associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Você não tem permissão para executar esta ação.

Excluir mensagem

OpenSpaces

Open Spaces

O que são?

Os Open Spaces surgiram da constatação de que, pra muita gente, a melhor parte de conferências como pycon, FISL etc são as "conversas de corredor". Ou seja, quando você começa a bater papo, daí surge um assunto particularmente interessante, mais uma meia dúzia de pessoas em volta se juntam e dali sai uma excelente discussão. Nada tinha sido programado, ninguém usou slides, microfones ou palcos, mas a conversa foi sobre o que *você* queria conversar. Os Open Spaces são a tentativa de "regulamentar" essas conversas, e tirar o máximo de proveito possível delas, sem engessá-las. O Bruce Eckel, que já tinha falado disso várias vezes no blog dele, discutiu e ajudou a montar o proto-open spaces que fizemos na pyconbrasil do ano passado, no Rio.

Como funcionam?

A idéia é ter alguns espaços físicos distintos (podem ser várias salas, várias mesas em uma sala, vários ambientes em um mesmo local, o importante é que um não atrapalhe o outro) e um local bem visível e acessível (como um quadro-branco, por exemplo) onde possam ser anotados os temas das discussões e seus respectivos horários.

Quem estiver interessado em conversar sobre um determinado assunto (digamos, metaclasses em Python), vai até o quadro, escolhe um horário que lhe for conveniente e um espaço vago naquele horário, e gruda um post-it dizendo, por exemplo, "Metaclasses -- Pedro Werneck" (ou seja, o assunto, e quem sugeriu). Notem que *não* é uma palestra do Werneck sobre Metaclasses. Teoricamente, ele pode nem mesmo saber como funcionam metaclasses, mas está interessado em conversar a respeito.

Desse modo, os espaços e horários vão sendo preenchidos. Como são post-its, horários podem ser mudados, conforme necessário. Por exemplo, se o rbp tinha colado um post-it dizendo "Python 3000 -- rbp" no mesmo horário em que o werneck depois escolheu pra conversar sobre metaclasses, mas ele também quer falar sobre metaclasses, pode mudar o horário da conversa sobre py3k, ou conversar com o werneck e rearranjarem o horário. Ou podem chegar à conclusão de que vão juntar ambas as discussões e falar de como as metaclasses estão funcionando em Python 3000.

E, ao longo do dia, as pessoas vão olhando no quadro o que está acontecendo e vão se juntando aos grupos que lhes interessam. Não precisa se registrar, não precisa ter nenhuma grau prévio de conhecimento, basta chegar na conversa. E o oposto também vale: se a conversa não está te interessando, use a "regra das pernas" (numa adaptação livre do original, "rule of two feet"): vá pra outro lugar! Não só não é considerado falta de educação sair no meio da conversa, é encorajado, se você não está interessado. É melhor pra você, obviamente, e é melhor pro grupo, que não fica com gente dispersa, com conversas paralelas ou lendo email, drenando a energia da conversa.

Todo mundo pode sugerir tópicos, todo mundo pode se juntar a qualquer conversa, todo mundo pode sair de qualquer conversa, a qualquer momento.

Como fazer um evento Open Spaces dar certo?

É essencial entender que os open spaces *fazem parte da grade normal do evento*! Em alguns eventos em que se tentou utlizar open spaces (incluindo a pyconbrasil 2008), eles foram tratados como cidadãos de segunda classe. A "grade oficial" de palestras estava grudada nas paredes, era anunciada em microfones, estava no site de eventos, e os open spaces eram uma salinha num canto, em que a maioria das pessoas não sabia direito o que estava acontecendo. Os open spaces acabaram, naturalmente, ficando meio vazios, e ainda assim quem participou saiu muito satisfeito.

Ficou claro, então, que os open spaces devem ser integrados à grade regular do evento. A única diferença é que é uma grade mutante e, até por isso, precisa ser mais chamativa. Então, por exemplo, o intervalo entre palestras regulares (se o evento não for completamente de open spaces) pode (e deve) ser usado para anunciar o que está acontecendo naquele momento nos open spaces, e o que vai começar em breve; o site do evento deve ser atualizado sempre que possível para refletir o estado atual da grade dos open spaces; e assim por diante, de acordo com as características do evento.