PropostasFISL10

Esta página serve para organizar as propostas de palestras da comunidade Python Brasil no FISL 10.0. Pedimos a todos que cadastrem suas palestras abaixo.

Este ano para o FISL 10.0 teremos apenas 6 palestras que a APyB irá pré-aprovar, por isso ao contrário do ano passado pedimos que se a sua palestra puder ser encaixada em outras categorias que você submeta ela diretamente no site do FISL cuidando as datas e informações da chamada de trabalhos.

Por favor, caso queira utilizar um dos 6 slots que teremos a nossa disposição, edite esta página e inclua a sua proposta na lista abaixo até o dia 08/05/2009.

Palestras

Título

Palestrante(s)

Descrição

App Engine: o que não fazer

Rodolpho Eckhardt

Muitos programadores experientes, mesmo com desenvolvimento web, se interessaram por desenvolver sistemas para o Google App Engine - um modo de não se preocupar com a infra-estrutura e utilizar os recursos do Google para hosting. No entanto, há diversas novidades com o App Engine com as quais é necessária experiência para evitar alguns problemas. Por exemplo, o sistema de banco-de-dados BigTable, não relacional, deve ser trabalhado de maneira diferente que com DBs relacionais \"tradicionais\", como o MySQL. Esta palestra, ao invés de falar o que fazer - já que é um tópico muito maior -, mostrará o que evitar quando desenvolvendo para o Google App Engine. Haverá alguns exemplos do que esperar quando esses cuidados não são tomados. (Palestra também enviada diretamente para o FISL)

Pydapt: Autômatos Adaptativos em Python

Rodolpho Eckhardt

Autômatos Adaptativos são um formalismo proposto por João Neto, em 1993, para aumentar o poder computacional de autômatos finitos tradicionais. Estes dispositivos possuem o poder computacional de uma Máquina de Turing, mas são mais apropriados na modelagem de problemas que envolvem sistemas adaptativos. A palestra terá uma apresentação sobre o que são e como utilizar A.A., bem como as inovações que trazem. Além disso, será apresentada a biblioteca em Python, pydapt, que escrevi e um uso básico (a implementação de um compilador - tradutor - para uma linguagem sensível a contexto, sem o uso de um autômato de pilha, ou tabelas de símbolos). (Palestra também enviada diretamente para o FISL)

Apresentando Web2py

Álvaro Justen/Douglas Soares de Andrade

O web2py é um framework para desenvolvimento Web ágil escrito em Python que permite o desenvolvimento em tempo recorde. Foi inspirado em outros frameworks (reunindo suas melhores funcionalidades), é suportado por várias plataformas e contém muitas ferramentas úteis e inovadoras que surpreendem até os programadores mais experientes. Álvaro e Douglas são desenvolvedores do projeto, adicionando funcionalidades como tradução dinâmica, port para Python 2.4, exportação e importação de aplicações.

Apresentação do Deliverance

Herson Rodrigues

O conceito implementado pelo Deliverance tem como objetivo à aplicação de temas através de um proxy (ou middleware WSGI). Quando executado em modo proxy, ele pode aplicar temas à qualquer aplicação web (.NET, Java, PHP, Rails, Plone etc) eliminando assim a fase de integração do layout "dentro" da aplicação pelo designer ou pelo desenvolvedor web (o que demandava uma quantidade de tempo absurda). Como o deliverance, o designer fica livre para implementar qualquer design sem a preocupação da integração no portal, e o desenvolvedor web, fica tranquilo para focar apenas na aplicação e não no design.

iPython para principiantes e ninjas

Leonardo Rochael

O IPython não é apenas um console que auto-completa, é um ambiente extensível e integrável, e aqui vamos mostrar como extender e integrar o IPython

Python nas disciplinas introdutórias de programação

Marco André Lopes Mendes

Python é uma linguagem livre, que se caracteriza pela sintaxe simples, legibilidade do código e grande quantidade de módulos para os mais diversos fins. Python tem sido utilizada como primeira linguagem em muitas Universidades e cursos técnicos, tanto no exterior quanto no Brasil. Começamos em 2004 a adotar Python como primeira linguagem com nossos alunos e queremos compartilhar nossas dificuldades, sucessos e dicas de como fazer esta transição.

Django Pizza: Web com mozzarella

Luciano Ramalho

Django é um framework ágil, simples e prático, escrito em Python, compatível com MySQL, PostgreSQL e Oracle, e suportado por vários provedores de hospedagem nacionais e internacionais. Inclui uma interface administrativa pronta para usar, que permite a edição e a busca de registros com poucas linhas de configuração. É usado em sites de grande porte como o jornal Washington Post e o portal imobiliário Vericia, e tem vários de seus componentes incluídos no Google App Engine. Esta palestra apresentará o Django com um exemplo bastante concreto: a intranet e o Web site de uma pizzaria que entrega em casa.

