associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "ObjectSpace"

Diferenças entre as versões de 2 e 4 (2 versões de distância)
Revisão 2e 2006-04-02 10:43:33
Tamanho: 5620
Editor: PedroWerneck
Comentário:
Revisão 4e 2008-09-26 14:06:46
Tamanho: 5679
Editor: localhost
Comentário: converted to 1.6 markup
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 3: Linha 3:
Essa receita surgiu a partir de uma discussão na lista python-brasil, acerca de implementar uma função each_object(cls) que retorna todas as instâncias criadas de uma classe cls, semelhante ao módulo ObjectSpace em Ruby. Essa receita surgiu a partir de [[http://thread.gmane.org/gmane.comp.python.brasil/15394|uma discussão]] na lista python-brasil, acerca de implementar uma função each_object(cls) que retorna todas as instâncias criadas de uma classe cls, semelhante ao módulo ObjectSpace em Ruby.

Receita: ObjectSpace em Python

Essa receita surgiu a partir de uma discussão na lista python-brasil, acerca de implementar uma função each_object(cls) que retorna todas as instâncias criadas de uma classe cls, semelhante ao módulo ObjectSpace em Ruby.

É um exemplo interessante de uso real de metaclasses, e segue uma explicação mais detalhada para aqueles que querem começar a entender como elas funcionam.

Código

A idéia pra solucionar o problema (uma função que retorna todos os objetos da classe) é a classe manter um cache (usando weakrefs, para não interferir com a coleta dos objetos), no atributo __cache__, definido quando ela (a classe) é criada. Quando a instância é inicializada, é inserida no cache da classe, e a função each_object(cls) consulta cls.__cache__ e retorna todas as instâncias.

Primeiro, vamos à forma mais simples e direta de fazer isso:

   1 import weakref
   2 
   3 class A(object):
   4     __cache__ = weakref.WeakValueDictionary()
   5 
   6     def __init__(self):
   7         self.__class__.__cache__[id(self)] = self
   8 
   9 a = A()
  10 b = A()
  11 c = A()
  12 d = A()
  13 print 'A: ', A.__cache__.values()
  14 del d
  15 print 'A: ', A.__cache__.values()

Nada de novo aí... a classe simplesmente implementa a solução do problema como foi descrito. A saída desse código é:

A:  [<__main__.A object at 0x402d408c>, <__main__.A object at 0x402d40ac>, <__main__.A object at 0x402d404c>, <__main__.A object at 0x402d40cc>]
A:  [<__main__.A object at 0x402d408c>, <__main__.A object at 0x402d40ac>, <__main__.A object at 0x402d404c>]

A questão é: e se quisermos implementar esse comportamento em uma série de classes ? E se depois quisermos alterar esse comportamento, acrescentar algo a mais, como rastrear chamadas de métodos ou definir atributos automaticamente ? Tudo pode virar uma confusão muito facilmente. As metaclasses permitem que isolemos cada aspecto e possamos juntá-las todas cooperativamente. Obviamente não é a intenção dessa receita discutir isso a fundo, mas é algo que tem de ser mencionado para justificar o uso de um recurso tão avançado se o problema pode ser resolvido de forma mais simples, embora com potencial de gerar mais problemas a longo prazo.

Vamos à metaclasse então:

   1 import weakref
   2 
   3 class AutoCache(type):
   4     def __init__(cls, *args, **kwds):
   5         cls.__cache__ = weakref.WeakValueDictionary()
   6     
   7     def __call__(cls, *args, **kwds):
   8         obj = cls.__new__(cls, *args, **kwds)
   9         cls.__cache__[id(obj)] = obj
  10         cls.__init__(obj, *args, **kwds)
  11         return obj
  12 
  13 
  14 class A(object):
  15     __metaclass__ = AutoCache
  16 
  17 a = A()
  18 b = A()
  19 c = A()
  20 d = A()
  21 
  22 print 'A:', A.__cache__.values()
  23 del d
  24 print 'A:', A.__cache__.values()

Exceto por alguns detalhes, esse código faz exatamente a mesma coisa que o anterior, porém usando uma metaclasse, aqui definida como AutoCache. Vamos a uma explicação...

As classes são objetos como quaisquer outros, portanto também têm uma classe definindo o seu comportamento. Essa classe da classe é a metaclasse. Em Python a metaclasse padrão para classes new-style é a classe type, e normalmente quando queremos implementar uma metaclasse, implementamos uma subclasse de type, como aqui, AutoCache(type). Na verdade, em teoria, qualquer classe cujas instâncias sejam outras classes é uma metaclasse, e não somos obrigados a usar uma subclasse de type para obter esse comportamento, mas na prática é o mais comum.

Note que a metaclasse AutoCache implementa dois métodos, __init__ e __call__. Assim como numa classe normal, o método __init__ é chamado automaticamente pelo interpretador para inicializar a instância, depois que ela é criada... como a instância da metaclasse é a classe, o método __init__ aqui está inicializando a classe (note que por convenção na metaclasse é usado cls ao invés de self para o primeiro argumento implícito dos métodos). Aqui ele é usado para criar o dicionário usado como cache no atributo __cache__ da classe, depois que ela é criada.

Com o método __call__ é um pouco mais complicado. Ele é usado em classes normais quando queremos tornar as instâncias executáveis, ou seja, poder chamá-las como se fossem uma função. Se a instância da metaclasse é a classe e nós temos de executá-la para gerar suas instâncias, isso significa que a metaclasse deve sempre implementar o método __call__. A metaclasse padrão type já tem essa implementação, e em geral só reimplementamos esse método quando queremos customizar algo na criação das instâncias das classes geradas por essa metaclasse, como é o caso aqui.

Ou seja, ao fazermos as chamadas à classe A(), para criar as instâncias a, b, c e d, na verdade ocorre a chamada A.__call__() ou AutoCache.__call__(A). Nessa chamada o objeto é criado na primeira linha do método, inserido no cache na segunda, inicializado na terceira e retornado normalmente na última linha. Note que é a chamada a cls.__init__ na terceira linha que executa a chamada ao método __init__ que estamos acostumados a implementar o tempo todo.

O comportamento definido por esse metaclasse pode ser facilmente integrado a outras simplesmente usando herança, como em classes normais. Para um exemplo de duas metaclasses mais sofisticadas bem como um exemplo dessa integração cooperativa, confira a receita AutomatizarAtributosSlots.

Volta para CookBook.


PedroWerneck