HistoriaDoPython

História do Python

Python Nasceu

No Natal de 1989, um holandês chamado Guido van Rossum estava com muito tempo de sobra e resolveu criar uma linguagem de programação que fosse melhor do que tudo que ele tinha visto até então. Nessa época, GvR estava trabalhando no projeto de sistema operacional Amoeba. A equipe desenvolvia uma linguagem em paralelo ao S.O. Amoeba, chamada ABC [1]. Tentando suprir as deficiências de ABC, GvR propôs a adoção da recém-nascida Python em 1990. A aceitação de Python foi tão boa que em 1991 Guido lançou sua cria na Internet. O mundo agradece ;o)

[1] http://homepages.cwi.nl/~steven/abc/

As Novas Idéias

Algo sobre as idéias que influenciaram Python, como a linguagem ABC e a situação das linguagens da época que levaram à criação de Python.

Versões da Linguagem

Fazer um retrocesso cronológico sobre o que foi evoluindo com o passar do tempo e das versões. Também podemos colocar sobre como tem sido o processo de desenvolvimento da linguagem (políticas de bugs, patches, dentre outras, licensas, etc.).

Uma idéia seria colocar alguns tópicos dizendo, por exemplo, sobre o que representou para a linguagem as novas classes em Python 2.2 [1] com talvez um comparativo entre as metaclasses antigas [2], ou dizer como eram os métodos de strings em versões anteriores à 1.6 [3], dentre outras coisas do tipo.

Python Hoje

Em que versão ela está hoje? Citar a respeito do processo de desenvolvimento hoje, a política de novas versões, que usa, etc.

O Futuro

Isso fica bem aqui? Talvez citar brevemente e colocar alguns links, onde possa ser encontrada informação constantemente atualizada.

Referências

http://docs.python.org/ref/node106.html

http://www.artima.com/intv/python.html

http://www.python.org/doc/essays/foreword.html

http://www.python.org/doc/essays/foreword2.html

[1] http://www.python.org/2.2.3/descrintro.html

[2] http://www.python.org/doc/essays/metaclasses/

[3] http://diveintopython.org/native_data_types/joining_lists.html#d0e7982

HistoriaDoPython (editada pela última vez em 2008-09-26 14:07:45 por localhost)