associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Revisão 20e 2004-07-05 19:59:07

Excluir mensagem

OportunidadesDeEmprego

Oportunidades de emprego

Atendendo à solicitação que o Arkanjuca me fez via MSN estou criando essa seção para que você empressário ofereça uma vaga para aquele programador inteligente (afinal ele programa em Python) e para você programador Python que está cansado daquela vida no sofá 'coçando' e quer garantir o leite das crianças...

/!\ Atenção: A vaga para programador Python na NASA é fictícia e está aqui apenas como um exemplo. O CV do OsvaldoSantanaNeto... também... mas se você realmente quiser que eu trabalhe com você e oferecer o que está ali... eu te garanto que aceito o emprego :)

Precisa-se

  • DateTime(2004-06-23T12:00:00) Programador Python - 2 vagas para programador Python (trabalho por projeto) R$1700,00/mês para cada. Desenvolvimento de interface de administração Web (Apache, iptables, clamav, ...) em Apache e mod_python. Todo o trabalho final será liberado sob GPL/LGPL, ou seja, é ganhar para fazer software livre). As vagas são para Curitiba. Interessados devem entrar em contato com o Frank Alcantara no e-mail frankalcantara (a) thyamad (ponto) com

  • DateTime(2004-06-16T12:00:00) Programador Python/Zope/Plone - com noções de CSS, HTML, Python, Zope, Plone, DTML, Page Templates e ter boa noção de Orientação a Objetos. Contratação como pessoa jurídica. Interessandos enviar e-mail com CV para pablo_bs (arroba) click21 (ponto) com.br ou para pablo.santos (a) laq.com.br

  • DateTime(2004-06-14T12:00:00) Programador Python/Zope/Plone - a [http://www.interlegis.gov.br Interlegis] está precisando de desenvolvedor com esperiência em Zope/Plone/Python para trabalhar em Brasília. A empresa oferece um bom ambiente de trabalho (eu conheci o pessoal do Interlegis durante o 5o. FISL e posso assegurar que o pessoal é bacana), oportunidade de realizar trabalhos interessantes (em Python! Imaginou?), Plano de Saúde e salário compatível com o cargo. Quem estiver interessado envie um Curriculum Vitae para o Paulo Fernandes no e-mail paulofernandes (a) interlegis.gov.br com o assunto: [DSVINTER].

/!\ Aviso: Os endereços de e-mails dos anúncios estão na forma que estão para evitar que os robôs (crawlers) dos spammers capturem-nos.

Oferece-se

  • OsvaldoSantanaNeto - Programador muito bom, produz código de altíssima qualidade é um dos WikiMaster (ainda o único) do PythonBrasil procura emprego em empresa que pague muito bem, tenha pouco trabalho pra ser feito (de preferência em Python), e que ofereça chances de viagens pelo mundo afora por conta da compania. Interessados num programador perfeito como eu devem ligar para o 0300 31 1234 (R$0,27 por ligação + impostos).

  • João Paulo F Farias - Também sou um excelente programador. Apesar de minha especialidade ser C/C++, adoro Python e também gosto um pouco de Java (só um pouco). Também programo em VB, Clipper, PHP, ASP, C#, bash, ASM, PocketC, ... Acho que programo qualquer coisa que seja programável (modesto, naum?). Bom, se alguém me pagar (bem) para programar em Python e eu puder continuar morando aqui em Natal - RN, tou topando.
  • Rodrigo Braga - Diferentemente do Osvaldo e do João ainda não sou tão fera assim, estou em busca de uma oportunidade para que eu possa mergulhar definitivamente em Python, Zope e afins, sou carioca e estrei aguardando a oportunidade dourada :-) interessados favor enviar e-mail para: rs_braga (arroba) yahoo.com.br.

Dicas e Recados para Profissionais

Como está o mercado de trabalho nos EUA

Recebi uma [http://www.sdmagazine.com/documents/s=8939/sdm0311a/sdm0311a.html URL] da [http://www.sdmagazine.com Software Development Magazine] (é necessário se cadastrar no site para poder ler a matéria, portanto, fique atento para desmarcar as opções das newsletters deles para não ficar recebendo spam para sempre) que mostra o resultado de uma pesquisa sobre o mercado de trabalho de desenvolvimento nos EUA. Estou colocando aqui pois pude observar que a linguagem Python aparece na tabela de remuneração para programadores por linguagem como uma das linguagens. O programador Python é um dos programadores mais caros. Na sua opinião, isso é bom ou é ruim para a linguagem? Como fazer esse cenário ficar mais favorável?

