associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

LucianoRamalho

Às vezes eu escrevo no meu blog: http://blog.ramgarlic.com/ . Tenho também um perfil no LinkedIn.

O que segue é minha mini-bio de programador.

Programo por hobby desde 1978 e por profissão desde 1982. Fundei a Hiperlógica, primeira empresa brasileira dedicada inteiramente ao Zope e Python (nunca usamos outro servidor de aplicações nem outra linguagem, exceto em scripts de integração com sistemas legados). Continuo inteiramente focado nestas tecnologias, ultimamente com ênfase em Django.

Fui diretor técnico do BrasilOnline (BOL) na Abril S/A, desde sua concepção em 1994 até um pouco antes do Sr. Roberto Civita entregar o ouro ao nosso principal concorrente a troco de nada (acho que ele não "estava a fim" dessa tal de Web). Naquela época, aprendi a respeitar o software livre e a simplicidade como princípio de engenharia de software. Python é livre e simples.

Adoro aprender linguagens de programação. Além de Python, já programei em BASIC, xBase, Logo, Assembly (Z-80 e 8086), Pascal, C, C++, SmallTalk, Prolog, Perl, JavaScript, Java, NQC, PostScript, HyperTalk e variantes de algumas dessas. Meu primeiro programa foi um "port" de um jogo da calculadora HP-25 para a Texas TI-59.

Confesso que o Python, com sua elegância, poder e simplicidade, reduziu o meu ímpeto de conhecer novas linguagens de uns anos para cá... Não digo que seja a LinguagemIdeal, mas com certeza é a que se encaixa melhor com meu atual estilo de programação, e o tipo de projeto que venho desenvolvendo ultimamente.

Além de Python, eu curto Ruby. Ruby e Python são muito parecidas. Seria legal se as duas comunidades se aproximassem mais. Hoje existe muito preconceito do pessoal de Ruby em relação ao Python, que eles consideram "impura" do ponto de vista da orientação a objetos, quando nós temos orgulho de dizer que é "híbrida".

Um vez fiz uma PropostaDeLogo para a nossa comunidade. Também escrevi um tutorial de Python para principiantes em programação, que o Marco André Lopes Mendes transplantou para cá: AprendaProgramar. Minha contribuição mais recente para este wiki é a tradução do artigo ArquiteturaDeComponentes, escrito pelo Lennart Regebro, um vetereno pythonista e zopista sueco que mora na França.

Meu e-mail é "ramalho" no serviço de correio do Google.

Algumas páginas que eu criei neste wiki:

- AprendaProgramar

- SaoPy

- CaravanasPyConBrasil

- MonitoresPython

- LinguagemSucuri

- PythonNoBrasil

- OrdemDeExecucao

- RemovedorDeAcentos

- TutorialPython

- ConvidadosInternacionais

- PyConBrasil2009

- MiniCursosPythonBrasil2011

- CodingDojoGonowSet2011