associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "PropostasFISL13"

Diferenças entre as versões de 24 e 25
Revisão 24e 2012-06-23 02:36:21
Tamanho: 6303
Editor: JoaoSOBueno
Comentário:
Revisão 25e 2012-06-23 02:38:32
Tamanho: 6391
Editor: JoaoSOBueno
Comentário: JS brignado com o $%%%$#@@!$% do wiki que tem um limite secreto do tamanho do texto na tabela
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 18: Linha 18:
Python permite através de introspecção et al. a alteração do comportamento normal da linguagem, com a adição de funcionalidades tais como lazy execution, programação orientada a aspectos, "lispização", persistência transparente de dados e outras coisas, com o uso de decoradores, metaclasses, cantos obscuros da biblioteca padrão, instrospecção de frames e abuso dos mecanismos de depuração. Veja um pouco de tudo isso. Python permite através de introspecção et al. a alteração do comportamento normal da linguagem, com a adição de funcionalidades tais como lazy execution, rogramação orientada a aspectos, "lispização", persistência transparente de dados||
|| continuando || || tail recursion, uso de co-rotinas,
e outras coisas, com o uso de decoradores, metaclasses, cantos obscuros da biblioteca padrão, instrospecção de frames e abuso dos mecanismos de depuração. Veja um pouco de tudo isso com alguns fogos de artificio.

Esta página serve para organizar as propostas de palestras da comunidade Python Brasil no FISL 13. Pedimos a todos que cadastrem suas palestras abaixo.

Este ano para o http://softwarelivre.org/fisl13 teremos 5 palestras que a APyB irá pré-aprovar (e nenhum slot de palestras relâmpago já que vai ter um espaço só pra isso esse ano!!!). Esse ano as palestras escolhidas vão ser anunciadas e os palestrantes terão que confirmar se vão estar presentes no FISL.

Palestras

Título

Palestrante(s)

Descrição

Título de exemplo

palestrante (com link para pagina pessoal que tenha email e CELULAR ou os dados aqui direto)

Descrição longa da palestra

Testando aplicações Django

FranciscoSouza (fss@acm.org)

Uma abordagem prática sobre testes em Django, baseada em exemplos reais de projetos Django de larga escala, desenvolvidos na Globo.com

Iteráveis, geradores e co-rotinas

LucianoRamalho (luciano!ramalho.org)

Partimos do padrão de projeto Iterator e mostramos suas várias manifestações e usos práticos em Python. O que já era excelente ficou melhor ainda, com funções e expressões geradoras, que permitem lidar com massas de dados muito grandes de modo eficiente e com baixo consumo de memória. Ao final, mostramos o uso de uma função geradora como co-rotina simplificando a programação assíncrona no framework Tornado. Mais detalhes: http://turing.com.br/wiki/index.php?title=Python:_iteráveis,_geradores_e_co-rotinas

Python para programadores PHP

Evaldo Junior (junior!casoft.info http://infog.casoft.info)

Python é uma poderosa linguagem de programação que vem ganhando espaço em equipes de desenvolvimento de pequenas e grandes empresas. A linguagem nasceu no início dos anos 90 e sempre teve foco em legibilidade do código e fazer mais com menos. Esta é uma palestra destinadas a desenvolvedores PHP, nela serão abordados os principais tópicos e frameworks para desenvolvimento Python para WEB, características da linguagem, diferenças para o PHP, sistema de módulos e pacotes, comunicação com banco, comunidade, ambiente para desenvolvimento, além de tópicos sobre desenvolvimento desktop e games.

O Estado do Plone

EricoAndrei (ericof!gmail.com)

O Plone é um sistema de gestão de conteúdo conhecido por sua facilidade de uso, segurança e aderência a padrões web e com utilização intensiva em sites governamentais -- ex: brasil.gov.br, serpro.gov.br, fbi.gov --, universidades -- metodista.br, psu.edu -- e intranets de empresas de diversos portes. Processos claros e conhecidos de colaboração, práticas de codificação e uso extensivo de testes automatizados e serviços de integração, o Plone preza pela qualidade de seu código e, graças as ações da Plone Foundation, também possui proteção da propriedade intelectual e licenciamento.A adoção do Deco, grid visual para criação de layouts, do Diazo, nova tecnologia para modificação de design, e o do Dexterty, para criação de novos tipos de conteúdo, dão ao Plone momentum adicional para o seu futuro. Nesta palestra apresentaremos o estado atual e futuro (roadmap) do Plone, suas novas tecnologias, os processos adotados em nossa comunidade e os ganhos obtidos graças a existência e atuação da Plone Foundation.

Processamento de Linguagem Natural para Leigos em Python

AdrianoPetrich (petrich!gmail.com)

Existem ferramentas ótimas para Processamento de Linguagem Natural(NLP) aprenda a usar essas ferramentas numa palestra pratica introdutória

Python como Primeira Linguagem de Programação

JoaoSOBueno jsobueno!gmail.com

Python é uma linguagem de alto nível, de tipagem dinâmica, multi-plataforma e com um mínimo de passos entre o início de um projeto e ter um programa funcional. Um de seus preceitos é não ser uma barreira entre as idéias do desenvolvedor e sua implementação. Entre outras, é adotada como primeira linguagem de programação pelo MIT em seus cursos Ciêncinão previstas,as da Computação.

Desenvolvimento Multimídia com Kivy e Python

JoaoSOBueno jsobueno!gmail.com

Possibilidade de desenvolver um único projeto que funcione no Desktop e em dispositivos Android. Kivy permite o desenvolvimento de aplicativos tradicionais ou jogos, de forma concisa, fazendo uso de capacidades multitouch de dispositivos móveis, e aproveitando todas as facilidades da linguagem de programação Python. Demonstração de um jogo simples construído com o framework.

Usando a Arquitetura de Componentes do Zope com Python

JoaoSOBueno jsobueno!gmail.com

Aplicações complexas se beneficiam de flexibilidade para adicionar comportamentos e capacidades a componentes já existentes. A Arquitetura de Componentes do Zope - ZCA - possui funcionalidades não restritas ao desenvolvimento Web, que permitem a flexibilização de tipos de dados, e criação automática de interfaces. Exemplo de criação de aplicação GUI com comportamentos adicionados aos objetos via ZCA.

ABC do UNICODE para desenvolvedores

JoaoSOBueno jsobueno!gmail.com

Existem padrões distintos para codificação de caracteres acentuados - e todo desenvolvedor, em um momento ou outro, já se deparou com problemas devido a confusão desses padrões. Explica-se de forma clara o que é UNICODE, quais as principais codificações utilizadas, e como distinguir entre as mesmas, traduzindo dados de textos entre codificações diferentes. A linguagem Python é utlizada no decorrer da palestra para exemplificar como proceder em cada caso, assim como as soluções usadas pela linguagem nas versões 2.x e 3.x .

||MetaPython: Quando trocamos os encamentos - 2012 || JoaoSOBueno jsobueno!gmail.com || Python permite através de introspecção et al. a alteração do comportamento normal da linguagem, com a adição de funcionalidades tais como lazy execution, rogramação orientada a aspectos, "lispização", persistência transparente de dados|| || continuando || || tail recursion, uso de co-rotinas, e outras coisas, com o uso de decoradores, metaclasses, cantos obscuros da biblioteca padrão, instrospecção de frames e abuso dos mecanismos de depuração. Veja um pouco de tudo isso com alguns fogos de artificio. ||

Votação

A votação é aberta para membros da APyB.