Python para profissionais iniciantes

From:    Luciano Ramalho
To:      Adonair
Subject: [python-br] Interesse pelo mercado de trabalho

Caro Adonair, (este foi o nome que eu deduzi do seu e-mail, acertei?)

Errei: o nome dele é Adonai -- LR

Eu também comecei a programar com 15 anos!

Como você está começando, creio que a sua preocupação maior tem que ser com a sua formação enquanto profissional no sentido mais amplo, e neste aspecto é IMPORTANTÍSSIMO conhecer mais de uma linguagem. Eu nunca conheci um bom programador que só soubesse uma linguagem de programação.

Agora, é evidente que para começar, vale a pena se concentrar em uma linguagem e adqurir proficiência nela, antes de partir para outras. E para começar, o Python me parece uma opção muito melhor que o VB e o Delphi, pelos seguintes motivos:

  • Python é multi-plataforma: você pode programar para Linux, Windows, MacOS, Unix etc.
    • Até mesmo games, que costumam ser fortemente dependentes de plataforma, podem ser multi-plataforma quando feitos em Python (através da fantástica biblioteca PyGame). Quem acha que o fato de ser multi-plataforma não é importante, deve observar o que está acontecendo neste momento no Governo Federal, que está tentando se livrar da dependência em relação à plataforma Microsoft mas está encontrando grandes dificuldades porque as soluções implementadas sobre Windows com ferrmentas MS não rodam em outras plataforma e estão tendo que ser reescritas, gerando gastos desnecessários. Como profissional, é muito melhor ter uma formação multi-plataforma, porque a plataforma que domina hoje pode não ser tão importante amanhã. (Certamente não será, porque a mudança é a única certeza). Por outro lado, se você precisar fazer um programa que integre com um sistema .Net, saiba que o Python fala perfeitamente com componentes COM.

  • Python é uma linguagem moderna, com suporte nativo a orientação a objetos e programação funcional;
    • A programação orientada a objetos chegou ao mercado, e chegou para ficar. O Python estimula e facilita este estilo de programação, e suas bibliotecas de código trazem exemplos excelentes de POO. A programação funcional é outro paradigma, tão importante que no famoso MIT é o estilo de programação mais enfatizado. Com Python você pode aprender e aplicar os dois estilos.
  • Python é mais fácil de aprender do que Java, mas não há nada que possa ser feito em Java que não possa ser feito em Python; e através do Jython dá para aprender e usar toda a vasta API do Java;
    • Existe uma grande demanda não atendida para programadores Java, o que significa bons salários (bem melhores que os oferecidos para quem só sabe VB ou Delphi). Python é mais parecido com Java do que VB e Delphi, e se integra perfeitamente à plataforma Java através do Jython.
  • Python é muito mais usada que VB ou Delphi em projetos de software livre.
    • Acredito muito no futuro do software livre como a melhor forma de resolver os problemas decorrentes do monopólio do Windows. Participar de um projeto de software livre também é uma excelente forma de você se aperfeiçoar, estudando o código de feras e recebendo dicas deles. Se você também acredita nisto, é bom saber que no Sourceforge existem 2802 projetos em Python, 1638 em VB e 1317 em Delphi/Kylix. As únicas linguagens mais populares que o Python no sourceforge são (na ordem): C, C++, Java , PHP e Perl.
  • Vários gurus recomendam
    • O Eric Raymond em seu HOW-TO "Como se tornar um Hacker" (http://www.catb.org/~esr/faqs/hacker-howto.html) recomenda ao aspirante aprender Python primeiro. O Bruce Eckel, autor dos livros clássicos Thinking in C++ e Thinking in Java prefere Python para seus próprios projetos.

Enfim, acho que você está em fase de formação, e precisa manter a mente aberta. Acho que vai descobrir que a comunidade Python tem uma mente muito aberta.

Boa sorte na sua jornada! E conte com a gente se escolher se aprofundar em Python!

[ ]sBR Luciano

Esse e-mail partiu do LucianoRamalho em resposta à pergunta do Adonai sobre o interesse do mercado de trabalho por programadores Python em relação à programadores das linguagens Delphi e Visual Basic. Como achei que a resposta poderia interessar a pessoas que não assinam a lista (você ainda não assina? :))) coloquei-a aqui. -- OsvaldoSantanaNeto


OsvaldoSantanaNeto