associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

Você não tem permissão para executar esta ação.

Excluir mensagem

P3FuncoesResumo

MarcoAndreLopesMendes

Objetivos:

  1. Escrever suas próprias funções;
  2. Aceitar valores em sua função através de parâmetros;
  3. Retornar informação de uma função através de valores;
  4. Trabalhar com variáveis globais e constantes;
  5. Criar componentes que executem tarefas específicas.

Construir um programa grande a partir de pequenos componentes, cada um dos quais é mais gerenciável que o programa original é uma técnica chamada dividir e conquistar.

Componentes em Python são chamados funções, classes, módulos e pacotes.

Programas Python tipicamente são escritos através da combinação de novas funções e classes que o programador escreve com funções de “pré-empacotadas” ou classes disponíveis em numerosos módulos de Python.

O programador pode escrever funções para definir tarefas específicas que podem ser usadas em muitos pontos num programa.

Uma função é invocada (i.e., feita executar sua tarefa designada) por uma chamada de função.

A chamada de função especifica o nome de função e fornece informação (como uma lista separada por vírgulas de argumentos) que a função chamada necessita para fazer seu trabalho.

Todas as variáveis criadas em definições de função são variáveis locais—são conhecidas só na função em que elas são criadas.

A maioria das funções têm uma lista de parâmetros que fornece o meio para comunicar informação entre funções. Um parâmetro da uma função é também uma variável local.

A abordagem dividir-e-conquistar torna o desenvolvimento de programas mais gerenciável.

Outra motivação para usar a abordagem dividir-e-conquistar é a reutilização de software — usando funções existentes como blocos de construção para criar novos programas.

Uma terceira motivação para usar a abordagem dividir-e-conquistar é evitar a repetição de código num programa. Empacotar o código como uma função permite que o código seja executado de vários locais num programa simplesmente chamando a função.

As funções do módulo math (matemática) permitem ao programador executar certos cálculos matemáticos comuns.

Funções normalmente são chamadas escrevendo o nome da função, seguido por um parêntese esquerdo, seguido pelo argumento (ou uma lista de argumentos separados por vírgula) da função, seguido por um parêntese direito.

Para usar uma função que é definida num módulo, um programa tem que importar o módulo, usando a palavra-chave import. Depois que o módulo foi importado, o programa pode acessar uma função ou uma variável no módulo, usando o nome de módulo, um ponto (.) e a função ou nome da variável.

Funções são definidas com a palavra-chave def.

As instruções endentadas que seguem uma declaração def formam o corpo de função. O corpo de função também é chamado de um bloco.

Há três meios de retornar controle ao ponto em que uma função foi invocada. Se a função não retorna um resultado, o controle é retornado simplesmente quando a última linha endentada é alcançada, ou ao executar um return. Se a função retorna um resultado, a declaração [return expressão] retorna o valor de expressão ao chamador.

None é um valor de Python que representa nulo — indicando que nenhum valor foi declarado — e isso é avaliado como falso em expressões condicionais.

O elemento de possibilidade pode ser introduzido em aplicações de computador usando o módulo random.

A função randrange gera um número inteiro entre o primeiro argumento e o segundo, não incluindo, este último. Se randrange verdadeiramente produz números inteiros aleatoriamente, cada número entre o primeiro argumento e o segundo argumento tem uma possibilidade igual (ou probabilidade) de ser escolhido cada vez que a função é chamada.

Python tem regras estritas que descrevem como e quando um valor da variável pode ser acessado. Estas regras são descritas em termos de espaço de nomes (namespaces) e escopos.

Espaços de nome armazenam informações sobre um identificador e o valor ao qual ele está ligado.

Python define três espaços de nome; quando um programa tenta acessar um valor de um identificador, Python procura nos espaços de nome numa ordem específica para ver se e onde o identificador existe.

O espaço de nome local armazena ligações criadas num bloco. Todos os parâmetros de função e qualquer identificador que a função cria são armazenados no espaço de nome local da função.

O espaço de nome global (ou de módulo) contém as ligações para todos os identificadores, nomes de função e nomes de classe definido num arquivo ou módulo.

Cada espaço de nome global de um módulo contém um identificador chamado name que fornece o nome desse módulo. Quando uma sessão do interpretador Python é iniciada ou quando o interpretador Python é invocado num programa armazenado num arquivo, o valor de name é "main".

O espaço de nomes built-in (padrão) contém identificadores que correspondem a muitas funções e erros de Python. Python cria o espaço de nome padrão quando o interpretador começa, e programas normalmente não modificam o espaço de nome (p.e., por adicionar um identificador ao espaço de nome).

Um escopo de um identificador descreve a região de um programa que pode acessar o valor do identificador.

Se um identificador é definido no espaço de nome local (p.e.,de uma função), esse identificador tem escopo local. Uma vez que o bloco de código termina (p.e.,quando uma função retorna), todos os identificadores nesse espaço de nome local do bloco “saem do escopo” e não podem mais ser acessados.

Se um identificador é definido no espaço de nome global, o identificador tem escopo global. Um identificador global é conhecido por todo código que executa dentro desse módulo, do ponto em que o identificador é criado até o fim do arquivo.

Quando uma função cria um identificador local com o mesmo nome que um identificador no espaço de nome do módulo ou padrão, o identificador local é dito que sombreia (shadows) o identificador global ou padrão. O programador pode introduzir um erro de lógica no programa se ele referencia uma variável local, mas pretende referenciar um identificador global ou padrão.

Algumas chamadas de função geralmente passam um valor particular de um argumento. O programador pode especificar que esse argumento é um argumento padrão (default), e o programador podem fornecer um valor padrão para esse argumento. Quando um argumento padrão é omitido numa chamada de uma função, o interpretador automaticamente insere o valor padrão desse argumento e passa o argumento na chamada.

Argumentos padrão devem ser os argumentos mais a direita (finais) numa lista de parâmetros de uma função. Quando chamando uma função com dois ou mais argumentos padrão, se um argumento omitido não é o argumento mais a direita na lista de argumento, todos argumentos à direita desse argumento também devem ser omitidos.

O programador pode especificar que uma função recebe um ou mais argumentos de palavra-chave. A definição de função pode designar um valor a um argumento de palavra-chave. Tanto uma função pode associar um valor padrão para um argumento de palavra-chave ou um chamado de função pode designar um novo valor ao argumento de palavra-chave, usando o formato [keyword = valor].

Referências

  1. Deitel, H. M. et ali. Python How to Program. Prentice Hall,2002