associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

AntesDePerguntar

Nossa intenção com esta página é dar algumas dicas às pessoas que participam da lista de discussão do PythonBrasil. Seguindo estas dicas, você conseguirá esclarecer as suas dúvidas muito mais rapidamente.

  • Procure no PythonBrasil - O sistema de buscas do PythonBrasil funciona muito bem. Antes de perguntar algo na lista de discussão, certifique-se de que não existe algum documento aqui que resolva o seu problema.

  • Procure no Google - É muito raro não encontrar algum esclarecimento de dúvidas no Google. Lembre-se: o Google é seu amigo.

  • Verifique o histórico da lista - O histórico da lista serve como uma base de conhecimento. É bastante comum que outras pessoas já tenham passado pelo mesmo problema que você está enfrentando e já tiveram suas dúvidas esclarecidas na lista. Verifique no histórico da lista se não é este o caso antes de postar a mesma dúvida. Usar a interface de busca do Google Groups é uma forma muito rápida de obter respostas (XXX: se alguém souber como se filtra a busca do novo Google Groups para buscar apenas em uma lista, por favor complemente esta informação aqui).

  • Existem "mil" maneiras de acessar a lista - Escolha a sua preferida na página AcessoListaDiscussao.

  • Verifique a lista de PerguntasFrequentes

  • Aprenda ComoFazerPerguntasInteligentes - Enviando uma mensagem com um subject adequado e formulando a questão adequadamente, você facilitará o trabalho de quem irá te ajudar e, no nosso caso, isso é muito importante. Coisas como enviar o trecho de código com problema e as mensagens de erro emitidas são de vital importância para que uma resposta possa ser dada.

  • Somos uma comunidade de voluntários - Lembre-se sempre que o PythonBrasil é uma comunidade formada por programadores voluntários. Ninguém tem a obrigação de te ajudar, apesar de todos se esforçarem para fazê-lo.

  • Se você souber inglês... - Se você conseguir ler documentação escrita em inglês, vale a pena consultar também o histórico da lista Python-Users. O Google provê a indexação dessas páginas, portanto, basta usá-lo para fazer pesquisas nela. Vale a pena ainda verificar o site oficial de Python.

Algumas regras da lista

Algumas regras da lista que devem ser seguidas para evitar problemas com a moderação:

  • Não envie e-mails no formato HTML - Além de impossibilitar o uso de leitores de e-mail em modo texto (que é o caso da maioria das pessoas que usam GNU/Linux), você ainda possibilitará que o Yahoo! Groups adicione imagens de propaganda nos e-mails, fazendo com que pessoas que usem acesso discado tenham problemas para ler suas mensagens. Consulte a documentação do seu leitor de e-mail para desligar essa opção. A opção "Rich Text" muito comum em clientes de e-mail e webmails também deve ser desativada.

  • Não fuja do tópico da lista - A lista foi criada para discussões sobre Python. Apesar de Zope e Plone serem duas aplicações desenvolvidas em Python, é importante lembrar que existem outras listas de discussão com mais profissionais qualificados na utilização dessas aplicações, como as que se encontram na comunidade brasileira TcheZope onde moram alguns dos melhores especialistas em Zope e Plone do mundo.

  • Não envie anexos em mensagens - Imagine o volume de tráfego que um anexo de 200k gera quando é enviado para os mais de 1000 assinantes da lista. Imagine também o usuário da lista que acessa a Internet através de uma conexão discada/lenta. No lugar de anexar arquivos na lista, disponibilize-o em algum lugar na web e envie o endereço para acessá-lo junto com uma breve descrição do que se trata o arquivo, desta forma somente quem quer ou pode baixar o arquivo irá fazê-lo e nenhum aborrecimento será causado para quem não quer ou não pode baixá-lo.

