associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "EmailSobreToolkitsGui"

Diferenças entre as versões de 3 e 4
Revisão 3e 2005-08-17 14:00:55
Tamanho: 3234
Editor: JuracyFilho
Comentário: Atualização do suporte a SWT
Revisão 4e 2008-09-26 14:07:47
Tamanho: 3240
Editor: localhost
Comentário: converted to 1.6 markup
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 8: Linha 8:
'''De:''' Osvaldo Santana Neto[[BR]]
'''Para:''' Vitor[[BR]]
'''De:''' Osvaldo Santana Neto<<BR>>
'''Para:''' Vitor<<BR>>
Linha 19: Linha 19:
   1 - Ambiente Python. Você vai encontrar o !ActivePython (Distribuição Python com as extensões para desenvolvimento Windows) no site da própria [http://www.activestate.com/Products/Download/Download.plex?id=ActivePython ActiveState]    1 - Ambiente Python. Você vai encontrar o !ActivePython (Distribuição Python com as extensões para desenvolvimento Windows) no site da própria [[http://www.activestate.com/Products/Download/Download.plex?id=ActivePython|ActiveState]]
Linha 23: Linha 23:
     Você também pode instalar a distribuição Python "oficial" direto no site do [http://www.python.org/ftp/python/2.3.3/Python-2.3.3.exe Python] e depois baixar as extensões Python (é opcional) no site [http://starship.python.net/crew/mhammond/downloads/win32all-163.exe Python Windows]. Ambos já vem com uma IDE Python para trabalhar. Na extensão win32 vem outra IDE bem fácil de usar também.      Você também pode instalar a distribuição Python "oficial" direto no site do [[http://www.python.org/ftp/python/2.3.3/Python-2.3.3.exe|Python]] e depois baixar as extensões Python (é opcional) no site [[http://starship.python.net/crew/mhammond/downloads/win32all-163.exe|Python Windows]]. Ambos já vem com uma IDE Python para trabalhar. Na extensão win32 vem outra IDE bem fácil de usar também.

Email Sobre Toolkits GUI

Uma reprodução do e-mail original segue abaixo (com uma pequena adição do Picogui):


De: Osvaldo Santana Neto
Para: Vitor
Assunto: Re: [python-br] Novo na lista

Olá Vitor, Em primeiro lugar, seja bem vindo à lista e à comunidade Python :)

Vamos às suas dúvidas:

O que você precisa para programar em Python:

  • 1 - Ambiente Python. Você vai encontrar o ActivePython (Distribuição Python com as extensões para desenvolvimento Windows) no site da própria ActiveState

    • Para instalar ele no Win98 será necessário baixar e instalar o Windows Installer 2.0+ (cujo link está disponível na página acima).

      Você também pode instalar a distribuição Python "oficial" direto no site do Python e depois baixar as extensões Python (é opcional) no site Python Windows. Ambos já vem com uma IDE Python para trabalhar. Na extensão win32 vem outra IDE bem fácil de usar também.

    2 - Sim. É possível usar Python para desenvolver interface gráfica. Um dos 'pecados' de Python é exatamente oferecer várias opções para essa tarefa. Nativamente o Python vem com a biblioteca Tk para GUI (eu acho horrível, mas tem gente que ama. E gosto não se discute). Além dela é possível desenvolver nativamente para Windows com as extensões win32 (mas tem um porém, essa aplicação sua não irá funcionar em outro sistema operacional além do windows). Aí entram as variedades. Vou listar aqui algumas opções para você experimentar:
  • wxPython - Acho que é um dos mais usados atualmente. (http://www.wxpython.org) Tem uma IDE para desenvolvimento de aplicações semelhante ao Delphi chamada Boa-Constructor (http://boa-constructor.sf.net). É multiplataforma.

  • PyGTK - (http://www.daa.com.au/~james/software/pygtk/) Acho que é a que eu mais gosto, pode ser usada com o Glade (http://glade.gnome.org) para desenhar interfaces. Incoveniente: Até é possível usá-la no Windows, mas não é das tarefas mais simples.

  • Fox (FxPy) http://fxpy.sourceforge.net/ Ainda não usei. Os widgets parecem bem bonitos, só não sei se é estável o suficiente. E diz o site que é portável também. Então vale uma olhadinha.

  • PySWT - (http://www.cs.nyu.edu/zilin/pyswt/pmwiki.php?n=PySWT.Introduction) Ainda em fase inicial, porém, tem tudo para dar certo. Fiz apenas alguns testes simples, mas, se comportou adequadamente. JuracyFilho

  • Picogui - (http://www.picogui.org) Não usei também. No site parece ser um projeto bem completo (aparentemente eles vão além de um toolkit GUI). (Agradecimentos ao Fabiano Weimar Dos Santos pela dica, eu sequer tinha ouvido falar nesse projeto mas ele parece bem interessante)

Acho que aqui já tem bastante coisa pra você pesquisar :)

Boa sorte e em caso de dúvida não se acanhe de em enviar um e-mail aqui pra lista...

Valeu, Osvaldo


Osvaldo Santana Neto