associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "IntroPython"

Diferenças entre as versões de 58 e 61 (3 versões de distância)
Revisão 58e 2005-04-17 14:16:26
Tamanho: 24367
Comentário:
Revisão 61e 2005-04-30 20:06:30
Tamanho: 24714
Editor: 201
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 149: Linha 149:
x = 2 #inteiro

p = 3.1415 #real, ou ponto flutuante

estringue = 'alguma frase' #string

lista = [3, 4, 5] #lista com elementos inteiros

lista2 = [2,'tres',4.0,[5,6]] #lista mista e aninhada

tupla = (1,2,3,'quatro') #isso se chama tupla. É como uma lista, mas não pode ser mudada
x = 2                   # Inteiro

p = 3.1415                   # Real, ou ponto flutuante

verdadeiro = True # Boolean

estringue = 'alguma frase'    # String

c = 3 + 2j # Complexo


lista = [3, 4, 5]             # Lista com elementos inteiros

lista2 = [2,'tres',4.0,[5,6]] # Lista mista e aninhada

tupla = (1,2,3,'quatro')     # Tupla. É como uma lista, mas não pode ser mudada
Linha 168: Linha 172:
Linha 172: Linha 177:
dic = {'site':'Python Brasil','url':'www.pythonbrasil.com.br'} # isso é um dicionário dic = {'site':'Python Brasil','url':'www.pythonbrasil.com.br'} # Isso é um dicionário
Linha 184: Linha 189:
    * decimal ''(proposto, ainda não faz parte do Python)'' (Números fracionários representados de forma decimal em vez de binária)     * decimal ''(integrado ao Python 2.4 como módulo)'' (Números fracionários representados de forma decimal em vez de binária)
Linha 190: Linha 195:
    * set
Linha 198: Linha 204:
Em Python os valores mais vazios: None, [] (* Lista vazia), "", 0. São tidos como Falso. E os outros valores são verdadeiros. Em Python os valores vazios: None, [] (* Lista vazia), "", 0. São tidos como Falso. E os outros valores são verdadeiros.
Linha 417: Linha 423:
   opc = raw_input("Digite 0 para sair \n > ")    opc = int(raw_input("Digite 0 para sair \n > "))
Linha 440: Linha 446:
Package é uma maneira estruturar o ''namespace'' dos módulos através da ''notação do ponto''. Por exemplo, '''web.forms''' é uma referência ao módulo ''forms'' que faz parte do package ''web''. Package é uma maneira estruturar o ''namespace'' dos módulos através da ''notação do ponto''. Por exemplo, {{{web.forms}}} é uma referência ao módulo {{{forms}}} que faz parte do package {{{web}}}.
Linha 446: Linha 452:
1 - Crie um diretório (que terá o nome do package);

2 - Crie um arquivo (que pode estar vázio) chamado ''__init__py'' dentro do diretório;

3 - Coloque os módulos do package dentro do mesmo diretório.

Um módulo que faz parte de um package pode ser importado como '''import package.modulo''' ou '''from package import modulo'''.
    * Crie um diretório (que terá o nome do package);

    * Crie um arquivo (que pode estar vázio) chamado {{{__init__.py}}} dentro do diretório;

    * Coloque os módulos do package dentro do mesmo diretório.

Um módulo que faz parte de um package pode ser importado como {{{import package.modulo}}} ou {{{from package import modulo}}}.

Opcionalmente, o arquivo {{{__init__.py}}} pode inicializar uma lista chamada {{{__all__}}}, que contém quais módulos serão importados usando {{{from package import *}}}.
Linha 567: Linha 575:
#!python

TableOfContents

Guia de Introdução à Linguagem Python

Este é o Guia do PythonBrasil, para uma rápida introdução à linguagem Python. O guia inicia contextualizando Python, para em seguida tratar da estrutura da linguagem propriamente dita.

Este tutorial exige que se tenha algum conhecimento em programação, saber que um programa é a maneira que dizermos ao computador como efetuar (passo-a-passo) alguma tarefa já é um bom começo! O conhecimento básico de algoritmos e estruturas de dados.

