associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "ComoUsarWiki"

Diferenças entre as versões de 1 e 33 (32 versões de distância)
Revisão 1e 2003-11-15 14:25:45
Tamanho: 4141
Editor: 3-046
Comentário:
Revisão 33e 2005-04-29 20:44:24
Tamanho: 5699
Editor: 200-207-145-42
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 1: Linha 1:
#pragma section-numbers off
= Como Usar o Wiki =
Linha 14: Linha 11:
O conceito de Wiki foi criado por Ward Curnninghan visando o desenvolvimento de um site onde os próprios usuários pudessem gerar conteúdo. Ele implementou um software em Perl bastante simples e a partir daí vários clones de sua idéia surgiram. Um deles é o !MoinMoin que é usado nesse site por ser escrito todo em Python. O conceito de Wiki foi criado por Ward Cunningham visando o desenvolvimento de um site onde os próprios usuários pudessem gerar conteúdo. Ele implementou um software em Perl bastante simples e a partir daí vários clones de sua idéia surgiram. Um deles é o !MoinMoin que é usado nesse site por ser escrito todo em Python.
Linha 23: Linha 20:
Linha 35: Linha 33:
Todos podem editar as páginas do Wiki. Para isso basta clicar no link EditText no rodapé de cada página e editar o conteúdo. Para editar um Wiki você tem alguns 'comandos' para formatação. Tem um resumo deles no rodapé da tela de edição e uma listagem deles em HelpContents. Todos podem editar as páginas do Wiki. Para isso basta clicar no link !EditText no rodapé de cada página e editar o conteúdo. Para editar um Wiki você tem alguns 'comandos' para formatação. Tem um resumo deles no rodapé da tela de edição e uma listagem deles em HelpContents.
Linha 58: Linha 56:
----    * Crie sempre !WikiNames com acentos nas palavras que os possuem. O MoinMoin reconhece caracteres acentuados.
   * Não faça ataques à outras tecnologias. Não podemos nos esquecer que o que é ruim pra você serve como uma luva para outro. Além disso, ataques geralmente recebem contra-ataque. E como todos sabem este site aqui é aberto para todos trabalharem, portanto, se começarmos a receber contra-ataques (justificados) no nosso site serei obrigado a 'fechá-lo' e todos nós sairemos no prejuízo.
Linha 60: Linha 59:
Osvaldo Santana Neto == Dicas & Recomendações ==

   * Quando colocar o seu endereço de e-mail aqui use coisas como: fulano arroba dominio (.) com ponto br no lugar de fulano@dominio.com.br. Isso evitará que os robozinhos caça-emails dos spammers te localizem na web.
   * Quando for criar uma página escolha um dos ''templates'' mais adequados:
      * PythonBrasilTemplate - Para páginas genéricas, pessoais, artigos, tutoriais, etc.
      * SoftwareTemplate - Para dicas de software feitos em Python ou ferramentas para trabalho com Python.
      * LivroPythonTemplate - Para resenhas de livros sobre Python que são colocadas em DocumentaçãoPython
      * ReceitaTemplate - Para ''recipes'' (trechos de código, funções e classes) do CookBook
   * Crie um usuário no site em PreferênciasDoUsuário e personalize a forma de navegar pelo site
   * Se você quer fazer alguma experiência com o Wiki, faça na página SandBox. Lá é o lugar onde pode-se testar as funcionalidades deste site sem correr o risco de perder ou apagar informações importantes.

Essa página é uma introdução rápida de como usar um sistema Wiki (sistema no qual este site é baseado). Não é um tutorial completo sobre o assunto mas já deve ajudar os iniciantes.

TableOfContents

Conceitos

Nesta seção estarei explicando alguns conceitos sobre o Wiki.

Wiki

O conceito de Wiki foi criado por Ward Cunningham visando o desenvolvimento de um site onde os próprios usuários pudessem gerar conteúdo. Ele implementou um software em Perl bastante simples e a partir daí vários clones de sua idéia surgiram. Um deles é o MoinMoin que é usado nesse site por ser escrito todo em Python.

