associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

AprendaMais

É chegado o momento de aprender mais sobre essa grande linguagem de programação , o todo poderoso Python e é nessa hora que você vai perceber como Python dispões de uma vasta documentação disponível na Internet. É muito importante que você leia com muita atenção a seleção abaixo , sendo que todas foram muito bem avaliadas e selecionadas pela nossa equipe de grandes desenvolvedores , mas aqui é apenas um aperitivo porque você pode encontrar muito mais do que isso em uma rápida busca pela Internet ou em nossa página sobre DocumentacaoPython.

Uma das coisas que mais chama atenção para quem está desejando iniciar no mundo da programação com a escolha de Python como linguagem principal é a legibilidade que ela oferece, sendo que se a pessoa não tem qualquer tipo de conhecimento sobre programação poderá ser capaz de entender pelo menos alguns trechos do que o código está fazendo.

Perguntas frequentes

Acesse a lista de perguntas frequentes:

https://wiki.python.org.br/PerguntasFrequentes

Comece por aqui

Os dois tutoriais mais elogiados que temos em língua portuguesa são o AprendaProgramar do Luciano Ramalho (versão pdf) e o Tutorial Python escrito pelo GuidoVanRossum (versão em inglês).

Livros

Português

Introdução à programação com Python Introdução à programação com Python

Este livro é orientado ao iniciante em programação. Os conceitos básicos de programação, como expressões, variáveis, repetições, decisões, listas, funções e arquivos, são apresentados um a um com exemplos e exercícios tudo para acelerar o seu crescimento como desenvolvedor. A obra visa explorar a programação de computadores como ferramenta do dia a dia. Ela pode ser lida durante um curso de introdução à programação de computadores e usada como guia de estudo para autodidatas. Resenha


Capa Python e Django Python E Django - Desenvolvimento Agil De Aplicaçoes Web

Introdução à linguagem Python e ao framework Django. Esse livro foi escrito para atender à demanda de desenvolvedores de aplicações Web que usam outras linguagens de programação e querem aprender a usar Python e Django para melhorar sua produtividade. Para os desenvolvedores que tem site ou blog ,ou pretende ter um , este livro é altamente recomendado.


aprendendo.png Aprendendo Python

Tradução do livro Learning Python esse é, sem a menor sombra de dúvidas, o melhor livro sobre Python publicado em língua portuguesa.


Mergulhando no Python Mergulhando no Python

Tradução do livro Dive Into Python. O original em inglês é bastante recomendado - muito útil para aqueles que já sabem programar e que gostam de livros que possuem uma abordagem mais prática. Pode ser comprado aqui e também está disponível gratuitamente online. Já a tradução para português possui muitos erros (inclusive na grafia da linguagem) que podem prejudicar o aprendizado de novatos em Python. Resenha


guia.png Python - Guia de bolso

Esse guia é muito útil naqueles momentos de dúvida sobre alguma característica da linguagem. Este livro é tradução do livro Python - Pocket Reference. Ressalva: Essa tradução possui erros que podem prejudicar o aprendizado de novatos em Python.


pybook_thumb.jpg Python Para Desenvolvedores

Excelente livro do Luiz Eduardo Borges sobre Python. Aprenda a forma Pythonica de programar. Segunda edição - revisada e ampliada.


comp_cient.jpg Computação Científica com Python

Livro escrito pelo professor Flávio Coelho destinado ao uso científico de Python. Osvaldo Santana fez uma review do livro.


9788575223321.gif Python Cookbook

Neste livro, você encontrará receitas completas para mais de uma dúzia de tópicos que abordam a parte essencial da linguagem Python, bem como tarefas comuns a uma ampla variedade de áreas de aplicação.


Inglês

learning.png Learning Python

Sem dúvida este é o melhor livro para quem está interessado em aprender Python. Completo, com uma linguagem simples e fácil além de uma ótima estrutura.


Python Books

Python Books: Uma coletânea de diversos livros sobre Python abordando vários campos de atuação, seja através de aplicações web, desktop ou mobile.

Documentação On-line

Se o que você procura é documentação on-line para aprender Python você estará bem servido. Dê uma olhada com atenção na nossa página com DocumentacaoPython que está repleta de excelentes tutoriais, cursos e artigos dos mais diversos tipos.

Python na Educação

Se você é professor, coordenador de curso ou estudante é esta procurando argumentos para usar Python na sua escola, faculdade ou Universidade, acesse PythonNaEducacao.

Conheça um pouco mais sobre a utilização de Python nas universidades e como o mercado de trabalho está recebendo essa novidade. link

Aprendendo Python de forma interativa

Lista de Exercícios

Para testar e aprimorar o seu conhecimento você pode acessar a página com uma ListaDeExercicios. Os exercícios estão divididos em categorias e procuram obedecer uma ordem de dificuldade crescente.

Vídeos On-line

A grande maioria dos screencasts disponíveis atualmente foram produzidos em inglês. Para aqueles que possuem um bom conhecimento do idioma segue um breve resumo desse material:

  • ShowMeDo - O melhor repositório de tutoriais Python em vídeo.

  • YouTube - O canal oficial da Comunidade Python brasileira no YouTube.

  • YouTube - Canal da Comunidade Python Minas Gerais no YouTube.

  • YouTube - Existem dezenas de vídeo sobre Python no site YouTube. Ignore os vídeos que falam sobre pitóns.

  • Vídeo aulas gratuitas de Python - Um apanhado de vídeo aulas gratuitas que temos disponíveis pela internet, com conteúdo de alta qualidade tanto no idioma brasileiro como no americano.

Podcast

No Brasil está crescendo o número de podcasts sobre tecnologia, e Python não poderia ficar de fora, e se caso você tenha interesse em conhecer mais, ouça alguns:

Cursos

https://avatars2.githubusercontent.com/u/31020499?s=200&v=4 Curso De Python

Cursos de Python presenciais e online desde iniciantes até programas de treinamento especificos focados em ambientes web e DebvOps e também Qualidade de Software e tests automatizados.


Aprenda Python e Django na Prática Welcome to the Django

Welcome to the Django é um curso prático de Python e Django com foco nas melhores práticas para o desenvolvimeto ágil de aplicações web.


Cursos de Python 2013

link


Agora que você já sabe como aprender mais sobre Python, EnvolvaSe.