associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "PropostasFISL13"

Diferenças entre as versões de 29 e 30
Revisão 29e 2012-06-26 11:43:50
Tamanho: 4729
Editor: JoaoSOBueno
Comentário: Tive mais palestras aceitas no FISL, e estou removendoa maior parte das minahs entradas aqui. Fica uma que realmente faz falta, não só pra Pythonistas.
Revisão 30e 2012-06-29 10:59:29
Tamanho: 5184
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 13: Linha 13:

Linha 16: Linha 14:
||Demonstração de Poder e Atrocidade: One-Liners|| HenriquePereira henriquep!acm.org e JoaoSOBueno jsobueno!gmail.com '''*''' || Nessa palestra você terá uma demonstração de one-liners feitos em Python que poderiam mudar a maneira como você vê o mundo. Será possível ver como alguns deles são estruturados, as técnicas mais comuns para o desenvolvimento de soluções em uma linha de código Python e scripts que podem ajudar no seu cotidiano. ||

Esta página serve para organizar as propostas de palestras da comunidade Python Brasil no FISL 13. Pedimos a todos que cadastrem suas palestras abaixo.

Este ano para o http://softwarelivre.org/fisl13 teremos 5 palestras que a APyB irá pré-aprovar (e nenhum slot de palestras relâmpago já que vai ter um espaço só pra isso esse ano!!!). Esse ano as palestras escolhidas vão ser anunciadas e os palestrantes terão que confirmar se vão estar presentes no FISL.

Palestras

Título

Palestrante(s)

Descrição

Título de exemplo

palestrante (com link para pagina pessoal que tenha email e CELULAR ou os dados aqui direto)

Descrição longa da palestra

Testando aplicações Django

FranciscoSouza (fss@acm.org)

Uma abordagem prática sobre testes em Django, baseada em exemplos reais de projetos Django de larga escala, desenvolvidos na Globo.com

Iteráveis, geradores e co-rotinas

LucianoRamalho (luciano!ramalho.org)

Partimos do padrão de projeto Iterator e mostramos suas várias manifestações e usos práticos em Python. O que já era excelente ficou melhor ainda, com funções e expressões geradoras, que permitem lidar com massas de dados muito grandes de modo eficiente e com baixo consumo de memória. Ao final, mostramos o uso de uma função geradora como co-rotina simplificando a programação assíncrona no framework Tornado. Mais detalhes: http://turing.com.br/wiki/index.php?title=Python:_iteráveis,_geradores_e_co-rotinas

Python para programadores PHP

Evaldo Junior (junior!casoft.info http://infog.casoft.info)

Python é uma poderosa linguagem de programação que vem ganhando espaço em equipes de desenvolvimento de pequenas e grandes empresas. A linguagem nasceu no início dos anos 90 e sempre teve foco em legibilidade do código e fazer mais com menos. Esta é uma palestra destinadas a desenvolvedores PHP, nela serão abordados os principais tópicos e frameworks para desenvolvimento Python para WEB, características da linguagem, diferenças para o PHP, sistema de módulos e pacotes, comunicação com banco, comunidade, ambiente para desenvolvimento, além de tópicos sobre desenvolvimento desktop e games.

O Estado do Plone

EricoAndrei (ericof!gmail.com)

O Plone é um sistema de gestão de conteúdo conhecido por sua facilidade de uso, segurança e aderência a padrões web e com utilização intensiva em sites governamentais -- ex: brasil.gov.br, serpro.gov.br, fbi.gov --, universidades -- metodista.br, psu.edu -- e intranets de empresas de diversos portes. Processos claros e conhecidos de colaboração, práticas de codificação e uso extensivo de testes automatizados e serviços de integração, o Plone preza pela qualidade de seu código e, graças as ações da Plone Foundation, também possui proteção da propriedade intelectual e licenciamento.A adoção do Deco, grid visual para criação de layouts, do Diazo, nova tecnologia para modificação de design, e o do Dexterty, para criação de novos tipos de conteúdo, dão ao Plone momentum adicional para o seu futuro. Nesta palestra apresentaremos o estado atual e futuro (roadmap) do Plone, suas novas tecnologias, os processos adotados em nossa comunidade e os ganhos obtidos graças a existência e atuação da Plone Foundation.

Processamento de Linguagem Natural para Leigos em Python

AdrianoPetrich (petrich!gmail.com)

Existem ferramentas ótimas para Processamento de Linguagem Natural(NLP) aprenda a usar essas ferramentas numa palestra pratica introdutória

ABC do UNICODE para desenvolvedores

JoaoSOBueno jsobueno!gmail.com *

Existem padrões distintos para codificação de caracteres acentuados - e todo desenvolvedor, em um momento ou outro, já se deparou com problemas devido a confusão desses padrões. Explica-se de forma clara o que é UNICODE, quais as principais codificações utilizadas, e como distinguir entre as mesmas, traduzindo dados de textos entre codificações diferentes. A linguagem Python é utlizada no decorrer da palestra para exemplificar como proceder em cada caso, assim como as soluções usadas pela linguagem nas versões 2.x e 3.x .

Demonstração de Poder e Atrocidade: One-Liners

HenriquePereira henriquep!acm.org e JoaoSOBueno jsobueno!gmail.com *

Nessa palestra você terá uma demonstração de one-liners feitos em Python que poderiam mudar a maneira como você vê o mundo. Será possível ver como alguns deles são estruturados, as técnicas mais comuns para o desenvolvimento de soluções em uma linha de código Python e scripts que podem ajudar no seu cotidiano.

Concorrência em Python

FranciscoSouza (fss@acm.org)

Uma apresentação sobre modelos de concorrência e como é possível aplica-los ao Python, e técnicas para desenvolver e testar aplicações concorrentes em Python.

*: Participante já conta com 3 palestras na grade oficial do FISL, sendo 2 relacionadas com Python: "Python como primeira linguagem" e "Usando a Arquitetura de Componentes do Zope com Python".

Votação

A votação é aberta para membros da APyB.