Uma das idéias do Wiki é a de poder linkar assuntos muito facilmente e muito rapidamente. Para isso foi criado o conceito de WikiName. Um WikiName é formada por duas ou mais palavras iniciadas por maiúsculas com o restante em minúsculas. Essas palavras não tem espaço entre elas: Por exemplo: NomeDaPágina, OutroNome, e assim por diante.

Quando um WikiName é colocado na página o sistema imediatamente cria um link para ele.

Navegar por um Wiki é igual a navegar por uma página qualquer. Além disso todas as páginas apresentam uma barra de ferramentas na parte superior que possibilitam as seguintes operações:

  • Atualização - Recarrega a página atual.
  • Impressão - Gera uma versão para impressão da página.
  • XML - Retorna uma versão XML da página.
  • Assinatura - Permite que o sistema envie um e-mail para o endereço especificado sempre que uma alteração na página for efetuada.
  • Editar - Permite a edição da página. Veja na seção Edição abaixo.
  • Informações - Informações sobre a página.
  • Diferenças - Diferenças da página após editada.
  • Procurar - Procura páginas que referenciam a atual.
  • Ajuda - Páginas de Ajuda.

Editando

Todos podem editar as páginas do Wiki. Para isso basta clicar no link EditText no rodapé de cada página e editar o conteúdo. Para editar um Wiki você tem alguns 'comandos' para formatação. Tem um resumo deles no rodapé da tela de edição e uma listagem deles em HelpContents.

Criando uma página nova

Para criar uma página nova os procedimentos são os seguintes:

  1. Editar uma página existente e adicionar o WikiName que levará até a página nova. Ex:   * PaginaNova - Essa página... 

  2. Gravar as mudanças da página.
  3. O Link para a PaginaNova vai aparecer em vermelho (indicando que a página ainda não existe)

  4. Para criar a página é só clicar no link.
  5. Aparecerá uma tela com as opções "Create Page" para criar uma página em branco e "...Template" para criar páginas usando algum template pré-existente.
  6. Dê preferência a um Template e caso não exista um template bom sugira a criação de um para o WikiMaster

  7. Edite sua página nova (usando os 'comandos' de formatação) e pronto.

Política de Boa Vizinhança

Um Wiki é um espaço extremamente democrático que permite que todos modifiquem. Por isso é necessário respeitar algumas regrinhas da política da boa vizinhança:

  • Nunca remova conteúdo sem autorização do autor da página, a menos que seja conteúdo nocivo ao site (como palavrões, atos de vandalismo e afins)
  • Sempre que adicionar um conteúdo a uma página identifique que foi você quem escreveu. Existe uma macro no MoinMoin que é a  [[FootNote(autor)]] que pode ser usada para esse fim.

  • Não faça bagunça. Tente ser organizado. Como? Usando Templates pré-existentes, criando WikiNames coerentes, acertando páginas que fujam do padrão, acertando erros de português (seus e dos outros), ...

  • Não cometa atos de vandalismo. Se o trabalho de manutenção do site ficar muito maior do que os benefícios dele eu serei obrigado a fechar a edição apenas para um grupo restrito de usuários e esse não é o espírito de um Wiki.
  • Sempre que for remover um link para uma página do Wiki lembre de colocá-lo no PáginasPerdidas.

  • Crie sempre WikiNames com acentos nas palavras que os possuem. O MoinMoin reconhece caracteres acentuados.

  • Não faça ataques à outras tecnologias. Não podemos nos esquecer que o que é ruim pra você serve como uma luva para outro. Além disso, ataques geralmente recebem contra-ataque. E como todos sabem este site aqui é aberto para todos trabalharem, portanto, se começarmos a receber contra-ataques (justificados) no nosso site serei obrigado a 'fechá-lo' e todos nós sairemos no prejuízo.

Dicas & Recomendações

  • Quando colocar o seu endereço de e-mail aqui use coisas como: fulano arroba dominio (.) com ponto br no lugar de fulano@dominio.com.br. Isso evitará que os robozinhos caça-emails dos spammers te localizem na web.

  • Quando for criar uma página escolha um dos templates mais adequados:

  • Crie um usuário no site em PreferênciasDoUsuário e personalize a forma de navegar pelo site

  • Se você quer fazer alguma experiência com o Wiki, faça na página SandBox. Lá é o lugar onde pode-se testar as funcionalidades deste site sem correr o risco de perder ou apagar informações importantes.