associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "PropostasFISL13"

Diferenças entre as versões de 30 e 31
Revisão 30e 2012-06-29 10:59:29
Tamanho: 5184
Comentário:
Revisão 31e 2012-06-29 22:17:21
Tamanho: 5509
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 16: Linha 16:
||Deployment de aplicações python na nuvem ||LeonardoSantagada ||Um tour pelas diferentes possibilidades de deployment de aplicações python, indo do deploy totalmente manual de arquivos usando ssh+scp até construção de pacotes debian, passando por fabric e configuração de nginx e gunicorn para aplicações web ||

Esta página serve para organizar as propostas de palestras da comunidade Python Brasil no FISL 13. Pedimos a todos que cadastrem suas palestras abaixo.

Este ano para o http://softwarelivre.org/fisl13 teremos 5 palestras que a APyB irá pré-aprovar (e nenhum slot de palestras relâmpago já que vai ter um espaço só pra isso esse ano!!!). Esse ano as palestras escolhidas vão ser anunciadas e os palestrantes terão que confirmar se vão estar presentes no FISL.

Palestras

Título

Palestrante(s)

Descrição

Título de exemplo

palestrante (com link para pagina pessoal que tenha email e CELULAR ou os dados aqui direto)

Descrição longa da palestra

Testando aplicações Django

FranciscoSouza (fss@acm.org)

Uma abordagem prática sobre testes em Django, baseada em exemplos reais de projetos Django de larga escala, desenvolvidos na Globo.com

Iteráveis, geradores e co-rotinas

LucianoRamalho (luciano!ramalho.org)

Partimos do padrão de projeto Iterator e mostramos suas várias manifestações e usos práticos em Python. O que já era excelente ficou melhor ainda, com funções e expressões geradoras, que permitem lidar com massas de dados muito grandes de modo eficiente e com baixo consumo de memória. Ao final, mostramos o uso de uma função geradora como co-rotina simplificando a programação assíncrona no framework Tornado. Mais detalhes: http://turing.com.br/wiki/index.php?title=Python:_iteráveis,_geradores_e_co-rotinas

Python para programadores PHP

Evaldo Junior (junior!casoft.info http://infog.casoft.info)

Python é uma poderosa linguagem de programação que vem ganhando espaço em equipes de desenvolvimento de pequenas e grandes empresas. A linguagem nasceu no início dos anos 90 e sempre teve foco em legibilidade do código e fazer mais com menos. Esta é uma palestra destinadas a desenvolvedores PHP, nela serão abordados os principais tópicos e frameworks para desenvolvimento Python para WEB, características da linguagem, diferenças para o PHP, sistema de módulos e pacotes, comunicação com banco, comunidade, ambiente para desenvolvimento, além de tópicos sobre desenvolvimento desktop e games.

O Estado do Plone

EricoAndrei (ericof!gmail.com)

O Plone é um sistema de gestão de conteúdo conhecido por sua facilidade de uso, segurança e aderência a padrões web e com utilização intensiva em sites governamentais -- ex: brasil.gov.br, serpro.gov.br, fbi.gov --, universidades -- metodista.br, psu.edu -- e intranets de empresas de diversos portes. Processos claros e conhecidos de colaboração, práticas de codificação e uso extensivo de testes automatizados e serviços de integração, o Plone preza pela qualidade de seu código e, graças as ações da Plone Foundation, também possui proteção da propriedade intelectual e licenciamento.A adoção do Deco, grid visual para criação de layouts, do Diazo, nova tecnologia para modificação de design, e o do Dexterty, para criação de novos tipos de conteúdo, dão ao Plone momentum adicional para o seu futuro. Nesta palestra apresentaremos o estado atual e futuro (roadmap) do Plone, suas novas tecnologias, os processos adotados em nossa comunidade e os ganhos obtidos graças a existência e atuação da Plone Foundation.

Processamento de Linguagem Natural para Leigos em Python

AdrianoPetrich (petrich!gmail.com)

Existem ferramentas ótimas para Processamento de Linguagem Natural(NLP) aprenda a usar essas ferramentas numa palestra pratica introdutória

ABC do UNICODE para desenvolvedores

JoaoSOBueno jsobueno!gmail.com *

Existem padrões distintos para codificação de caracteres acentuados - e todo desenvolvedor, em um momento ou outro, já se deparou com problemas devido a confusão desses padrões. Explica-se de forma clara o que é UNICODE, quais as principais codificações utilizadas, e como distinguir entre as mesmas, traduzindo dados de textos entre codificações diferentes. A linguagem Python é utlizada no decorrer da palestra para exemplificar como proceder em cada caso, assim como as soluções usadas pela linguagem nas versões 2.x e 3.x .

Demonstração de Poder e Atrocidade: One-Liners

HenriquePereira henriquep!acm.org e JoaoSOBueno jsobueno!gmail.com *

Nessa palestra você terá uma demonstração de one-liners feitos em Python que poderiam mudar a maneira como você vê o mundo. Será possível ver como alguns deles são estruturados, as técnicas mais comuns para o desenvolvimento de soluções em uma linha de código Python e scripts que podem ajudar no seu cotidiano.

Concorrência em Python

FranciscoSouza (fss@acm.org)

Uma apresentação sobre modelos de concorrência e como é possível aplica-los ao Python, e técnicas para desenvolver e testar aplicações concorrentes em Python.

Deployment de aplicações python na nuvem

LeonardoSantagada

Um tour pelas diferentes possibilidades de deployment de aplicações python, indo do deploy totalmente manual de arquivos usando ssh+scp até construção de pacotes debian, passando por fabric e configuração de nginx e gunicorn para aplicações web

*: Participante já conta com 3 palestras na grade oficial do FISL, sendo 2 relacionadas com Python: "Python como primeira linguagem" e "Usando a Arquitetura de Componentes do Zope com Python".

Votação

A votação é aberta para membros da APyB.