associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "IntroPython"

Diferenças entre as versões de 1 e 2
Revisão 1e 2004-07-29 15:32:59
Tamanho: 2417
Editor: RudaMoura
Comentário:
Revisão 2e 2004-07-29 15:41:39
Tamanho: 2419
Editor: RudaMoura
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 1: Linha 1:
''Infelizmente ainda não está pronto, é um "vaporware" :( mas '''você''' que domina Python pode ajudar a fazê-lo acontecer. Bom, por que mais um guia? Primeiro, os guias que estão no site são resumidos e falam apenas de poucos tópicos, falta um documento para realmente iniciar pessoas a linguagem Python, de forma efetiva. ''Infelizmente ainda não está pronto, é um "vaporware" :( Mas '''você''' que domina Python pode ajudar a fazê-lo acontecer. Bom, por que mais um guia? Primeiro, os guias que estão no site são resumidos e falam apenas de poucos tópicos, falta um documento para realmente iniciar pessoas a linguagem Python, de forma efetiva.
Linha 8: Linha 8:
de outros IntrosPython aqui pertmitam ripar o conteúdo e mover para este documento). Aliás, de outros IntrosPython aqui permitirem, ripar o conteúdo e mover para este documento). Aliás,

Infelizmente ainda não está pronto, é um "vaporware" :( Mas você que domina Python pode ajudar a fazê-lo acontecer. Bom, por que mais um guia? Primeiro, os guias que estão no site são resumidos e falam apenas de poucos tópicos, falta um documento para realmente iniciar pessoas a linguagem Python, de forma efetiva. Um guia de introdução, ensinando a baixar e usar um pouco da linguagem, o "feijão com arroz" é um primeiro passo para termos mais gente envolvida e um trampolim para a pessoa buscar mais informações em outros tutorais. Eu pretendo escrever aqui este guia, mas que não seja o "guia do Rudá", espero que todos possam contribuir (inclusive se os autores de outros IntrosPython aqui permitirem, ripar o conteúdo e mover para este documento). Aliás, uma pequena crítica, não sou contra identificar o autor de um documento, é respeito ao autor, mas eu noto que não estamos "botando o dedo" no documento dos outros, alterando, contribuído, criticando, por mais que se tenha um autor de um documento definido, isto aqui é um Wiki! Vamos rabiscar, mexer, comentar! Não sejamos tímidos. :)

Guida de Introdução A Linguagem Python

Este é o Guia do PythonBrasil para uma rápida introdução a linguagem Python.

O que é Python?

O que eu posso fazer com Python?

O que eu não posso fazer com Python?

Por que eu deveria usar Python e não Perl, Java ou outra linguagem?

Aonde eu adquiro o Python?

Linux

Windows

Macintosh

Entendendo Python

Tipos de dados, constantes, variáveis e expressões

Tipos simples (números, strings)

Tipos agrupados (listas, tuplas, dicionários)

Estuturas de controle

  • if
  • while
  • break/continue

Iteradores (aka for)

Tratamento de erros e Excessões)

Módulos

Classes

Pretendo deixar um aplicativo de exemplo para sintetizar tudo. Uma idéia que me ocorreu agora é fazer um programinha gráfico (usando tk) de perguntas e repostas (quiz). Não sei se é confundir muito botar tk no meio, mas creio que se a pessoa entendeu o tutorial vai ser capaz de entender um pouco do código, mesmo porque com o quiz eu posso usar dicionários, listas, abrir/fechar arquivos (aka usar módulos), talvez usar classes e mostrar um exemplo prático que teoricamente rodaria em todas as plataformas.


RudaMoura