O que é Python

O Python é uma linguagem de programação moderna, de sintaxe agradável e recursos poderosos. A linguagem tem alguns pontos que a tornam especial:

  • É uma linguagem interpretada. Não é necessário perder tempo no processo de editar, compilar e executar. Basta editar e executar para ver o resultado.
  • É uma linguagem de tipagem dinâmica. Não se declarara o tipo de variáveis, retornos de funções e parâmetros. Os tipos são identificados de acordo com o uso que fazemos deles.
  • O controle de bloco de comandos é feito apenas por alinhamento, não há delimitadores do tipo Begin e End do Pascal ou { e } da linguagem C. Não elson se assuste, isso pode ser muito interessante!

  • Oferece tipos de dados de alto nível como strings de verdade, dicionários (também conhecido por hashes ou arranjos associativos), listas, tuplas, classes, etc.

  • É orientada a objetos. Aliás, tudo em Python é um objeto inclusive os tipos primitivos.
  • Aceita outros paradigmas de programação bastantes úteis, como a programação modular, para evitar a "poluição" de nomes e a programação funcional, que descreve mais facilmente determinadas estruturas.

Nas próximas seções estes aspectos serão discutidos com mais detalhes.

Em parte retirado de: http://www.async.com.br/projects/python/pnp/node3.html

O que eu posso fazer com Python?

Praticamente tudo o que se faria com qualquer linguagem de programação, seja ela interpretada ou compilada. Pode-se fazer protótipos de sistemas, automatizar tarefas repetitivas como manipulação de texto, cópia de arquivos e outros (fazer scripts como é comumente conhecido).

Pode-se também criar programas que funcionam no modo texto, tanto interativos como servidores (ou daemons). Pode-se fazer programas em modo gráfico usando a interface nativa do seu sistema, ou então utilizando Tk, GTk, Qt, wxWidgets e tantas outras. Programas que operam em rede e Internet, banco de dados, escrever aplicações comerciais e científicas. A lista é grande e só depende da criatividade do programador!

O que eu não posso fazer com Python?

Em teoria pode-se fazer qualquer coisa, mas, na prática, devido à recursos de CPU, implementação e uso de memória, isso nem sempre é verdade. Criar um kernel de um sistema operacional a partir do zero poderia até ser feito, mas, com certeza, o desempenho seria pouco adequado para o uso no mundo de verdade, não passaria de um brinquedo.

Em resumo, sistemas de muito baixo nível, como kernel de sistema operacional ou rotinas relacionadas e controladores de dispositivos, são pouco adequados de serem desenvolvidos em Python. Para isso, é melhor utilizar-se de uma linguagem compilada, como C ou C++.

Por que eu deveria usar Python e não Perl, Java ou outra linguagem?

Python e Perl são linguagens com propósitos bastante parecidos. A vantagem do Python que chama mais atenção é a sua consistência e facilidade de leitura (e se você já programou em Perl, sabe que isso é importante! Alguém tem/quer exemplos?).

Python e Java são linguagens bem diferentes, o que torna a comparação difícil ou sem signficado. Python sugere um desenvolvimento rápido, do tipo "editar-executar" (Python compila automaticamente quando executamos o programa). Java exige que o programador declare tipos, visibilidade de funções, separe cada classe (pública) em arquivos diferentes, e o desenvolvimento é do tipo "editar-compilar-executar" (ainda que o arquivo gerado tenha que ser interpretado...). Outra vantagem do Python são suas estruturas de dados tais como listas e dicionários que são nativas à linguagem. Java usa classes de sua biblioteca padrão para prover essas funcionalidades, mas geralmentes são necessários muito mais comandos (e casts) para obter o mesmo resultado. Outras diferenças significativas são: a tipagem dinâmica do Python e sua natureza multiparadigma (enquanto o java força a orientação a objetos, o Python permite o uso de outros paradigmas como a programação funcional)

De onde eu adquiro o Python?

O site oficial é: http://www.python.org/, para baixar os arquivos para poder instalar o interpretador e a biblioteca padrão basta ir no endereço http://www.python.org/download/.

Linux

Para instalar o Python em Linux você dispõe de 2 opções:

  1. Baixar os códigos fontes, compilar e instalar
  2. Instalar um pacote que geralmente já vem com sua distribuição Linux.

