associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "DefesaPython"

Diferenças entre as versões de 3 e 5 (2 versões de distância)
Revisão 3e 2005-10-03 17:10:50
Tamanho: 7749
Comentário:
Revisão 5e 2005-10-06 13:36:23
Tamanho: 7829
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 8: Linha 8:
A linguagem é muito boa, fácil de ser usada e aprendida, tem uma sintaxe agradável, tem implementações livres, ágil e interativa. Em Python os tipos primitivos tem uma grande integração
com os objetos e recentemente a distinção entre tipos primitivos e objetos praticamente desapareceu no uso cotidiano da linguagem. Opinião de Bruce Eckel sobre Python: http://www.artima.com/intv/aboutme.html
A linguagem é muito boa, fácil de ser usada e aprendida, tem uma sintaxe agradável, tem implementações livres, ágil e interativa. Em Python os tipos primitivos tem uma grande integração com os objetos e recentemente a distinção entre tipos primitivos e objetos praticamente desapareceu no uso cotidiano da linguagem. Opinião de Bruce Eckel sobre Python: http://www.artima.com/intv/aboutme.html
Linha 12: Linha 11:
Organização da linguagem: Python Software Foundation
==
Organização da linguagem: Python Software Foundation ==
Linha 19: Linha 19:
1.Alguma discussão surge na lista python-dev com alguma proposta.
2.Se a proposta já apresenta alguns bons argumentos é sugerido então que se crie uma PEP (Python Enhancement Proposals) (http://python.org/peps/) que deve seguir algumas regras básicas. Neste documento a proposta é descrita em detalhes e algumas das sugestões já coletadas na lista são anotadas.
3.A PEP então é colocada em Draft e é discutida na lista de discussões e modificações / melhorias são feitas.
4.Terminada essa etapa pode-se pedir a implementação da funcionalidade proposta quando isso se aplica.
5.Submete-se então essa PEP à uma votação informal (onde as pessoas votam com +1 / 0 / -1) na própria lista de discussões. Essa votação serve para fundamentar o próximo passo.
6.Terminado tudo isso o BDFL (GvR) se pronuncia sobre a aprovação, a reprovação ou à aprovação com mudanças da PEP.

 
1. Alguma discussão surge na lista python-dev com alguma proposta.

 
2. Se a proposta já apresenta alguns bons argumentos é sugerido então que se crie uma PEP (Python Enhancement Proposals) (http://python.org/peps/) que deve seguir algumas regras básicas. Neste documento a proposta é descrita em detalhes e algumas das sugestões já coletadas na lista são anotadas.

 
3. A PEP então é colocada em Draft e é discutida na lista de discussões e modificações / melhorias são feitas.

 
4. Terminada essa etapa pode-se pedir a implementação da funcionalidade proposta quando isso se aplica.

 
5. Submete-se então essa PEP à uma votação informal (onde as pessoas votam com +1 / 0 / -1) na própria lista de discussões. Essa votação serve para fundamentar o próximo passo.

 
6. Terminado tudo isso o BDFL (GvR) se pronuncia sobre a aprovação, a reprovação ou à aprovação com mudanças da PEP.
Linha 35: Linha 41:
Teremos uma novidade que irá aparecer em pouco tempo: Python 3.0. Até o momento atual sempre  existiu uma preocupação em manter compatibilidade retroativa de códigos Python. Mas com a versão 3.0 essa preocupação não existirá. Irão aproveitar essa oportunidade para consertar erros de desenho da linguagem e isso certamente irá quebrar compatibilidade com código legado. Mas mesmo após o lançamento da versão 3.0 ainda será mantida a série 2.X da linguagem para que desenvolvedores possam migrar tranquilamente com o passar do tempo.
Mas como no Python você pode dizer qual a versão do interpretador seu módulo usa e você pode ter mais de uma versão do interpretador na máquina sem conflitos, isso será muito tranquilo mesmo.
Teremos uma novidade que irá aparecer em pouco tempo: Python 3.0. Até o momento atual sempre existiu uma preocupação em manter compatibilidade retroativa de códigos Python; com a versão 3.0 essa preocupação não existirá. Irão aproveitar essa oportunidade para consertar erros de desenho da linguagem e isso certamente irá quebrar compatibilidade com código legado. Mas mesmo após o lançamento da versão 3.0 ainda será mantida a série 2.X da linguagem para que desenvolvedores possam migrar tranquilamente com o passar do tempo.

