associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "PythonApresentacao"

Diferenças entre as versões de 4 e 5
Revisão 4e 2004-11-09 01:28:32
Tamanho: 2592
Editor: 200-096-253-027
Comentário:
Revisão 5e 2004-11-09 12:38:47
Tamanho: 2629
Editor: 200-096-253-027
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 4: Linha 4:
Atualmente tenho observado um movimento muito grande das empresas de desenvolvimento em direção do desenvolvimento de aplicações distribuídas. Tenho visto também uma quantidade muito grande de ferramentas para a execução desses trabalhos: linguagens, protocolos, interfaces, entre outras. Em conseqüência disso vejo que o momento esta propício para mostrar para o grande público o potencial de uma ferramenta de desenvolvimento, mais especificamente uma linguagem de programação, que se chama: Python. Atualmente tenho observado um movimento muito grande das empresas de desenvolvimento em direção do desenvolvimento de aplicações distribuídas. Tenho visto também uma quantidade muito grande de ferramentas para a execução desses trabalhos: linguagens, protocolos, interfaces, entre outras. Em conseqüência disso, vejo que o momento é propício para mostrar para o grande público o potencial de uma ferramenta de desenvolvimento, mais especificamente, uma linguagem de programação, que se chama Python.
Linha 6: Linha 6:
O desenvolvimento da linguagem Python foi iniciado em 1989 por Guido van Rossum, um holandês que foi buscar o inspirarão para o nome da linguagem no título da série de TV, Monty Python's flying circus, do grupo humorístico britânico homônimo. O criador da linguagem Python queria criar uma linguagem de altíssimo nível que agregasse características importantes de diversas linguagens e ainda mantivesse uma sintaxe clara e sólida. Com essa ideia em mãos ele iniciou o desenvolvimento da linguagem usando os moldes do desenvolvimento da maioria dos software livres disponíveis no mercado. O desenvolvimento da linguagem Python foi iniciado em 1989 por Guido van Rossum, um holandês que foi buscar a inspiração para o nome da linguagem no título da série de TV ''Monty Python's flying circus'' do grupo humorístico britânico homônimo. O criador da linguagem Python queria criar uma linguagem de altíssimo nível que agregasse características importantes de diversas linguagens e ainda mantivesse uma sintaxe clara e sólida. Com essa idéia em mãos, ele iniciou o desenvolvimento da linguagem usando os moldes do desenvolvimento da maioria dos software livres disponíveis no mercado.
Linha 8: Linha 8:
Python atualmente possui características muito semelhantes com linguagens orientadas a objetos como Java, entretanto ela e considerada uma linguagem de mais alto nivel e demonstra um desempenho equivalente, e em algumas situações, superior ao da linguagem Java. A portabilidade de Python também e importante ser destacada. Atualmente ela trabalha em qualquer ambiente baseado em Microsoft (inclusive .NET), UNIX, Linux e MacOS. Além disso, ainda existem projetos em desenvolvimento de interpretadores de bytecode Python para dispositivos embedded. Python atualmente possui características muito semelhantes às linguagens orientadas a objetos como Java, entretanto ela é considerada uma linguagem de nível mais alto e demonstra um desempenho equivalente e, em algumas situações, superior ao da linguagem Java. A portabilidade de Python também é importante ser destacada. Atualmente ela trabalha em qualquer ambiente baseado em Microsoft (inclusive .NET), UNIX, Linux e MacOS. Além disso, ainda existem projetos em desenvolvimento de interpretadores de ''byte-code'' Python para dispositivos ''embedded'' (embarcados).
Linha 10: Linha 10:
Python é uma linguagem Orientada a objetos, Interpretada e compilada em tempo de execução, possui suporte a tratamento de Exceções e de erros, Tipagem dinâmica e ampla documentação. Isso transforma Python numa linguagem apropriada para desenvolvimento rápido de aplicações e ao mesmo tempo permite que o código seja mantido facilmente. Python é uma linguagem orientada a objetos, interpretada e compilada em tempo de execução, possui suporte a tratamento de exceções e de erros, tipagem dinâmica e ampla documentação. Isso transforma Python numa linguagem apropriada para desenvolvimento rápido de aplicações e, ao mesmo tempo, permite que o código seja mantido facilmente.
Linha 12: Linha 12:
Outras vantagens inerentes à Python é a sua sintaxe clara, limpa e sólida que a transforma em uma linguagem de fácil aprendizado. Python além de uma linguagem de altíssimo nível ainda possui licença compatível com a licença GPL da Free Software Foundation, isso faz dela uma linguagem independente de fornecedores exclusivos (como a Sun). Outras vantagens inerentes à Python é a sua sintaxe clara, limpa e sólida que a transforma em uma linguagem de fácil aprendizado. Python, além de uma linguagem de altíssimo nível, ainda possui licença compatível com a licença GPL da ''Free Software Foundation'', isso faz dela uma linguagem independente de fornecedores exclusivos (como a Sun).

Python Apresentação

Atualmente tenho observado um movimento muito grande das empresas de desenvolvimento em direção do desenvolvimento de aplicações distribuídas. Tenho visto também uma quantidade muito grande de ferramentas para a execução desses trabalhos: linguagens, protocolos, interfaces, entre outras. Em conseqüência disso, vejo que o momento é propício para mostrar para o grande público o potencial de uma ferramenta de desenvolvimento, mais especificamente, uma linguagem de programação, que se chama Python.

O desenvolvimento da linguagem Python foi iniciado em 1989 por Guido van Rossum, um holandês que foi buscar a inspiração para o nome da linguagem no título da série de TV Monty Python's flying circus do grupo humorístico britânico homônimo. O criador da linguagem Python queria criar uma linguagem de altíssimo nível que agregasse características importantes de diversas linguagens e ainda mantivesse uma sintaxe clara e sólida. Com essa idéia em mãos, ele iniciou o desenvolvimento da linguagem usando os moldes do desenvolvimento da maioria dos software livres disponíveis no mercado.

Python atualmente possui características muito semelhantes às linguagens orientadas a objetos como Java, entretanto ela é considerada uma linguagem de nível mais alto e demonstra um desempenho equivalente e, em algumas situações, superior ao da linguagem Java. A portabilidade de Python também é importante ser destacada. Atualmente ela trabalha em qualquer ambiente baseado em Microsoft (inclusive .NET), UNIX, Linux e MacOS. Além disso, ainda existem projetos em desenvolvimento de interpretadores de byte-code Python para dispositivos embedded (embarcados).

Python é uma linguagem orientada a objetos, interpretada e compilada em tempo de execução, possui suporte a tratamento de exceções e de erros, tipagem dinâmica e ampla documentação. Isso transforma Python numa linguagem apropriada para desenvolvimento rápido de aplicações e, ao mesmo tempo, permite que o código seja mantido facilmente.

Outras vantagens inerentes à Python é a sua sintaxe clara, limpa e sólida que a transforma em uma linguagem de fácil aprendizado. Python, além de uma linguagem de altíssimo nível, ainda possui licença compatível com a licença GPL da Free Software Foundation, isso faz dela uma linguagem independente de fornecedores exclusivos (como a Sun).

Fica claro com tudo isso que Python pode se tornar uma ferramenta de alto poder para o desenvolvimento rápido de aplicações sérias.


Osvaldo Santana Neto