Para instalar a partir dos fontes basta seguir os procedimentos abaixo:

$ tar zxvf Python-VERSAO.tgz
  • Certifique-se que as bibliotecas necessárias para compilar o Python e os arquivos de cabeçalhos dessas bibliotecas (geralmente esses arquivos ficam nos pacotes -devel das distribuições) estejam instalados:

    • glibc (ou outra libc)
  • Compile:

$ ./configure
$ make
# make install # esse comando deverá ser executado como root
  • Adicione o diretório do interpretador no PATH caso ele ainda não esteja e teste para ver se tudo está funcionando corretamente:

$ PATH=$PATH:/usr/local/bin; export PATH
$ python

Windows

No site oficial tem um instalador para Windows que é muito simples! Nem parece que está instalando uma linguagem de programação...

Macintosh

Você poder baixar um instalador binário Python no site:

http://homepages.cwi.nl/~jack/macpython/download.html

Entendendo Python

Se você NUNCA programou antes, é necessário entender alguns conceitos básicos.

Por exemplo: você sabe o que é um "executável" certo? Experimente abrir um arquivo desses em algum editor de textos. A não ser que você tenha vivido anos na Matrix, não entenderá nada!

Isso acontece porque o programa está escrito, ali, em linguagem de máquina, ou seja, apesar de você não entender nada, o computador entende muito bem.

Mas não pense que alguém escreveu aquilo do jeito que está. Também não foi escrito ao estilo "morse" (10010010110)... inicialmente, o programador escreveu o que chamamos de "código-fonte" em alguma linguagem de programação, como C, C++, Pascal, e, depois de terminado, compilou o código, ou seja, traduziu de C, C++, Pascal para linguagem de máquina (também chamada de Assembly).

Essas linguagens que eu citei acima são as linguagens compiladas, pois antes de serem executadas, seus códigos-fonte devem ser devidamente compilados.

Python não é compilada, mas sim interpretada, assim como PHP, Perl e muitas outras, ou seja, não há o processo de compilação. O que acontece é que o código-fonte (ou script) é "traduzido" direto, através de um interpretador (imagine que ele é um intérprete mesmo, pois é assim que funciona!). Observação: Geralmente, quando uma linguagem é interpretada, existe um código intermediário (bytecode), com o qual o programador não precisa se preocupar. Seria muito lento interpretar diretamente o texto do código fonte. No caso do Python, o bytecode é salvo em arquivos .pyc e .pyo.

Tal fato adiciona muita produtividade à linguagem, já que o processo de programar é somente escrever-rodar, ao contrário de escrever-compilar-rodar. Veja que o ciclo dum programa interpretado é bem mais eficiente, pois a fase de testes é MUITO simplificada:

Python: escrever-testar-corrigir-escrever-testar-distribuir

C: escrever-compilar-testar-corrigir-compilar-testar-distribuir

Tecnicamente, qualquer linguagem pode ser compilada ou interpretada, mas as linguagens mais dinâmicas geralmente são interpretadas e as mais estáticas (estilo declare-antes-de-usar) são compiladas.

Se você já tem um interpretador instalado em seu sistema, experimente escrever o seguinte script:

   1 print "Olá, mundo"
  • Depois, num terminal, digite "python nome_do_script", e veja como é simples!

Tipos de dados, constantes, variáveis e expressões

  • Python é dinamicamente tipado, o que significa que se você usou uma variável para armazenar um inteiro, nada lhe impede de usá-la posteriormente para armazenar uma string (frase). Na verdade, variáveis em Python não são declaradas, o que lhe dá muita flexibilidade. Quem determina o tipo de uma variável é o próprio interpretador. Se você escreve:

   1 x = 2
   2 FRASE = 'Isso é um exemplo simples e bobo'
  • O interpetador já sabe que x é um inteiro e FRASE é uma string. Mas isso não lhe impede de, posteriormente, escrever

   1 x = 'agora tudo mudou'
   2 FRASE = 3.2
  • Como x já disse, tudo mudou, e isso é bem natural. Na verdade, raras são as vezes em que você precisa se preocupar com tipos. Geralmente você simplesmente atribui um valor a uma variável e pronto! Isso é bem simples. Mas não abuse desse recurso, senão seus programas vão virar uma confusão. Então aqui vão alguns exemplos de tipos:

