associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "IntroduçãoPython"

Diferenças entre as versões de 4 e 9 (5 versões de distância)
Revisão 4e 2004-06-21 18:23:19
Tamanho: 4749
Editor: 200
Comentário:
Revisão 9e 2004-08-09 04:00:44
Tamanho: 4888
Editor: 200-206-188-103
Comentário: As saídas dos comandos (.keys() e .values() ) estavam incorretas.
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 106: Linha 106:
dado em nativa em Python; dicionários: dado vem nativa em Python: dicionários:
Linha 115: Linha 115:
['a', 'b', 'c'] ['a', 'c', 'b']
Linha 117: Linha 117:
[1, 2] [1, 3, 2]
Linha 127: Linha 127:
Python ainda não roda em celulares (celular não serve para fazer telefonar?)
mas
está disponível para plataformas Intel (Windows, Linux, *BSD), HP (HP-UX),
Sun (SunOS) e IBM (AIX). Quem trabalha a sério com desenvolvimento precisa mais
Python está disponível para plataformas Intel (Windows, Linux, *BSD), HP (HP-UX),
Sun (SunOS), IBM (AIX), Apple (MacOS), Acorn RISC OS, AS400, QNX, AROS, VMS, Windows CE, OS/2 e Symbian (sistema operacional predominante em "smartphones"), entre muitas outras. A Nokia também está portando Python para sua linha S60. Quem trabalha a sério com desenvolvimento precisa mais

Introdução Python

Com nove anos de idade meus pais me inscreveram num curso de informática na cidade onde morava. Poderia ter sido um curso qualquer que me ensinasse a utilizar um aplicativo Office e me 'garantisse' no mercado de trabalho. Entretanto esse curso era diferente. Ele tinha a intenção de formar crianças que soubessem pensar e utilizavam o computador para esse trabalho.

Foi nessa época que tive meu primeiro contato com um computador. Iria aprender programação em linguagem LOGO em um TK3000 (compatível com o Apple II). Faz muito tempo que isso aconteceu, e hoje vejo como foi importante para o meu desenvolvimento o método utilizado para me ensinar a programar.

Hoje, quinze anos depois, vejo o governo equipar as escolas com computadores e a oportunidade de preparar as nossas crianças para um mundo que precisa de seres pensantes. Foi então que notei que não existia uma versão satisfatoriamente boa da linguagem LOGO para o ambiente Linux. No mundo do software livre, se você tem um problema e não existe uma solução satisfatória, você melhora uma existente ou cria uma a partir do zero (sempre dando prioridade para o reaproveitamento).

Entretanto, não consegui entrar em contato com nenhum dos mantenedores dos interpretadores que encontrei e me vi obrigado a desenvolver um a partir do zero. Sempre fui um preguiçoso para o desenvolvimento em C (principalmente no que se trata do tratamento de strings dele) e estava querendo dar uma estudada na linguagem Python mais a fundo. Foi quando eu encontrei a 'perfeição'.

Conforme ia estudando a linguagem, através da documentação supercompleta que ela provê, fui ficando encantado com a facilidade de desenvolvimento, o desempenho, a portabilidade e os recursos da mesma. Atualmente eu desenvolvo em 12 linguagens de programação diferente, mas Python na minha opinião é a mais interessante delas.

É uma linguagem fortemente orientada a objetos, interpretada, de tipagem dinâmica e modular. Ela herda as melhores características de diversas linguagens de programação. Ela provê um ambiente interativo que estaremos usando para mostrar algumas das características dela. Para executar o Python basta digitar 'python' no prompt de comandos (Python acompanha as melhores distribuições Linux do mercado).

$ python
Python 2.1 (#1, Oct 10 2001, 13:27:02) 
[GCC 2.95.3 20010315 (release)] on linux-i386
Type "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>> _

O prompt '>>>' do Python diz que você já pode digitar os comandos. Nesse artigo vou mostrar algumas coisas interessantes da linguagem e deixar a programação nela para um próximo artigo (onde pretendo mostrar como desenvolver interfaces gráficas, aplicações web, ...). Veja agora uma seção de comandos em Python:

>>> a = 'string'
>>> a
'string'
>>> a[0:1]
's'
>>> a[0:-1]
'strin'
>>> a.upper()
'STRING'

Como vocês podem ver Python trabalha perfeitamente com strings provendo métodos para isso. A linguagem Python também trabalha nativamente com listas:

>>> b = [ 'a', 'b', [ 1, 2, 3 ], 'c' ]
>>> b
['a', 'b', [ 1, 2, 3 ], 'c']
>>> b.append('d')
>>> b
['a', 'b', [ 1, 2, 3 ], 'c', 'd']
>>> b[0:2]
['a', 'b']
>>> b[2][2]
3
>>> b[2]
[1, 2, 3]
>>> a = 'comando parametro1 parametro2'
>>> a.split()
['comando', 'parametro1', 'parametro2']

Os recursos de lista também são poderosíssimos e as conversões entre strings e listas é superfácil. Python também trabalha com tuplas:

>>> c,d = 1,2
>>> c
1
>>> d
2
>>> d,c = c,d
>>> c
2
>>> d
1

Uma coisa que deve ser ressaltada é que Python é totalmente orientada a objetos. E todos esses tipos de dados são também objetos (Python também apresenta um excelente sistema de garbage collector). Mais uma estrutura de dado vem nativa em Python: dicionários:

>>> d = { 'a' : 1, 'b' : 2, 'c' : 3 }
>>> d
{'a': 1, 'b': 2, 'c': 3}
>>> d['a']
1
>>> d.keys()
['a', 'c', 'b']
>>> d.values()
[1, 3, 2]

Além disso, Python também possui um excelente conjunto de módulos carregáveis, sistema de tratamento de exceções, todos os paradigmas de desenvolvimento orientado a objetos (herança, polimorfismo, ...), entre outras coisas.

Vocês podem me dizer que Java também faz tudo isso, mas recomendo que vocês dêem uma olhada em Python mesmo assim. Vocês vão notar imediatamente a performance das aplicações desenvolvidas em Python. Quanto à portabilidade? Python está disponível para plataformas Intel (Windows, Linux, *BSD), HP (HP-UX), Sun (SunOS), IBM (AIX), Apple (MacOS), Acorn RISC OS, AS400, QNX, AROS, VMS, Windows CE, OS/2 e Symbian (sistema operacional predominante em "smartphones"), entre muitas outras. A Nokia também está portando Python para sua linha S60. Quem trabalha a sério com desenvolvimento precisa mais que isso?


Osvaldo Santana Neto