associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "PropostaDeLogo"

Diferenças entre as versões de 12 e 13
Revisão 12e 2004-06-28 13:39:33
Tamanho: 2218
Comentário:
Revisão 13e 2004-06-28 13:41:32
Tamanho: 2214
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 17: Linha 17:
Como uma das qualidades do Python é tornar tarefas muito difíceis possĩveis, eu acho que o símbolo tem tudo a ver. Como uma das qualidades do Python é tornar tarefas muito difíceis possíveis, eu acho que o símbolo tem tudo a ver.

http://ramalho.org/img/emblema-feb.jpg

Cobra fumando, símbolo da FEB

O emblema da cobra fumando era o distintivo da Força Expedicionária Brasileira (FEB), nossa participação no esforço de guerra contra o nazismo.

Quando tive a idéia de associar esta imagem ao Python, pedi para o meu amigo e grande ilustrador Mario AV redesenhar o emblema a partir de algumas referências (veja abaixo). A meu pedido, o Mario fez uma tarja azul simétrica à de cima, e colocou nela a palava Python, embaixo da cobra. Ao ver a imagem pronta, achei que era falta de respeito da minha parte mudar o emblema da FEB, e agora a minha proposta é simplesmente usarmos a figura como ela era, apenas refeita para o meio eletrônico:

http://ramalho.org/img/pythonbrasil.png

Por que uma cobra fumando?

A origem deste símbolo foi uma disputa política. Na época, os oficiais do exército brasileiro estavam divididos: parte era favorável aos aliados, outros apoiavam o Eixo nazi-fascista e propunham a nossa neutralidade diante da ocupação de praticamente toda a Europa. Segundo um artigo da FGV, a FEB "Adotou como emblema uma cobra fumando, em alusão àqueles que diziam que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil participar da guerra".

A cobra fumando simbolizava a impossibilidade. Quando o Brasil finalmente resolveu apoiar os aliados, a imagem improvável foi escolhida para representar a vitória política daqueles brasileiros que queriam lutar pela libertação da Europa (mesmo vivendo, ironicamente, sob a ditadura Vargas).

Como uma das qualidades do Python é tornar tarefas muito difíceis possíveis, eu acho que o símbolo tem tudo a ver.

Algumas referências sobre a FEB onde aparece o emblema da cobra fumando

[http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_brnaguerra_feb.htm Artigo da FGV citado acima]

[http://www.jaymemonjardim.com.br/aquarela/guerra/conteudo.htm Divulgação da mini-série Aquarela do Brasil, que retratou a vida brasileira na época da II Guerra Mundial]

[http://www.brasilcult.pro.br/historia/feb/hist01.htm Album de figurinhas sobre a FEB]

PS. O Ministério da Saúde Adverte: fumar provoca diversos males à sua saúde.