   1 x = 2                           # Inteiro
   2 
   3 p = 3.1415                      # Real, ou ponto flutuante
   4 
   5 verdadeiro = True               # Boolean
   6 
   7 estringue = 'alguma frase'      # String
   8 
   9 c = 3 + 2j                      # Complexo
  10 
  11 lista = [3, 4, 5]               # Lista com elementos inteiros
  12 
  13 lista2 = [2,'tres',4.0,[5,6]]   # Lista mista e aninhada
  14 
  15 tupla = (1,2,3,'quatro')        # Tupla. É como uma lista, mas não pode ser mudada
  16 
  17 # tuplas de 0 ou 1 elementos têm sintaxes especiais:
  18 tupla0 = ()
  19 tupla1 = ('primeiro e único item',) # repare na vírgula
  20 
  21 # Em alguns casos (atribuições, returns), os parênteses são opcionais,
  22 # mas na maioria das vezes (tuplas dentro de listas, tuplas dentro de chamadas de funções)
  23 # os parênteses são necessários porque a vírgula faz parte de outra sintaxe
  24 
  25 coord = 4.5, 9.1
  26 cor_branca = 255, 255, 255 # cor no formato RGB
  27 funcao((4.5, 9.1), 'string')
  28 
  29 dic = {'site':'Python Brasil','url':'www.pythonbrasil.com.br'} # Isso é um dicionário

Tipos simples

  • str (Strings, como 'blabla')
  • unicode (São strs em que os caracteres podem representar qualquer língua, u'blabla')
  • bool (True ou False)
  • float (Números em ponto flutuante, como 4.5 ou 3.14e-10)
  • int (Números inteiros, como 99)
  • long (Números inteiros muito grandes, como 1234567890123456789123456789L)
  • complex (Números complexos, como 3.1j ou 7+3.14e-10j)
  • file (Arquivos)
  • decimal (integrado ao Python 2.4 como módulo) (Números fracionários representados de forma decimal em vez de binária)

Tipos agrupados (listas, tuplas, dicionários)

  • list
  • tuple
  • dict
  • set

Estuturas de controle

  • if...elif...else

Estruturas if elif else

O if o elif e o else servem para examinar expressões. Em português eles avaliam se determinada expressão retorna Verdadeiro ou Falso.

Em Python os valores vazios: None, [] (* Lista vazia), "", 0. São tidos como Falso. E os outros valores são verdadeiros.

Explicado isso vamos aos exemplos:

*IF*

Obs: Os exemplos são digitados no Python Interativo.

   1 # Exemplo IF 01
   2 In [1]: meuNome = "Ruivaldo"
   3 
   4 In [2]: seuNome = "Adolfo"
   5 
   6 In [3]: if meuNome == seuNome:
   7    ...:     print "Nos temos os nomes iguais!"
   8    ...:

Você notou que o print não ocorreu já que as variáveis meuNome e seuNome são diferentes.

Agora observe esse exemplo:

   1 # Exemplo IF 02
   2 In [1]: meuNome = "Adolfo"
   3 
   4 In [2]: seuNome = "Adolfo"
   5 
   6 In [3]: if meuNome == se
   7 setattr  seuNome
   8 
   9 In [3]: if meuNome == se
  10 setattr  seuNome
  11 
  12 In [3]: if meuNome == seuNome:
  13    ...:     print "Temos os nomes iguais!"
  14    ...:
  15 Temos os nomes iguais!

Viu ? Agora imprimiu, já que as variáveis são iguais.

*ELSE*

Vamos dar uma olhada no ELSE agora. Vejamos esse exemplo:

   1 #Exemplo ELSE 01
   2 In [1]: meuNome = "Ruivaldo"
   3 
   4 In [2]: seuNome = "Adolfo"
   5 
   6 In [3]: if m
   7 map      max      meuNome  min
   8 
   9 In [3]: if meuNome == se
  10 setattr  seuNome
  11 
  12 In [3]: if meuNome == seuNome:
  13    ...:     print "Temos nomes iguais!"
  14    ...: else:
  15    ...:     print "Nossos nomes sao diferentes... :("
  16    ...:
  17 Nossos nomes sao diferentes... :(

O else não verifica nada. Ele é só uma delimitação de código a ser executado caso o if não ocorra.

