associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Diferenças para "ComoInstalarGrok"

Diferenças entre as versões de 4 e 5
Revisão 4e 2007-09-25 20:46:57
Tamanho: 2814
Comentário:
Revisão 5e 2008-09-26 14:06:41
Tamanho: 2822
Editor: localhost
Comentário: converted to 1.6 markup
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 3: Linha 3:
Não sabe o que é o Grok? Veja [http://grok.zope.org aqui]. Não sabe o que é o Grok? Veja [[http://grok.zope.org|aqui]].
Linha 9: Linha 9:
O Zope 3 (base do Grok) está sendo portado para Python 2.5, mas por enquanto é necessário continuar usando a versão 2.4 (na verdade, apesar do Python 2.5 não ser *oficialmente* suportado no Zope 3 ainda, existem pessoas usando Python 2.5.1 com Zope 3.4 e Grok. Veja [http://www.mail-archive.com/zope3-users@zope.org/msg06436.html aqui]). O Zope 3 (base do Grok) está sendo portado para Python 2.5, mas por enquanto é necessário continuar usando a versão 2.4 (na verdade, apesar do Python 2.5 não ser *oficialmente* suportado no Zope 3 ainda, existem pessoas usando Python 2.5.1 com Zope 3.4 e Grok. Veja [[http://www.mail-archive.com/zope3-users@zope.org/msg06436.html|aqui]]).
Linha 21: Linha 21:
setuptools provê uma série de ferramentas para distribuição e gerenciamento de "eggs" (pacotes python). A maioria dos eggs usados no desenvolvimento de softwares python está no [http://cheeseshop.python.org/pypi/ CheeseShop], que contém um índice com centenas (talvez milhares) de aplicações, bibliotecas e frameworks python sendo distribuídos como eggs. setuptools provê uma série de ferramentas para distribuição e gerenciamento de "eggs" (pacotes python). A maioria dos eggs usados no desenvolvimento de softwares python está no [[http://cheeseshop.python.org/pypi/|CheeseShop]], que contém um índice com centenas (talvez milhares) de aplicações, bibliotecas e frameworks python sendo distribuídos como eggs.
Linha 61: Linha 61:
 * Lista de discussão sobre o Grok no Google Groups: [http://groups.google.com/group/grok-br Grok-BR]  * Lista de discussão sobre o Grok no Google Groups: [[http://groups.google.com/group/grok-br|Grok-BR]]

Como instalar o Grok

Não sabe o que é o Grok? Veja aqui.

Instalando Python 2.4

É recomendado compilar o python a partir do código-fonte, mesmo se seu sistema operacional já vier com alguma versão instalada.

O Zope 3 (base do Grok) está sendo portado para Python 2.5, mas por enquanto é necessário continuar usando a versão 2.4 (na verdade, apesar do Python 2.5 não ser *oficialmente* suportado no Zope 3 ainda, existem pessoas usando Python 2.5.1 com Zope 3.4 e Grok. Veja aqui). .

$ wget http://www.python.org/ftp/python/2.4.4/Python-2.4.4.tar.bz2
$ tar xzf Python-2.4.4.tar.bz2
$ cd Python-2.4.4
$ ./configure && make
$ sudo make install

Instalando setuptools (easy_install)

setuptools provê uma série de ferramentas para distribuição e gerenciamento de "eggs" (pacotes python). A maioria dos eggs usados no desenvolvimento de softwares python está no CheeseShop, que contém um índice com centenas (talvez milhares) de aplicações, bibliotecas e frameworks python sendo distribuídos como eggs.

A ferramenta "easy_install" permite que você instale um egg do CheeseShop (ou outro local, mas aí você terá que explicitar a URL) digitando apenas "easy_install nome_do_pacote". Pense no easy_install como um "apt" de pacotes python.

$ wget http://peak.telecommunity.com/dist/ez_setup.py
$ sudo python2.4 ez_setup.py

Instalando grokproject

O grokproject é uma aplicação * que cria um "esqueleto" de uma aplicação Grok. Ele cria todos os arquivos e diretórios necessários, além de baixar todos os eggs de pacotes que o Grok utiliza.

$ sudo easy_install-2.4 grokproject

* Tecnicamente falando, o grokproject é um recipe para o zc.buildout.

Criando um projeto Grok

Criar um projeto Grok é bem simples:

$ grokproject NomeDoProjeto

O grokproject pedirá algumas informações: nome do módulo da aplicação (pode deixar default, app.py), nome e senha do usuário administrador (escolha como bem entender) e diretório para colocar os eggs; novamente, pode ser escolhido o padrão.

É importante que esse diretório fique fora do diretório da sua aplicação para que outras aplicações Grok possam aproveitá-los (e evitar tempo e banda dispendidos na tarefa de fazer o download novamente).

Como rodar a aplicação

cd /caminho/da/aplicacao
./bin/zopectl start

Isso iniciará o daemon do webserver na porta 8080. Para parar o daemon:

cd /caminho/da/aplicacao
./bin/zopectl stop

Referências

  • Lista de discussão sobre o Grok no Google Groups: Grok-BR