E
como no Python você pode dizer qual a versão do interpretador seu módulo usa e você pode ter mais de uma versão do interpretador na máquina sem conflitos, isso será muito tranquilo mesmo.
Linha 47: Linha 54:
== Comunidade de sw livre == == Comunidade de software livre ==
Linha 51: Linha 58:
Que tal criarmos os PUGs regionais? Que tal criarmos os PUGs regionais? A lista atual de PUGS está em GrupoDeUsuarios.

Defesa do Python

Introdução

Este artigo tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas quanto à organização e processo decisório do python bem como suas principais características. Ele foi construido através da lista de discussão do grupo PythonBrasil.

Qualidade da linguagem

A linguagem é muito boa, fácil de ser usada e aprendida, tem uma sintaxe agradável, tem implementações livres, ágil e interativa. Em Python os tipos primitivos tem uma grande integração com os objetos e recentemente a distinção entre tipos primitivos e objetos praticamente desapareceu no uso cotidiano da linguagem. Opinião de Bruce Eckel sobre Python: http://www.artima.com/intv/aboutme.html

A interatividade do interpretador é algo que não dá para descrever, só quem usou sabe. Ir criando o código e testando, com ajuda e doc nos obriga a estudar bem o problema, pois a linguagem facilita o resto. Isso a tornou uma das chamadas “Agile Languages” próprias para Extreme Programming.

Organização da linguagem: Python Software Foundation

Python é uma marca mantida pela Python Software Foundation. A PSF é uma instituição sem fins lucrativos que é responsável por proteger a plataforma Python. É ela quem determina se uma implementação de linguagem pode ser chamada de Python ou não.

A PSF é formada por vários desenvolvedores e é liderada por Guido van Rossum que é o criador da linguagem. No universo pythonista existe um ditador benevolente (BDFL - Benevolent Dictator for Life) que é o próprio GvR. Alguns podem dizer que isso é uma desvantagem do Python, mas na verdade isso é que protege o Python e O GvR está nessa posição por mérito. A democracia nem sempre é muito boa, principalmente quando envolve muito dinheiro pode ser corrompida e tomar rumos inesperados.

O processo de proposição de mudanças na plataforma Python ocorre seguindo mais ou menos a seguinte seqüência:

  1. Alguma discussão surge na lista python-dev com alguma proposta.
  2. Se a proposta já apresenta alguns bons argumentos é sugerido então que se crie uma PEP (Python Enhancement Proposals) (http://python.org/peps/) que deve seguir algumas regras básicas. Neste documento a proposta é descrita em detalhes e algumas das sugestões já coletadas na lista são anotadas.

  3. A PEP então é colocada em Draft e é discutida na lista de discussões e modificações / melhorias são feitas.
  4. Terminada essa etapa pode-se pedir a implementação da funcionalidade proposta quando isso se aplica.
  5. Submete-se então essa PEP à uma votação informal (onde as pessoas votam com +1 / 0 / -1) na própria lista de discussões. Essa votação serve para fundamentar o próximo passo.
  6. Terminado tudo isso o BDFL (GvR) se pronuncia sobre a aprovação, a reprovação ou à aprovação com mudanças da PEP.

A linguagem Python e a PSF oferecem uma implementação padrão da linguagem que é costumeiramente chamada de CPython (por ser implementada em C) que é conhecida como o padrão *de fato* da linguagem.

Estabilidade

Python é muito estável e é usada em aplicações críticas em vários lugares do mundo e em empresas conhecidas como o Google, Nasa e em várias das melhores distribuições linux.

