associação pythonbrasil[11] django zope/plone planet Início Logado como (Entrar)

FabianoWeimarDosSantos

Fabiano Weimar dos Santos

Também conhecido como Xiru. Atualmente, está preocupado em acabar sua graduação, escrevendo um trabalho "nada ortodoxo" sobre gerenciamento de conteudo aplicado a publicidade digital e retorno de investimentos. É consultor nas tecnologias Python, Zope e Plone e, quem sabe um dia, após sua formatura, poderá implantar Plone nesse website ;-) Pode ser encontrado em seu weblog.

e... atendendo a pedidos... algums informacoes sobre o Zope e Plone

Zope

O Zope é um servidor de aplicações web, escrito em Python e mantido por uma comunidade de desenvolvedores e pela Zope Corporation. O Zope é uma plataforma completa para desenvolvimento de aplicações, que inclui im servidor web, banco de dados orientado a objetos e transacional, implementação de segurança e autenticação e cerca de 400 produtos que podem ser instalados no Zope para extender suas funcionalidades. O Zope é uma solução voltada a missão critica, tendo suporte nativo a criação de clusters (utilizando o ZEO), criando-se soluções escaláveis e tolerantes a falhas sem modificar as aplicações.

Plone

O Plone é um sistema de gerenciamento de conteúdo que roda acima do Content Management Framework - CMF. O CMF por sua vez é um framework que foi escrito inicialmente pela Zope Corporation para facilitar o desenvolvimento de aplicações de gerenciamento de conteúdo. No entanto, desde sua criação, o CMF possui uma interface com usuário ruim e improdutiva. Esse foi o principal motivo para a criação do projeto Plone.

O Plone hoje é um projeto grande, organizado pela Plone Foundation (fundação semelhante a Apache Foundation) e com grande cases de utilização no mundo inteiro. Associado a uma interface com usuário amigável, o Plone está traduzido para 35 idiomas, segue padrões de acessibilidade definidos pelo W3 consorciun, além de possuir o Archetypes, um framework escrito para facilitar o desenvolvimento de novos tipos de conteúdo para o Plone.

Tanto o Plone quanto o Zope possui grupos de usuários específicos espalhados por todo o mundo. O grupo de usuários brasileiros (e algums portugueses também) pode ser contatado pela lista de discussão zope-pt do yahoo.