associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

PyConBrasil2007

Sobre o processo de escolha

Os membros organizadores, patrocinadores e alguns palestrantes das PyConBrasil I e II estão convencidos de que uma eleição direta não seria necessariamente a melhor solução para a decisão sobre quem deveria hospedar a próxima PyConBrasil.

Este ano temos múltiplos candidatos, o que é um sinal de vitalidade e crescimento da nossa comunidade. A idéia é que um comitê (o mesmo que atuou no passado) será o responsável pela avaliação das propostas.

Caso a comunidade ou algum membro em particular seja contra ou tenha algo a dizer sobre este processo decisório, sua voz será certamente ouvida. O melhor canal para isso seria a próxima PyConBrasil, basta manifestar interesse e alocaremos um tempo para que manifeste sua opinião à todos presentes. Ainda que as listas de discussão sejam um mecanismo possível, nem todos que participam das listas estiverem presentes nas PyConBrasil. Portanto, para este tema é importante que a discussão seja "ao vivo e em cores". E dessa forma influenciar o processo de escolha da PyConBrasil2008. Para a PyConBrasil2007 vamos manter o time que está ganhando, ou seja usar o mesmo processo e o mesmo comitê formado desde 2004 (quando se decidiu a PyConBrasil2005). A composição do comitê de escolha começara a ser cadastrada no fim desta página.

Matriz de seleção do Anfitrião

Estamos começando os preparativos para a seleção de quem hospedará a PyConBrasil2007. Uma das metas é tornar o processo de seleção mais transparente, democrático (mas não muito) e principalmente mais objetivo.

Segue abaixo a matriz de critérios. Fiquem à vontade para adicionar critérios ou anfitriões.

Critérios

SERPRO

SOCIESC/IST

USP/UFSCar

Localização

Rio de Janeiro-RJ

Joinville-SC

São Carlos

Responsável

Giuseppe Romagnoli

Marco André Lopes Mendes

Sérgio Oliveira

Auditório

100 pessoas

300 pessoas

700

Salas Treino

1/20 (numero/pessoas)

até 10 laboratórios de ponta/40 a 46 pessoas em cada um

4/40

Streaming

não(*)

sim

sim

Gravação

sim

sim

sim

Palestrante

(paga/hospeda/transp)

a definir se conseguirmos patrocínio

pedende de patrocínio

Depoimentos dos Candidatos

Este é um espaço para cada candidato (em dois ou três parágrafos.. só não escreva Os Lusíadas) justificar e "vender o seu peixe" explicando por que acha que sua proposta trará de benefício a comunidade PZP.

SERPRO

Depois de Brasília e São Paulo (Campinas), um evento no Rio de Janeiro é muito significativo. Porque, além de permitir o acesso aos membros da comunidade e aos interessados residentes nesta cidade, a sua localização central irá faclilitar o deslocamento de pessoas de outros estados. Esta situação permitirá que ocorra uma grande adesão e exposição do evento, o que dará mais força para a consolidação da comunidade Python do Brasil.

O fato de ocorrer dentro de uma empresa pública federal, de reconhecida posição de destaque em TIC e que têm participado do movimento PZP através da adoção desta tecnologia em projetos estratégicos e da contratação de consultoria em diversas situações, reforça a situação de que existe uma sinergia entre a comunidade e as iniciativas externas.

No SERPRO, este evento será promovido em âmbito nacional através do uso de sistema de vídeo-conferência entre as unidades localizadas em várias capitais, dentre elas Brasilia, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Fortaleza. Este envolvimento proporcionará uma abrangência e uma oportunidade de divulgação ímpar, favorecendo a reunião de membros da comunidade em todo o país.

Também resaltamos que, para o SERPRO, será uma grande oportunidade de consolidar e estimular a criação de novos projetos em software livre e estreitar os laços com a comunidade Python. Também esperamos contar com a presença de funcionários de outras empresas cariocas, tal como a Petrobras que já utiliza PZP, e universidades.

E finalmente, não podemos deixar de comentar que a nossa cidade, além de bela, estará mais segura na ocasião por conta da PAN 2007 que será realizado em Julho deste ano.

(*) Será feita uma transmissão em video para todos os auditórios das regionis do SERPRO, oferecendo a possibilidade de que membros da comunidade possam participar do evento sem a necessidade de se deslocar para o Rio de Janeiro.

SOCIESC/IST

Porque Joinville:

  1. A SOCIESC é o exemplo com maior visibilidade da preparação de profissionais utilizando Python no Brasil atualmente, tendo formado aproximadamente 150 profissionais com treinamento em Python desde 2004.
  2. Joinville é um pólo de software na região sul do país, somando-se ainda Blumemau, Florianópolis e Curitiba (cidades no raio de, no máximo, 160 Km de Joinville). Além disto a repercussão do evento na cidade será enorme, atraindo imprensa regional, desenvolvedores e empresas de software da região.
  3. Esse mercado é praticamente inexplorado pela comunidade Python, apesar das iniciativas da própria SOCIESC.
  4. Um evento médio na SOCIESC tem capacidade de atingir no mínimo 400 pessoas, contando apenas o público interno, sem contar os laboratórios disponíveis para mini-cursos. Este público tornaria esta a maior PyConBrasil até o momento.

  5. A SOCIESC coloca pode colocar à disposição uma grande quantidade de laboratórios com configuração de ponta, para serem ministrados treinamentos em paralelo ou no período noturno.
  6. O evento será transmitido em tempo real pela Internet, podendo ser acompanhado pelas interessados que não tiverem condições de vir a Joinville.
  7. Um evento desse porte em Joinville, poderia alavancar negócios e facilitar a penetração de Python nas instituições de ensino e em empresas de software da região.
  8. Para maiores detalhes sobre a cidade, a SOCIESC e as facilidades de acesso, hospedagem, e turismo, acessem esta mensagem.

USP/UFSCar

---

Comitê de Escolha

(Por favor, mantenham a ordem alfabética. Cada membro do comitê sabe quem é e irá

  • cadastrar a si mesmo. Se você *tem dúvida se é* do comitê, então **não é** do comitê ;o)).

--- Quaisquer dúvidas enviar e-mail para a lista python-brasil@.