ERP5: Um sistema ERP/CRM de código aberto utilizado em soluções para missão crítica

Rafael Manhães Monnerat

O ERP5 é um Sistema Integrado de Gestão (ERP) escrito em Zope2/Python, utilizado na indústria aeroespacial, em agências governamentais, bancos centrais e em diversas empresas ao redor do mundo. A palestra visa demonstrar: como o ERP5 foi desenvolvido para suportar grandes projetos; algumas ferramentas criadas para suportar projetos que exigem grande escalabilidade e confiabilidade; os planos de para o futuro do ERP5 em direção ao Zope3; Como brasileiros tem contribuído para o projeto;

Software que rola não cria limo: O processo de desenvolvimento do Launchpad (e o que você pode aprender dele)

Sidnei da Silva

Desenvolver qualquer aplicação tem seus desafios, mas o desenvolvimento do Launchpad foi muito além disso. Com objetivos ambiciosos e uma equipe de desenvolvimento altamente distribuída, foram necessárias novas ferramentas e processos para agilizar o desenvolvimento e garantir a qualidade final do software. Aprenda mais sobre como time de desenvolvimento do Launchpad vem resolvendo esses problemas e descubra como isso pode lhe ajudar.

Palestras-relâmpago

Palestrantes-relâmpago

O ponto alto de qualquer conferência de Python, palestras-relâmpago duram 5 minutos, e o tempo é rigorosamente controlado. O tema é livre, e o resultado final é uma salada de idéias intrigantes, projetos novíssimos, curiosidades e humor geek.

Propostas retiradas pelos autores

Título

Palestrante(s)

Descrição

Meta-programação em Python

Luciano Ramalho

O prefixo "meta" às vezes assusta, mas o básico de meta-programação em Python é simples e elegante, provavelmente você já usa (talvez sem saber), e explica muitos mistérios em frameworks populares como o Django e o Tkinter. O tema será apresentado de forma suave, didática e prática.

ReST, Doctests e Sphinx

Luciano Ramalho

Python tem um sistema de documentação que causa inveja em muitos gurus de outras linguagens, e você ainda não está usando? É hora de mudar! Resolva dois problemas de uma vez: testes automatizados e documentação em um único arquivo! PDFs lindos e indexados gerados diretamente a partir de código executável! HTML buscável sem instalar nada no servidor e slides com apenas uma pitada de CSS. Tudo isso e muito mais, graças a Docutis e amigos.

Propostas que foram aprovadas pelo sistema normal do FISL

Por que Python?

Marco André Lopes Mendes

Python é uma linguagem livre, que se caracteriza pela sintaxe simples, legibilidade do código e grande quantidade de módulos para os mais diversos fins. Embora pouco conhecida comercialmente, existem casos consideráveis de sucesso no uso de Python e de ferramentas que utilizam a linguagem como base. Apresentaremos dez razões que levariam uma pessoa a iniciar o estudo ou aprofundar-se na linguagem de programação Python. Incluiremos razões técnicas, casos de sucesso de uso no Brasil e no exterior e possibilidades de emprego ou negócios. Eis as razões: simplicidade e produtividade da linguagem; quantidade de módulos para os mais diversos propósitos; grandes casos de uso como Google, Youtube, Industrial Light and Magic e Dreamworks. Casos de sucesso no Brasil, desde sistemas comerciais até aplicações na área médica e científica. Diversos casos de uso com sucesso na web via ferramentas Plone e Django. Destaquemos também o amplo uso no sistema governamental brasileiro e em empresas dos mais diversos segmentos. Enumeremos, entre as razões, as ofertas de emprego para programadores Python, no exterior e no Brasil, cujo mercado tem crescido grandemente. Entre as diversas plataformas em que Python roda, destaquemos maemo e Serie 60 da Nokia, Iphone da Apple e o XO do projeto OLPC. Discutimos a integração com outras linguagens – c e C++, Java e .Net/Mono. Finalizamos com as características que permitem programar de forma estruturada, orientada a objetos e funcional, utilizando a mesma linguagem. Toda a apresentação foi desenvolvida a partir de ampla pesquisa e entrevistas com as pessoas dentro de organizações. Fornecemos relativa quantidade de referências para posterior consulta.

PropostasFISL10 (editada pela última vez em 2009-06-05 03:16:41 por SidneidaSilva)