Continuidade da evolução

A PSF garante a continuidade da evolução e a linguagem tem sempre implementações livres de seu padrão para garantir que, sob a aprovação da PSF, a linguagem possa evoluir.

Compatibilidade com versões prévias

Teremos uma novidade que irá aparecer em pouco tempo: Python 3.0. Até o momento atual sempre existiu uma preocupação em manter compatibilidade retroativa de códigos Python; com a versão 3.0 essa preocupação não existirá. Irão aproveitar essa oportunidade para consertar erros de desenho da linguagem e isso certamente irá quebrar compatibilidade com código legado. Mas mesmo após o lançamento da versão 3.0 ainda será mantida a série 2.X da linguagem para que desenvolvedores possam migrar tranquilamente com o passar do tempo.

E como no Python você pode dizer qual a versão do interpretador seu módulo usa e você pode ter mais de uma versão do interpretador na máquina sem conflitos, isso será muito tranquilo mesmo.

Opção do mercado

Basta pesquisar no Google para verificar a variedade de pessoas, empresas e governos que optaram pelo Python. Mas além disso há uma coisa interessante, nós somos os consumidores de tecnologia e também produtores. Se nós consumimos Python os fornecedores vão procurar nos oferecer Python. Portanto nós fazemos o mercado.

Suporte à linguagem

Além de uma comunidade forte, da Python Software Foundation, empresas patrocinadoras o apoio de grandes empresas não é muito grande, a IBM tem um apoio modesto ao Python. A Nokia também está investindo no Python.

Grandes usuários

Os mais comentados são Nasa e Google, mas a Nokia está investindo em Python, além de diversas universidades que estão vendo o Python com alternativa para uma linguagem acadêmica. No governo é usado no Serpro e no Interlegis. Veja: http://www.pythonology.com/success

Comunidade de software livre

Python é muito bem vista e utilizada no ambiente de software livre. As suas implementações são livres e de alta produtividade. Quem usa a distribuição debian pode usar o comando “ apt-cache search python “ para ver a quantidade de software relacionado a python está disponível para instalação.

PUGs

Que tal criarmos os PUGs regionais? A lista atual de PUGS está em GrupoDeUsuarios.

Ferramentas, bibliotecas, componentes

Além do python vir com uma API bem completa, possui uma gama muito grande de bibliotecas, componentes e ferramentas. Sem falar que dá para usar a API do Java através do Jython. De quebra ainda há o Ipython, para plataforma .NET.

Conhecimento da linguagem

São poucos, e os poucos que existem costumam estar muito bem empregados. Atualmente exige uma demanda gigantesca de profissionais Python, como a oferta de profissionais é pequena existem grandes oportunidades com Python.

Qualidade dos profissionais

Existem profissionais dos mais diversos perfis. E os que conheço são extremamente competentes. Se há certificação Python no Brasil desconheço. Se o programador sabe Python é uma garantia muito boa de que o cara é bom. Ler: http://www.paulgraham.com/pypar.html O Python fornede ao desenvolvedor uma garantia a mais, a garantia de produtividade. Isto gera uma economia de tempo e custo, mas gera um ganho maior, há mais tempo para preocupação com a qualidade. Menor tempo, menor custo e mais qualidade. Além desses fatores é muito fácil treinar bons profissionais em Python do que a maioria das outras linguagens.

Fornecedores de serviços locais

Além desses é possível solicitar que empresas de tecnologia, treinamento e fornecedores ofereçam serviços pois a tecnologia é aberta e a mão pode ser treinada facilmente. Há uma carencia nas livrarias brasileiras, porém aí está uma oportunidade também. Quem escrever bons livros de Python com certeza terá sucesso. Há um esforço de tradução de livros internacionais.

Conclusão

Este artigo demonstrou que a Plataforma Python é uma excelente escolha para o ambiente coorporativo assim como academico, basta agora as empresas e universidades aproveitarem as vantagens desta maravilhosa plataforma verdadeiramente livre.


[RamiroLuz Ramiro Batista da Luz]