Mais um exemplo só para fixar:

   1 # Exemplo ELSE 02
   2 In [1]: x = 5
   3 
   4 In [2]: y = 10
   5 
   6 In [3]: if x > 5:
   7    ...:     print "X maior que Y"
   8    ...: else:
   9    ...:     print "Y maior ou igual a X"
  10    ...:
  11 Y maior ou igual a X

Nesse exemplo nós não sabemos se o Y é igual ao X. Teríamos que usar o ELIF, que eu vou explicar agora.

*ELIF*

O elif é uma mistura de if com else. Calma, não se assuste. Ele é um else, logo só é executado se o if não ocorrer, só que além de else ele também é um if, então pro bloco elif ser executado a sua expressão tem que ser verdadeira.

Vamos a um exemplo similar ao anterior:

   1 #Exemplo ELIF 01
   2 In [1]: x = 5
   3 
   4 In [2]: y = 10
   5 
   6 In [3]: if x > y:
   7    ...:     print "X maior que Y"
   8    ...: elif x == y:
   9    ...:     print "X igual a Y"
  10    ...: else:
  11    ...:     print "Y maior que X"
  12    ...:
  13 Y maior que X

Note que agora se o x for igual ao y ele irá imprimir uma mensagem. Veja esse mais outro exemplo:

   1 # Exemplo ELIF 02
   2 In [1]: x = 5
   3 
   4 In [2]: y = 5
   5 
   6 In [3]: if x > y:
   7    ...:     print "X > Y"
   8    ...: elif x == y:
   9    ...:     print "X == Y"
  10    ...: else:
  11    ...:     print "X < Y"
  12    ...:
  13 X == Y

Pronto. Provado o que eu te falei.

*Modificador not*

O modificador not é uma palavrinha que serve pra negar a expressão do if ou elif. Ao invés de esperar o valor verdadeiro da expressão o if vai esperar pelo valor negativo. Veja mais esse exemplo:

   1 # Exemplo not
   2 In [1]: x = 5
   3 
   4 In [2]: y = 6
   5 
   6 In [3]: if not x == y:
   7    ...:     print "X eh diferente de Y"
   8    ...:
   9 X eh diferente de Y

*Tabela de expressões válidas*

Você pode usar os seguintes símbolos em suas expressões if, elif:

>= (Maior Igual)
> (Maior)
<= (Menor Igual)
< (Menor)
== (Igual)
!= (Diferente)
<> (Diferente)

E para finalizar o in:

* Modificador in *

O in verifica se um elemento está dentro de outro.

Veja esses exemplos:

   1 In [1]: if 1 in [1,2,3]: print "Esta!"
   2    ...:
   3 Esta!
   4 
   5 In [2]: if 'a' in "aloha":
   6    ...:     print "Esta tambem"
   7    ...:
   8 Esta tambem
   9 
  10 In [3]: if [2,3] in [1,2,3]:
  11    ...:     print "Esta"
  12    ...:
  13 
  14 In [4]: if [2,3] in [[2,3],[2,4]]:
  15    ...:     print "Esta denovo..."
  16    ...:
  17 Esta denovo...

Estruturas de iteração ou loop

  • for
    • Usando for:

      Se você programa em C, vai perceber que o for em Python é diferente. Ele itera sobre listas. Por exemplo:

if not odeio_metallica:
    metallica = ['James','Kirk','Lars','Trujillo']
    for membro in metallica:
        print membro
  • Ou seja, para cada elemento da lista, itere. Você terá acesso ao item corrente (print membro). Se quiser fazer iterações sobre progressões aritméticas, use a função range, que cria uma lista de inteiro em seqüência. Exemplo:

   1 for i in range(50):
   2    print i
  • Isso vai imprimir na tela os números de 0 a 49.
  • while
    • O while é muito simples. Ver o exemplo já vai ajudar muito:

   1 opc = 1
   2 while opc != 0:
   3    # código e mais código...
   4    opc = int(raw_input("Digite 0 para sair \n > "))
  • Veja, o laço vai continuar iterando até que o usuário digite 0 na hora que o programa perguntar. Simples. O while é literalmente um "enquanto ISSO faça AQUILO".

