxe clara e sólida. Com essa idéia em mãos, ele iniciou o desenvolvimento da linguagem usando os moldes do desenvolvimento da maioria dos software livres disponíveis no mercado. O desenvolvimento da linguagem Python foi iniciado em 1989 por Guido van Rossum, um holandês que foi buscar a inspiração para o nome da linguagem no título da série de TV ''Monty Python's flying circus'' do grupo humorístico britânico homônimo. O criador da linguagem Python queria desenvolver uma linguagem de altíssimo nível que agregasse características importantes de diversas linguagens e ainda mantivesse uma sintaxe clara e sólida. Com essa idéia em mãos, ele iniciou o desenvolvimento da linguagem usando os moldes do desenvolvimento da maioria dos software livres disponíveis no mercado.
Linha 8: Linha 8:
Python atualmente possui características muito semelhantes às linguagens orientadas a objetos como Java, entretanto ela é considerada uma linguagem de nível mais alto e demonstra um desempenho equivalente e, em algumas situações, superior ao da linguagem Java. A portabilidade de Python também é importante ser destacada. Atualmente ela trabalha em qualquer ambiente baseado em Microsoft (inclusive .NET), UNIX, Linux e MacOS. Além disso, ainda existem projetos em desenvolvimento de interpretadores de ''byte-code'' Python para dispositivos ''embedded'' (embarcados). Python atualmente possui características muito semelhantes às linguagens orientadas a objetos como Java, entretanto ela é considerada uma linguagem de nível mais alto e demonstra um desempenho equivalente e, em algumas situações, superior ao da linguagem Java. A portabilidade de Python também é importante ser destacada. Atualmente ela trabalha em qualquer ambiente baseado em Microsoft (inclusive .NET), UNIX, Linux, MacOS e foi portada até para JVM (Jython). Além disso, ainda existem projetos em desenvolvimento de interpretadores de ''bytecode'' Python para dispositivos ''embedded'' (embarcados).

Python Apresentação

Atualmente tenho observado um movimento muito grande das empresas de desenvolvimento em direção do desenvolvimento de aplicações distribuídas. Tenho visto também uma quantidade muito grande de ferramentas para a execução desses trabalhos: linguagens, protocolos, interfaces, entre outras. Em conseqüência disso, vejo que o momento é propício para mostrar para o grande público o potencial de uma ferramenta de desenvolvimento, mais especificamente, uma linguagem de programação, que se chama Python.

O desenvolvimento da linguagem Python foi iniciado em 1989 por Guido van Rossum, um holandês que foi buscar a inspiração para o nome da linguagem no título da série de TV Monty Python's flying circus do grupo humorístico britânico homônimo. O criador da linguagem Python queria desenvolver uma linguagem de altíssimo nível que agregasse características importantes de diversas linguagens e ainda mantivesse uma sintaxe clara e sólida. Com essa idéia em mãos, ele iniciou o desenvolvimento da linguagem usando os moldes do desenvolvimento da maioria dos software livres disponíveis no mercado.

Python atualmente possui características muito semelhantes às linguagens orientadas a objetos como Java, entretanto ela é considerada uma linguagem de nível mais alto e demonstra um desempenho equivalente e, em algumas situações, superior ao da linguagem Java. A portabilidade de Python também é importante ser destacada. Atualmente ela trabalha em qualquer ambiente baseado em Microsoft (inclusive .NET), UNIX, Linux, MacOS e foi portada até para JVM (Jython). Além disso, ainda existem projetos em desenvolvimento de interpretadores de bytecode Python para dispositivos embedded (embarcados).

Python é uma linguagem orientada a objetos, interpretada e compilada em tempo de execução, possui suporte a tratamento de exceções e de erros, tipagem dinâmica e ampla documentação. Isso transforma Python numa linguagem apropriada para desenvolvimento rápido de aplicações e, ao mesmo tempo, permite que o código seja mantido facilmente.

Outras vantagens inerentes à Python é a sua sintaxe clara, limpa e sólida que a transforma em uma linguagem de fácil aprendizado. Python, além de uma linguagem de altíssimo nível, ainda possui licença compatível com a licença GPL da Free Software Foundation, isso faz dela uma linguagem independente de fornecedores exclusivos (como a Sun).

Fica claro com tudo isso que Python pode se tornar uma ferramenta de alto poder para o desenvolvimento rápido de aplicações sérias.


Osvaldo Santana Neto