associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

InicieSe

Ficou interessado? Então agora é hora de começar a colocar a mão na massa. As dicas abaixo lhe indicarão por onde começar a trabalhar com Python.

Baixe

Linux & Mac

A grande maioria das distribuições Linux existentes hoje já disponibilizam o interpretador Python pré-instalado ou pacotes binários que podem ser facilmente instalados. Para verificar, abra seu terminal e digite: python -v

Os computadores da Apple com o Mac OSX também já acompanham um interpretador Python pré-instalado que pode ser atualizado com a última versão disponibilizada no site oficial da linguagem Python na versão 2.x, ou se preferir, a versão 3.x.

Windows

Existem duas distribuições disponíveis para Windows atualmente. Uma delas está disponível no próprio site oficial da linguagem.

A outra versão é disponibilizada pela ActiveState e possui os mesmos componentes da versão citada acima mais a adição de módulos específicos para Win32 e a documentação oficial da linguagem.

Instale

Windows

Explicarei como instalar a versão da ActiveState no Windows XP mas a instalação do pacote disponibilizado através do site da linguagem Python é muito semelhante à exemplificada.

Depois de baixado execute o instalador com um duplo-clique no arquivo que geralmente tem o nome ActivePython-2.5.0-???-win32-ix86.msi:

install01.png

Iniciada a instalação o usuário será conduzido por um wizard que pedirá confirmações com relação ao licenciamento do ActivePython. Basta responder positivamente às questões e clicar em Next:

install02.png

Em certo momento do processo de instalação o software irá permitir que o usuário escolha quais dos componentes do ActivePython ele deseja instalar. Eu recomendo a instalação de todos eles:

install02.png
  • Documentation - Toda a documentação oficial da linguagem Python mais a documentação das extensões para Win32 que acompanham o pacote.

  • Python for Windows Extensions (PyWin32) - Essas extensões são muito úteis para a integração da linguagem Python com a plataforma Windows da Microsoft. Essas extensões permitem, por exemplo, a interação com os aplicativos Office da Microsoft.

  • Register as Default Python - Torna essa instalação de Python a versão default do ambiente no caso de existirem outras versões instaladas.

A partir daqui o instalador irá efetivamente copiar os arquivos do Python para o disco rígido e também fazer as configurações necessárias no ambiente para que ele funciona corretamente:

install03.png

Terminada a instalação a sua máquina está pronta para trabalhar com Python disponibilizando inclusive um editor de textos para isso:

install04.png

Linux & Mac

O interpretador Python já vem pré-instalado nesses sistemas operacionais, portanto, não é necessário detalhar o processo de instalação aqui. Para maiores informações visite o site oficial da linguagem Python.

Use

Existem muitas IDEs e ferramentas de apoio ao desenvolvimento em Python. Os usuários das distribuições Linux mais famosas certamente as terão facilmente disponíveis. Infelizmente nem todas as alternativas listadas abaixo estarão facilmente disponíveis para usuários das plataformas Windows e Mac mas ainda assim as que estão disponíveis são excelentes.

IDEs Livres

pydev.png PyDev

Plugin para desenvolvimento Python para Eclipse. Pode ser encontrado no EasyEclipse.


eric4.png Eric

Uma das IDEs livres mais completas disponíveis. Permite o desenvolvimento de aplicações Python usando a biblioteca Qt.


pida.png Pida

A mais nova da "turma" e uma das mais promissora entre elas.


boa.png Boa-Constructor

Essa IDE é pra quem gosta de ferramentas que seguem mais a linha do famoso Delphi.

IDEs proprietárias

komodo.png Komodo

Essa IDE não é específica para Python mas ainda assim é extremamente amigável à linguagem. Possui recursos poderosíssimos e pode ser usado por desenvolvedores que utilizam outras linguagens além de Python em seus projetos.


wing.png Wing IDE

Uma IDE que é ideal para o desenvolvimento em Python que conta com plugins que também facilitam muito o trabalho com Zope.

Editores de texto

Além das IDEs existem muitos editores de texto que facilitam o trabalho do desenvolvedor Python. Entre eles estão o Vi, Emacs, jExt, jEdit, SciTE, gedit, Textmate, etc (em inglês).


Agora que você está iniciado em Python AprendaMais sobre essa fantástica linguagem.