  • Desative mecanismos anti-spam para a lista - Aquela idéia irritante de proteção contra spams que o UOL usa, por exemplo, faz com que para cada e-mail postado na lista uma resposta seja gerada para o autor para que o mesmo entre em uma página para confirmar o e-mail. O membro da lista que esquecer de desativar esses mecanismos para a lista de discussão será sumariamente excluido (e não banido) da lista.

Dicas para uma lista mais agradável

Algumas das dicas abaixo são genéricas o suficiente para serem usadas em quaisquer outras listas de discussão técnica que possamos assinar (na verdade grande parte das coisas escritas nessa página se aplicam a outras listas de discussão). Fica a seu critério usar as dicas dadas nesta seção. Diferentemente das regras da lista o não cumprimento das dicas abaixo não levarão as mensagens a serem moderadas:

Melhore os campos "Assunto"/"Subject" das mensagens

Esta dica surgiu à partir de um e-mail postado pelo RodrigoSenra em nossa lista de discussões:

From: Rodrigo Senra
To: python-brasil
Subject: Escrevendo bons títulos para Assunto(Subject)

Às vezes acompanhando uma discussão algo nos inspira a fazer uma
colocação que não está relacionada com a discussão
em questão, nestas horas o melhor é mandar um e-mail para a lista
com um Assunto(Subject) explicitando o tema do e-mail.

A razão subjacente a este *purismo* e de natureza prática.
Muitas vezes nós temos que caçar informação no histórico da lista
python-brasil, ficará bem mais fácil se os conteúdos dos emails
estiverem relacionados aos respectivos cabeçalhos Assunto (Subject).

Outro comentário importante é escolher bem o título do Assunto,
para que ele transmita o máximo de informação sobre o conteúdo
da mensagem. Dessa forma o histórico da lista python-brasil se
tornará cada vez mais uma importante ferramenta para nós desenvolvedores.

Existem outras questões também. Só pra exemplificar:

Errado:

Subject: Socorro!!!

Gostaria de saber como faço pra mudar um blablabla do loop do Tkinter,
alguém sabe???

Com um pedido desesperado deste o Osvaldo vai abrir a mensagem no meio das 500 que recebe por dia para tentar ajudar. Mas o Osvaldo não vai conseguir porque o Osvaldo é um 'tapado completo' em Tkinter. Então ele perdeu o tempo dele pra tentar ajudar numa coisa em que ele não conseguiria ajudar.

Em contrapartida uma versão melhorada seria:

Certo:

Subject: Loop do Tkinter

Gostaria de saber como faço pra mudar um blablabla do loop do Tkinter,
alguém sabe???

Pronto. Eu já dou prioridade baixa para essa mensagem porque tem grandes probabilidades de eu não poder ajudar. Em contrapartida o PedroWerneck, nosso Tkinter-man vai abrí-la no primeiro instante pra responder.

Se o assunto mudou no meio do caminho também pode-se (ou deve-se) mudar o Assunto/Subject da discussão. Isso não é crime :)

Rodapés muito maiores que a mensagem

Não sei se vocês notaram, mas no rodapé das mensagens que chegam na lista tem um volume de informações relativamente grande onde constam desde dicas do site à anúncios publicitários.

A dica é: Quando responder uma mensagem da lista *remova* essas coisas da mensagem porque o Y! vai adicioná-las novamente na próxima mensagem, e na próxima, e na próxima, e...

Quando estivermos lá pela 10a. resposta a gente vai precisar apelar para um "Search Engine" igual ao Google para poder encontrar o texto da mensagem original perdida no meio de uma avalanche de propagandas e rodapés do Y!.

Reduza o tamanho das mensagens

Sempre que você estiver respondendo a apenas um parágrafo de um e-mail, apague os outros parágrafos da mensagem original e coloque um aviso de que ali foi cortado algo com um:

[corta]
[snip]
[cut]
[censurado]
[flamewar]
:
:

Porque, desta forma, poderemos acompanhar a discussão muito mais rapidamente.

Utilize parágrafos

Vejam esta mensagem:

Errado:

Subject: Meu Deus!