Tratamento de erros e exceções

  • try - except
  • try - finally

Módulos

Uma das características que me surpreendeu foi a facilidade de criar módulos simples. Por exemplo, se você quer criar um módulo chamado funcoesuteis, é só criar um arquivo chamado funcoesuteis.py no mesmo diretório do seu programa principal. Nesse arquivo, coloque todos os defs e classes que quiser. No programa que for usar esse módulo, é só colocar import funcoesuteis e usar as funções como funcoesuteis.funcao1(), funcoesuteis.funcao2(), etc. Se quiser poupar digitação, use a forma from funcoesuteis import funcao1, funcao2 e chame as funções diretamente: funcao1(), funcao2().

(Melhorar: exemplos mais completos, descrição menos concisa e mais fácil de seguir).

Pequeno complemento:

Um módulo Python é como se fosse um pedaço de programa que você, como programador, decidiu que ficaria melhor separado do todo. Essa decisão geralmente é tomada sobre estruturas que são usadas em diversos programas. Isso facilita nossa vida, pois já não precisamos "copiar e colar" as coisas de um lado para outro. Claro, módulos podem ser mais complexos em certos pontos de vista. Eu mesmo não vejo nada de muita complexidade. Pura praticidade!

Packages

Package é uma maneira estruturar o namespace dos módulos através da notação do ponto. Por exemplo, web.forms é uma referência ao módulo forms que faz parte do package web.

Com packages, os autores de módulos não precisam se preocupar com a colisão de nomes.

Para criar um package:

  • Crie um diretório (que terá o nome do package);
  • Crie um arquivo (que pode estar vázio) chamado __init__.py dentro do diretório;

  • Coloque os módulos do package dentro do mesmo diretório.

Um módulo que faz parte de um package pode ser importado como import package.modulo ou from package import modulo.

Opcionalmente, o arquivo __init__.py pode inicializar uma lista chamada __all__, que contém quais módulos serão importados usando from package import *.

Classes

Criar uma classe em Python é muito simples. Acompanhe o exemplo:

   1 class Pessoa:
   2   def __init__(self):
   3     self.nome = ""
   4     self.x = 0
   5     self.y = 0
   6   def andar(self, x, y):
   7     self.y = self.y + y
   8     self.x = self.x + x
   9 
  10 eu = Pessoa()
  11 eu.nome = "Cléber"
  12 eu.andar(2, 0)

A classe criada chama-se Pessoa. É costume nomear classes DesteJeito em vez de deste_jeito. Assim, fica fácil de distinguir as classes dos objetos, das variáveis, das funções, etc. Essa convenção de nomenclatura é usada em Java, Ruby, Python e em outras linguagens (já que os programadores acabam levando esse costume de uma linguagem pra outra). Voltando à classe Pessoa. Nela definimos duas funções (funções dentro classes geralmente são chamadas de métodos). A função andar, sob um ponto de vista muito abstrato, faz "a pessoa andar", ou seja, altera os valores x e y de sua posição (faça de conta que também existe uma função pra desenhar a pessoa :-) ). Perceba que eu não declarei nenhuma das variáveis. Classes servem mesmo é pra criar métodos (agrupar funções), e não tanto para criar estruturas de variáveis (apesar de classes em Python serem ótimos containers). A função __init__() é especial: ela é chamada toda a vez que é criada uma nova instância da classe (obs.: instância de classe é o mesmo que objeto), por isso o nome init: ela inicializa o objeto, e é opcional. O argumento self é obrigatório, e deve ser o primeiro da função. Perceba que foi usado self na definição das variáveis. Isso quer dizer que estamos mexendo nas variáveis do objeto (Repare no detalhe: fora da classe usamos o nome do objeto criado, no caso eu. Dentro da classe, o código serve pra qualquer objeto criado a partir dessa classe, e o primeiro argumento, o self, representa o objeto sendo usado.). Classes podem servir como os "struct" do C ou "record" do Pascal. dicts também podem servir como structs. dicts são mais usados pra simplesmente agrupar dados acessados por nome. Classes são mais usadas quando a estrutura é complexa, necessita de métodos de acesso e serão usadas várias instâncias da mesma estrutura. Pra simular uma struct, basta definir uma classe vazia, por exemplo:

   1 class conteiner:
   2    pass
   3 
   4 # E depois criar as variáveis dela "por fora",
   5 conteiner.var = "fácil, não?"
   6 conteiner.num = 1

Classes podem ser muito bem utilizadas, mas algumas vezes são péssimas opções. Assim como tudo em programação, saiba usá-las com parcimônia.

