ComoUsarWiki

Essa página é uma introdução rápida de como usar um sistema Wiki (sistema no qual este site é baseado). Não é um tutorial completo sobre o assunto mas já deve ajudar os iniciantes.

Conceitos

Nesta seção estarei explicando alguns conceitos sobre o Wiki.

Wiki

O conceito de Wiki foi criado por Ward Cunningham visando o desenvolvimento de um site onde os próprios usuários pudessem gerar conteúdo. Ele implementou um software em Perl bastante simples e a partir daí vários clones de sua idéia surgiram. Um deles é o MoinMoin que é usado nesse site por ser escrito todo em Python.

Uma das idéias do Wiki é a de poder linkar assuntos muito facilmente e muito rapidamente. Para isso foi criado o conceito de WikiName. Um WikiName é formada por duas ou mais palavras iniciadas por maiúsculas com o restante em minúsculas. Essas palavras não tem espaço entre elas: Por exemplo: NomeDaPágina, OutroNome, e assim por diante.

Quando um WikiName é colocado na página o sistema imediatamente cria um link para ele.

Navegar por um Wiki é igual a navegar por uma página qualquer. Além disso todas as páginas apresentam uma barra de ferramentas na parte superior que possibilitam as seguintes operações:

Editando

Todos podem editar as páginas do Wiki. Para isso basta clicar no link EditText no rodapé de cada página e editar o conteúdo. Para editar um Wiki você tem alguns 'comandos' para formatação. Tem um resumo deles no rodapé da tela de edição e uma listagem deles em HelpContents.

Criando uma página nova

Para criar uma página nova os procedimentos são os seguintes:

  1. Editar uma página existente e adicionar o WikiName que levará até a página nova. Ex:   * PaginaNova - Essa página... 

  2. Gravar as mudanças da página.
  3. O Link para a PaginaNova vai aparecer em vermelho (indicando que a página ainda não existe)

  4. Para criar a página é só clicar no link.
  5. Aparecerá uma tela com as opções "Create Page" para criar uma página em branco e "...Template" para criar páginas usando algum template pré-existente.
  6. Dê preferência a um Template e caso não exista um template bom sugira a criação de um para o WikiMaster

  7. Edite sua página nova (usando os 'comandos' de formatação) e pronto.

Política de Boa Vizinhança

Um Wiki é um espaço extremamente democrático que permite que todos modifiquem. Por isso é necessário respeitar algumas regrinhas da política da boa vizinhança:

Dicas & Recomendações

ComoUsarWiki (editada pela última vez em 2008-09-26 14:06:41 por localhost)