associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Revisão 1e 2003-12-14 22:53:28

Excluir mensagem

IntroducaoJython

Introdução ao Jython

TableOfContents

O que é Jython?

Jython é a união entre o Java e o Python, devemos aqui fazer uma separação entre a linguagem de programação Java e a plataforma Java.

Primeiro temos a linguagem (um C++ que não deu certo) que possui certas características. Podemos citar por exemplo a orientação a objetos e o fato de Java não ser compilada de forma a gerar um binário nativo (características em comum com o Python). É ai que entra a plataforma Java, todos que conhecem o Java sabem que a propaganda do Java é "Compile once, run many" algo como compile uma vez rode em qualquer lugar. Java funciona assim porque ele não roda diretamente em contato com a plataforma nativa e sim em cima de uma máquina virtual que cria uma camada com API's padronizadas. Bom se é assim eu preciso usar "aquela linguagem " para programar para Java?

  • Na verdade hoje ja existem varias linguagens para a plataforma Java (Ruby, Perl e um tclsh ainda incompleto) e de todas estas linguagens a que consegui ir mais fundo na integração com a plataforma Java foi com Python (Python tem acesso a todos os recursos da plataforma Java e a todas as bibliotecas, além de possuir a capacidade de "compilar" o bytecode resultante. O resultado final não é totalmente indepedente do Jython porque ele estende um pouco as classes nativas do Java, mas é possível incluir todas as dependecias em um jar com cerca de 83KB, dependendo do que é usado).

As vantagens do Jython

  • 1 - Velocidade de desenvolvimento: Python é uma linguagem de desenvolvimento rápido (cerca de 8 vezes mais rápido que em linguagem Java). 2 - Praticidade: Você não precisa compilar o código Jython pra testá-lo. Isto torna a depuração muito mais rápida. Depois de terminado o processo você utiliza o compilador Jythonc para compilar o programa, para incluir as biliotecas do Jython existe a opção do freeze. 3 - Tempo de aprendizado: É muito mais rápido que no caso da linguagem Java (até por esta ser derivada do C++ que tradicionalmente não é uma linguagem fácil).

Pondo a mão na massa

Instalação

Aqui nós cobriremos apenas a instalação do pacote binário, mas como o Jython é distribuido seguindo uma licença bem liberal você pode compilar ele do fonte. Não é nescessario, já que a plataforma Java é unificada.

Download

Em http://www.jython.org/download.html você encontrará as versões mais recentes do Jython.

Baixe uma versão atualizada da VM do Java (dhuu!!). Jython funciona a partir da versão 1.1. Nos meus testes ele não rodou em nada mais velho que a versão 1.2. Estou utilizando o 1.4 no meu Linux mas os programas rodam igualmente bem em um 1.3 (instalado em OS/2).

A instalação é simples. Simplesmente execute o .class:

java jython-????

e siga as instruções da interface gráfica de instalação.

O primeiro programa em Python no Java

Vamos fazer um Hello world! rapidinho:

Execute o Jython (normalmente existe um script pra isso no diretório onde você instala o Jython).

Jython 2.1 on java1.4.1 (JIT: null)
Type "copyright", "credits" or "license" for more information.

>>>from javax.swing import *
>>>
>>> janela = JFrame('Teste')
>>> label = JLabel('Ola mundo!')
>>> janela.getContentPane().add(label)
>>> janela.setBounds(20,20,200,200)
>>> janela.setVisible(1)

E temos o nosso {{{Hello world!

.


RodrigoCesarHerefeld

Editado e formatado: Osvaldo Santana Neto