Exemplos, pra terminar:

   1 class Carro:
   2    def __init__(self, preco):
   3       self.marca = "Ford"
   4       self.modelo = "Maverick"
   5       self.ano = 74
   6       self.cor = [0,200,50]
   7       self.pos = [0,0]
   8    def andar(self, x, y):
   9       self.pos[0] = self.pos[0]+x
  10       self.pos[1] = self.pos[1]+y
  11 
  12 carango = Carro(5000)   #passa o valor 5000 para __init__()
  13 
  14 for i in range(300):
  15    carango.andar(1,0)  #o carro anda 300m

Herança

Herança é um recurso poderoso da programação orientada a objetos que permite reutilizar o código de classes já definidas. O Python suporta herança múltipla, ou seja, é possível criar uma nova classe a partir de várias outras (esse recurso deve ser usado com cuidado, pois isso dificulta a manutenção)

Exemplo:

   1 # definindo uma classe 'pai'
   2 class CD:
   3   def __init__(self, titulo):
   4     self.titulo = titulo
   5 
   6   def mudarTitulo(self, novoTitulo):
   7     self.titulo = novoTitulo
   8 
   9 # definindo uma classe 'filha'
  10 class CDAudio(CD):
  11 
  12   def __init__(self, titulo, autor):
  13     CD.__init__(self, titulo)
  14     self.autor = autor
  15     self.faixas = []
  16 
  17   def adicionarFaixa(self, numero, nome):
  18     self.faixas.append((numero, nome))
  19 
  20   def removerFaixa(self, numero, titulo):
  21     self.faixas.remove((numero, nome))
  22 
  23 novoCD = CDAudio('Physical Graphitte', 'Led Zeppelin');
  24 
  25 novoCD.adicionarFaixa(1,'Custard Pie')
  26 novoCD.adicionarFaixa(2,'The Rover')
  27 
  28 print dir(novoCD)
  29 print "CD: %s, %s" % (novoCD.titulo, novoCD.autor)
  30 print novoCD.faixas

List Comprehensions

"List Comprehension" é um nome pomposo para algo simples - uma construção que permite processar listas de uma forma bem próxima a matemática.

A sintaxe é [<expressão> for <variável> in <lista> if <condição>]

A condição é opcional.

Exemplo:

   1 >>> # Multiplos de 4 entre 0 em 99:
   2 ...
   3 >>> [x for x in range(100) if x % 4 == 0]
   4 [0, 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40, 44, 48, 52, 56, 60, 64, 68, 72, 76, 80, 84, 88, 92, 96]
   5 >>>

Um exemplo Completo

Pretendo deixar um aplicativo de exemplo para sintetizar tudo. Uma idéia que me ocorreu agora é fazer um programinha gráfico (usando tk) de perguntas e repostas (quiz). Não sei se é confundir muito botar tk no meio, mas creio que se a pessoa entendeu o tutorial vai ser capaz de entender um pouco do código, mesmo porque com o quiz eu posso usar dicionários, listas, abrir/fechar arquivos (aka usar módulos), talvez usar classes e mostrar um exemplo prático que teoricamente rodaria em todas as plataformas.

(Sugestão: Coloca o programa sim! Assim o tutorial "cresce" junto com o leitor, em vez de ficar só no conhecimento básico - tem é que mergulhar fundo! Ao infinito e além!!)

(Muito bom! Este exemplo completo seria muito interessante. De repente não utilizar a biblioteca gráfica, para não complicar, tendo em vista que a sintaxe do Python é bem particular, não tendo muitas semelhanças com as linguagens de uso corriqueiro)

(Po! Eu acho legal colocar o exemplo de quiz... ia simplificar muito o aprendizdo, visto que editar codigo eh um otimo aprendizado...)