Eu gostaria de saber porque Python é considerada uma linguagem muito boa
e como eu poderia programar usando uma interface gráfica e como eu
poderia acessar um banco de dados QuxFooBar???

Agora, vejam esta:

Certo:

Subject: Conselhos iniciais sobre Python

Pessoal,

Sou novo aqui na lista e, após consultar o histórico da lista e o site
da comunidade algumas dúvidas ainda persistem:

 - Eu gostaria de saber porque Python é considerada uma linguagem muito boa?
 - É possível programar usando uma interface gráfica?
 - Como eu poderia acessar um banco de dados QuxFooBar?

Com uma mensagem bem organizada assim, nós poderemos responder aos tópicos onde somos mais proficientes e deixamos os outros para que outros respondam.

Evite top-posting nas respostas

Ao responder uma mensagem coloque o original no topo, e preferencialmente apenas o necessário para colocar a resposta no contexto adequado, seguindo a dica sobre redução do tamanho das mensagens logo acima. Bottom-posting facilita o acompanhamento da discussão e a compreensão.

Errado:

Subject: Re: Conselhos iniciais sobre Python

Oi,

Então veio ao lugar certo.

Python é muito boa porque é usada pelos programadores mais inteligentes,
engraçados e modestos. Ou será o contrário? É possível sim, com Tkinter,
GTK, etc. Você pode usar o módulo PyQuxFooBar.

Abraços

On 31/02/07, fulano <fulano@gmail.com> wrote:
> Pessoal,
>
> Sou novo aqui na lista e, após consultar o histórico da lista e o site
> da comunidade algumas dúvidas ainda persistem:
>
>  - Eu gostaria de saber porque Python é considerada uma linguagem muito boa?
>  - É possível programar usando uma interface gráfica?
>  - Como eu poderia acessar um banco de dados QuxFooBar?

Certo:

Subject: Re: Conselhos iniciais sobre Python

On 31/02/07, fulano <fulano@gmail.com> wrote:
> Sou novo aqui na lista e, após consultar o histórico da lista e o site
> da comunidade algumas dúvidas ainda persistem:

Então veio ao lugar certo

>  - Eu gostaria de saber porque Python é considerada uma linguagem muito boa?

Python é muito boa porque é usada pelos programadores mais inteligentes,
engraçados e modestos. Ou será o contrário?

>  - É possível programar usando uma interface gráfica?

É possível sim, com Tkinter, GTK, etc.

>  - Como eu poderia acessar um banco de dados QuxFooBar?

Você pode usar o módulo PyQuxFooBar.

Abraços

Poupem o Joaquim

É conhecido de todos que a língua portuguesa não é muito generosa com seus usuários. Também é sabido que "quem não se comunica se estrumbica" em dias de hoje.

Portanto antes de enviar os seus e-mails tente lê-los para ver se eles estão conseguindo trasmitir a sua mensagem corretamente, caso contrário, você será ignorado ou será inquirido a se explicar melhor.

Errado:

Subject: Tipow, vamu mi ajudá?

Tipow, kra! Eu to tentanu faze um negossio de permissaum no Pháithon i num to conceguindo pq so muito burro rsrsrsrs kkkkk. Vcs ajuda?

Certo:

Subject: Permissão de arquivos

Olá pessoal,

Eu estou tentando manipular as permissões de arquivo em Python mas não sei porque o código abaixo está dando uma mensagem de erro Qux Foo Bar...

<trecho de codigo com erro>

Acho que esse negócio de Python é complicado demais pra mim :)

Evitem nicknames, apelidos, pseudônimos

Usar apelidos, nicks é algo muito comum na web. Mas não é nada agradável responder dúvidas de uma pessoa em que você não sabe nem o seu nome. E utilizar seu nome verdadeiro além de ser mais amigável é muito mais profissional. Lembrando que a lista pode ser um lugar para contatos profissionais também.