associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Seu texto de busca "linkto:"Jython/pzsuuppraxeuxpqpizzuxem"" não retornou nenhum resultado. Por favor mude os termos do texto, para mais informações veja HelpOnSearching.
(!) Considere fazer uma busca completa do texto com seus próprios termos.

Excluir mensagem

Jython / pzsuuppraxeuxpqpizzuxem

“Jython, para você que não sabe disso, é simplesmente a arma mais convincente que a plataforma Java possui para a sua sobrevivência no século XXI”SeanMcGrath

Jython surgiu da união entre a linguagem Python e o JVM(Java Virtual Machine), por isso seu nome Jython. Mas para que possamos entender melhor, devemos separar a linguagem de programação Java da plataforma Java. Primeiro temos como característica essencial da linguagem o fato de ser orientada a objetos. Para quem não sabe, a POO(Programação Orientada a Objetos) é um paradigma de programação que permite o desenvolvimento de sistemas de forma rá pida, limpa, e reutilizável, cenário favorável ao ambiente de softwares atuais.

Além do Java e do Python serem orientados a objetos, os dois não geram binários nativos como resultado de compilação, geram os bytecodes. Os bytecodes são equivalentes aos binários de qualquer máquina, porém são específicos para serem executados na plataforma Java.

A plataforma Java é uma camada de API’s padronizada que realiza a execução destes bytecodes independente da plataforma nativa, como se fosse uma máquina virtual. Portanto, compilando um programa feito na linguagem Java é possível executá-lo em várias máquinas físicas de arquiteturas diferentes, desde que a plataforma Java esteja instalada. O problema é que a linguagem Java, por ser derivada do C++, não é um linguagem fácil de trabalhar. O Jython surge como uma solução, possibilitando que programadores utilizem a linguagem Python para desenvolver (até 8x mais rápido que a linguagem Java) programas para o JVM. Com o Python é possível ter acesso a todos os recursos e bibliotecas da plataforma e ainda compilar o bytecode. Além disso a integração que o Jython faz com o JVM é melhor que a própria linguagem Java, ao contrário do que muitos pensam. Em se tratando de compiladores, a idéia de que um programa compilado numa máquina possa ser executado em qualquer outra que tenha o JVM sem precisar recompilá-lo é fantástica. Isto pode não fazer diferença para programas pequenos visto que o tempo de compilação é curto e tanto faz compilá-los várias vezes para poder executá-los. Mas em se tratando de aplicações robustas, uma única compilação pode demorar dias e compilar os mesmos várias vezes para executá-los em máquinas diversas é custoso, daí a grande vantagem de desenvolver softwares para o JVM.

Existem inúmeras outras linguagens alternativas implementadas para o JVM. A seguir são citados algumas características que justificam usar o Jython ao invés de outras:

• “Compilação dinâmica para bytecodes Java, melhor desempenho sem sacrificar a interatividade”[http://wiki.python.org/jython/WhyJython]

• Permite a extensão e o uso eficaz de classes abstratas Java em Jython

• Compilação estática opcional – permite a criação de applets(softwares que são executados num contexto de outro programa), servlets(componentes do lado servidor que gera dados HTML/XML para a camada de apresentação de um aplicativo web), e beans(componentes reutilizáveis de software que podem ser modificados visualmente por uma ferramenta de desenvolvimento).

• “Propriedades Beans – faz usos de pacotes Java de forma muito mais fácil.” [http://wiki.python.org/jython/WhyJython]

• Linguagem Python - a sintaxe combina clareza com um poder notável. Por se tratar de uma linguagem orientada a objetos completa, é uma escolha natural para projetos OO em Java.

O que o Jython faz bem:

• Prototipagem – processo de criação de modelos de software que fazem parte da análise do ciclo de vida no desenvolvimento de sistemas.

Quer aprender mais:

http://wiki.python.org/jython/WhyJython http://pt.wikipedia.org/wiki/Applet

http://pt.wikipedia.org/wiki/Servlet http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaBeans http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferramentas_de_Prototipagem