associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "PedroWerneck"

Diferenças entre as versões de 8 e 17 (9 versões de distância)
Revisão 8e 2004-01-28 02:22:03
Tamanho: 2261
Editor: PedroWerneck
Comentário:
Revisão 17e 2008-09-26 14:07:52
Tamanho: 2376
Editor: localhost
Comentário: converted to 1.6 markup
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 1: Linha 1:
#pragma section-numbers off
= Pedro Werneck =
= Colaborações =
Linha 4: Linha 3:
Python teve uma importância grande na minha vida profissional, porque eu nunca tinha considerado seriamente a possibilidade de me dedicar profissionalmente na área de programação até conhecê-la. Eletrônica era meu hobby desde os 9 anos, mas com 10 eu ganhei um computador (um lindo 286) e graças a um amigo acabei adotando a programação como segundo hobby. Logo a complexidade dos meus projetos de eletrônica ultrapassou as possibilidades práticas de realização ''caseira'' e a programação tomou o lugar. Algumas das minhas colaborações relacionadas à linguagem Python

== Projetos ==

 * PythonDoc - Projeto de tradução da documentação oficial da linguagem Python para o Português.

 * HoneyPython - Framework de rede assíncrono para a criação de Honeypots (originalmente criado para o projeto Honeypot-BR http://www.honeypot.com.br).
Linha 7: Linha 12:
Desde então passei a ter um interesse crescente por linguagens de programação, difícil de ser satisfeito em uma cidade de 20,000 habitantes, onde a única opção de aprendizado eram os livros paleozóicos da biblioteca pública, e conseguir um compilador era quase impossível. Eu me interessava, mas ainda não tinha ''aquela'' paixão. :) Há cerca de três anos conheci Python, meio que por acaso, enquanto instalava o FreeBSD Unix em uma máquina, e foi amor à primeira vista. Eu já programava em Perl, e até gostava, mas a simplicidade e o poder da sintaxe de Python me fascinaram. == Artigos ==

 * TestDrivenDevelopment - Artigo sobre um dos aspectos da metodologia Extreme Programming e exemplos de como adotar unittests em seu código.

 * ReferenciasCruzadas - Como evitar problemas com referências circulares usando os módulos weakref e gc.

 * [[ComparacaoDeGUIs]] - Breve análise, vantagens, desvantagens e outros detalhes das principais bibliotecas para desenvolvimento de interfaces gráficas disponíveis para Python.
Linha 10: Linha 21:
Infelizmente, eu tive o mesmo problema que acredito que muitos usuários de Python têm: convencer os colegas de trabalho. Eu era sócio em um ISP, onde a maioria das tarefas de administração eram feitas com Perl, algo perfeitamente aceitável. Mas o meu sócio insistia em usá-la também para Web. Logo a intransigência em aceitar o que era claramente uma opção melhor (por um motivo tão absurdo que nem merece ser citado) se juntou aos outros conflitos e deixei a sociedade. == Traduções ==

 * UnificandoTiposClasses - Tradução de artigo de Guido Van Rossum sobre as alterações radicais feitas na linguagem na versão 2.2.

 * GuiaDeEstilo - Tradução da PEP-8 - Python Style Guidelines para o Português. Dicas e convenções usadas na edição e formatação de código em Python.
Linha 13: Linha 28:
De lá pra cá, procurei me aprofundar o máximo possível na linguagem. Profissionalmente, fiz alguns trabalhos free-lancer desenvolvendo softwares comerciais e tive ótimos resultados usando Python como primeira linguagem em cursos de programação. == CookBook e outros ==

 * MapeandoErrosParaExcecoes - Uma idéia para mapear códigos de erro do sistema operacional para exceções.

 * MonitorandoSocketsComPyGtk - Exemplo de como usar as funções de monitorar IO embutidas em PyGTK para manipular sockets e arquivos de forma assíncrona.

 * MonitorandoSocketsComTkinter - A mesma idéia do exemplo anterior, porém usando Tkinter.

 * VerificadorDeCpf - Módulo contendo funções e classe para verificação de números de CPF.

 * WeakList - Especialização da classe List para que não incremente a contagem de referências dos objetos contidos nela.

 * TkShisenSho - Joguinho variante de Mahjongg, em Tkinter

 * ([[http://aspn.activestate.com/ASPN/Cookbook/Python/Recipe/202052|Moving Geometry Methods in Tkinter]]) - Como criar um novo componente em Tkinter através da união de componentes existentes, mantendo a utilização dos métodos uniforme
Linha 16: Linha 45:
O único grande defeito de Python na minha opinião, é que depois de conhecê-la você perde muito o interesse em aprender outras linguagens :). Só Eiffel e Lua me pareceram interessantes. = Contato =

pjwerneck |at| gmail.com
Linha 19: Linha 50:
---- Costumo frequentar os canais de IRC: #python-br em irc.freenode.org e #python em irc.brasnet.org
Linha 21: Linha 52:
e-mails:

pedro.werneck em terra.com.br
pedro.werneck em bol.com.br

ICQ: 35797487

IRC: #python-br em irc.freenode.org, #python em irc.brasnet.org

E meu blog em http://diaspar.blogspot.com, embora não seja específico sobre o assunto, costumo comentar algo sobre Python por lá.

Colaborações

Algumas das minhas colaborações relacionadas à linguagem Python

Projetos

  • PythonDoc - Projeto de tradução da documentação oficial da linguagem Python para o Português.

  • HoneyPython - Framework de rede assíncrono para a criação de Honeypots (originalmente criado para o projeto Honeypot-BR http://www.honeypot.com.br).

Artigos

  • TestDrivenDevelopment - Artigo sobre um dos aspectos da metodologia Extreme Programming e exemplos de como adotar unittests em seu código.

  • ReferenciasCruzadas - Como evitar problemas com referências circulares usando os módulos weakref e gc.

  • ComparacaoDeGUIs - Breve análise, vantagens, desvantagens e outros detalhes das principais bibliotecas para desenvolvimento de interfaces gráficas disponíveis para Python.

Traduções

  • UnificandoTiposClasses - Tradução de artigo de Guido Van Rossum sobre as alterações radicais feitas na linguagem na versão 2.2.

  • GuiaDeEstilo - Tradução da PEP-8 - Python Style Guidelines para o Português. Dicas e convenções usadas na edição e formatação de código em Python.

CookBook e outros

  • MapeandoErrosParaExcecoes - Uma idéia para mapear códigos de erro do sistema operacional para exceções.

  • MonitorandoSocketsComPyGtk - Exemplo de como usar as funções de monitorar IO embutidas em PyGTK para manipular sockets e arquivos de forma assíncrona.

  • MonitorandoSocketsComTkinter - A mesma idéia do exemplo anterior, porém usando Tkinter.

  • VerificadorDeCpf - Módulo contendo funções e classe para verificação de números de CPF.

  • WeakList - Especialização da classe List para que não incremente a contagem de referências dos objetos contidos nela.

  • TkShisenSho - Joguinho variante de Mahjongg, em Tkinter

  • (Moving Geometry Methods in Tkinter) - Como criar um novo componente em Tkinter através da união de componentes existentes, mantendo a utilização dos métodos uniforme

Contato

pjwerneck |at| gmail.com

Costumo frequentar os canais de IRC: #python-br em irc.freenode.org e #python em irc.brasnet.org

E meu blog em http://diaspar.blogspot.com, embora não seja específico sobre o assunto, costumo comentar algo sobre Python por lá.