associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Seu texto de busca "linkto:"PythonMagick"" não retornou nenhum resultado. Por favor mude os termos do texto, para mais informações veja HelpOnSearching.
(!) Considere fazer uma busca completa do texto com seus próprios termos.

Excluir mensagem

PythonMagick

PythonMagick

(por JS)

PythonMagick é a biblioteca para Python do ImageMagick - o famoso pacote livre que inclui executáveis como o "convert" e o "mogrify", que são formas rápidas e práticas de transformar vários arquivos de imagem em lote.

Eu mesmo já fiz alguns scripts em python que invocam diretamente esses executáveis - nunca tinha me interessado em instalar os wrappers para python da biblioteca em si.

Bom, hoje resolvi fazer isso, e o que encontrei foi uma documentação nula de como instalar o PythonMagick. Na verdade, dá pra dizer que PythonMagick não é o nome da biblioteca, é o que voce tem que fazer para instalar. :-)

Então vamos lá. Você precisa de:


Isso feito, ao descompactar o tarball do PythonMagic você não vê setup.py, não vê MakeFile, nao vê README, não vê nada. Por isso estou escrevendo isso aqui.

A única coisa que tem lá é um arquivo SConstruct. Bom, esse "SConstruct" funciona como um Makefile, mas do tal utilitário "scons" (vide acima). Ë só editar esse SConstruct para apontar para os diretórios corretos no seu sistema, e chamar o programa "scons". No meu caso, tive que mudar as referências do boost de "/usr/local/include/boost-versao" para "/usr/include/boost", e, não sei por que cargas da água ele faz referência a uma biblioteca "libboost_python_gcc" - só que ela se chama apenas"liboost_python" (com extensão .so, e fica no diretório /usr/lib (ou /usr/local/lib, dependendo de como você instalar o boost).

Com essas coisas no lugar, o PythonMagick foi construído com sucesso, bastando executar "scons" no diretório onde ele foi descompactado.

Surpresa: também não há nenhuma opção de instalação. :-) . Mas isso é mais fácil. Dentro do diretório PythonMagick, há um outro diretório PythonMagick. Este segundo contm os arquivos init.py e _PythonMagick.py - basta copiar esse diretório todo para o site-packages do Python. (em geral, em usr/lib/python-2.4/site-packages).

Agora é so executar o Python e importar import PythonMagick

Ainda não pesquisei a API, mas é bem direta - i = PythonMagick.Image ("arquivo.png"), abre o arquivo do disco e o carrega como um objeto python.

O objeto i tem centenas de métodos para dar informações ou executar operações na imagem - rediemnsioanmento, filtros, etc... e por fim, o método "write":

i.write ("outroarquivo.png") salva o arquivo no disco.


É isso aí, agora é só você usar, descobrir mais detalhes e escrever aqui!


CategoryCategory